Nem tudo é luz nessa vida.
Desviei da rota e fui atrás do castelo mais assombrado da Grã-Bretanha. Fui ver as Sombras.
Por fora, o lugar era de fato bastante assustador. Ainda mais em um clima de final de inverno, lúgubre, naquele lugar isolado, nas florestas de Northumberland, perto da Escócia.
"Está cheio de almas perturbadas. Longe, muitos para lidar. Em hipótese alguma compre este castelo. " Tal foi o conselho dado a Sir Humphrey Wakefield por um médium, pouco antes de ele adquirir a sede ancestral de sua esposa, o Castelo Chillingham em 1982. O castelo, um antigo mosteiro, construído na fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, tinha estado na família Gray por 800 anos antes de seu abandono em 1932. Estava em ruínas. Sir Humphrey ignorou o conselho e comprou a propriedade. Por mais de uma década, trabalhou para restaurá-lo à sua antiga glória, tornando-o uma importante atração turística de Northumberland.
Chillingham - ou Chillington - desempenhou um papel significativo no conflito entre as duas nações e sediou a morte de milhares de pessoas em suas terras. Ocupado desde os tempos pré-históricos, lá foram descobertas peças que datam da Idade do Bronze. Não se sabe se tais peças eram usadas para a caça ou se lá era um campo de guerra. Na Idade do Ferro tribos locais haviam estabelecido um forte ali. Por volta de 1200, o conflito estava aumentando ao longo das fronteiras entre a Inglaterra e a Escócia. A monarquia colocou o castelo nas mãos da família Gray em 1246. Os Grays eram descendentes dos Croys, parentes de William, o Conquistador. Com a tarefa de segurar a fronteira em torno de Chillingham, foram eles que transformaram a mansão em uma fortaleza, construindo suas masmorras, câmaras de tortura e ameias. Em 1297, na Primeira Guerra da Independência Escocesa, as forças de William Wallace invadiram Chillingham, incendiando mulheres e crianças locais em uma igreja. O calabouço do castelo se encheu de prisioneiros inimigos - mulheres e crianças escocesas, assim como soldados e espiões. O Rei Edward nomeou John Sage para ser o torturador no castelo. Sage era sádico e odiava os escoceses. Nos três anos de guerra, ele supostamente torturou cerca de 50 prisioneiros por semana. Quando a guerra terminou, Sage queimou os prisioneiros adultos remanescentes vivos nos terrenos do castelo, enquanto seus filhos assistiam do que é conhecido como o Quarto de Edward ou Sala de Matança. Sage mais tarde as matou com um machado ainda exposto no castelo. No total, 7500 prisioneiros escoceses supostamente morreram em Chillington; seus corpos despejados em seu lago. John Sage também encontrou seu fim em Chillington. Uma noite, Sage matou sua amante Elizabeth Charlton, a estrangulando durante um jogo sexual na prateleira da câmara de tortura de Chillington. Infelizmente para o sábio, o pai de Elizabeth era um líder dos poderosos Reivers fronteiriços, bandos criminosos que atormentavam as fronteiras, mas que eram vitais para a luta contra os escoceses. Para evitar perder os Reivers para o inimigo, Edward I entregou Sage à justiça. Ele foi condenado a enforcar em Chillington, mas foi despedaçado enquanto ainda vivia. Outros logo se juntariam ao fantasma de Sage e às de suas vítimas. Em 1344, Eduardo III emitiu uma licença para Sir Thomas Gray fortificar completamente Chillington - uma declaração de confiança em sua lealdade - e o castelo continuou como guardião das regiões fronteiriças pelos próximos 200 anos. Embora a família Gray estivesse dividida em sua lealdade durante a Guerra das Rosas, o Senhor de Chillington sempre ficou ao lado da coroa. Este apoio continuou durante a revolta do norte de 1537, conhecida como a Peregrinação da Graça. No reinado de Elizabeth, o papel de Chillington tornou-se mais diplomático. Seu senhor, Ralph Gray, ajudou a facilitar a passagem do rei da Escócia, James VI, para o trono inglês, agindo como intermediário e hospedando o próprio rei em sua jornada ao sul até sua coroação. Foi nessa época que Chillington começou a assumir o aspecto mais confortável e refinado de uma casa de campo. No entanto, suas paredes ainda escondiam segredos sombrios. No século XIX, os reformadores descobriram os esqueletos de um homem e uma criança escondidos perto de um alçapão para os cofres subterrâneos. Acreditava-se que poderiam ter sido vítimas esquecidas de um ataque dos Reiver na fronteira. Outras renovações revelaram documentos da dinastia Tudor escondidos em uma lareira amuralhada, relacionados com a sucessão de James VI mas que também guardam relação com outra descoberta feita na Sala Rosa do Castelo durante a década de 1920.
