30. O esoterismo ocidental

31 0 0
                                    


Cabe aqui uma explicação.

Estudar o ocultismo é um caminho bastante solitário. A transdisciplinariedade e o preconceito arraigado dentro da academia ainda são fortes barreiras a estudos acadêmicos mais aprofundados sobre o esoterismo ocidental. Tais estudos se iniciaram nas primeiras décadas do século passado por historiadores do mundo antigo e do renascimento europeu, que chegaram a reconhecer sua importância e que o efeito é pré-cristão e não das escolas de pensamento racional.

O esoterismo ocidental representa uma ampla gama de idéias e movimentos pouco relacionados exceto pelo fato de serem amplamente distintos tanto da religião judaico-cristã ortodoxa quanto do racionalismo iluminista. O esoterismo permeia várias formas de filosofia ocidental, religião, pseudociência, arte, literatura e música, continuando a afetar as idéias intelectuais e a cultura popular. O esoterismo pode ser considerado uma tradição oculta, perene, interna ou uma categoria que engloba movimentos que abrangem uma visão "encantada" de mundo em face do descontentamento crescente, ou uma categoria que abrange todo o "conhecimento rejeitado" da cultura ocidental que não é aceito nem pelo establishment científico nem pelas autoridades religiosas ortodoxas.

As primeiras tradições que a análise posterior rotularia como formas de esoterismo ocidental surgiram no Mediterrâneo Oriental ao final da Antiguidade: o hermetismo, o gnosticismo e o neoplatonismo se desenvolveram como escolas de pensamento distintas do que se tornou o cristianismo tradicional. A