Durante o trabalho no quarto, o esqueleto de uma criança pequena foi encontrado na parede. O quarto por muito tempo tinha a reputação de ser o refúgio de um espírito conhecido como o menino Azul ou Radiante. A criança se manifestou com gritos de medo ou dor, seguidos por um brilho luminoso e radiante em torno da figura de um menino vestido com roupas azuis. O rapaz radiante havia supostamente descoberto documentos no castelo relacionados à invasão espanhola de 1588. A lenda dizia que ele estava emparedado com os papéis para garantir seu silêncio. O corpo da Sala Rosa estava supostamente vestido com pedaços de pano azul e mostrou evidências de ter tentado arranhar o caminho para fora da parede. Se a criança morreu ou não nas circunstâncias exatas descritas pela lenda, não pode ser conhecido. Mas o seu muro fala de acontecimentos ainda mais sombrios dentro das paredes de Chillington.
A crescente paz nas fronteiras durante os séculos XVII e XVIII completou a evolução do Castelo Chillingham em uma casa de campo. No entanto, altos custos fizeram com que em 1932 os Greys deixassem o castelo aos seus fantasmas, até o seu resgate no final do século XX. Histórias de fantasmas de Chillington neste período mais suave continuam a se manifestar. Um espírito notável é o fantasma de Lady Mary Berkley, a esposa de Lord Grey de Wark e Chillingham que em 1682 fugiu com a irmã de sua esposa, Henrietta. Lady Mary foi deixada sozinha em Chillingham com sua filhinha. Ela morreu no castelo em 1710, e seu fantasma supostamente permanece lá ainda, sinalizado por um farfalhar de seda e um arrepio assustador.
A reputação de Chillingham como o castelo mais assombrado da Grã-Bretanha parece se originar de seus atuais proprietários, que cobram ingressos dos visitantes curiosos. Fui um deles. Ao entrar, liguei minha pequena câmera e filmei toda a visita, ávido por capturar algum ectoplasma. O local mais parecia uma feira de antiguidades, a masmorra tinha uns bonecos e sons gravados bastante apelativos. Junto a uma lareira havia algumas cartas. Fotografei com o celular para ler depois e continuei filmando com a pequena câmera.
Somente dias depois fui ler o que estava escrito. As cartas supostamente vinham de pessoas devolvendo objetos furtados do local, que haviam trazido mau agouro ou acontecimentos desagradáveis pouco usuais. Era um bom aviso aos visitantes, expostos a tantos objetos antigos ao alcance da mão.
Não levei nada, naturalmente. Contudo, em algum ponto da viagem, perdi a câmera onde havia filmado os fantasmas de Chillingham.
Pode ter sido mero azar. Ou pode ter sido maldição.
Isso pouco importa também.
O lugar tem sua própria energia, para quem se dispuser a sentir.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Nas trilhas de Avalon
Non-FictionUm mergulho nas lendas arturianas e na tradição esotérica ocidental. Com Dion Fortune, Santo Antônio de Pádua, Aleister Crowley, Joan Wytte, Johann von Goethe, Hermann Hesse, Fernando Pessoa, Rowena Cade e Billy Howlins, William Butler Yeats, John...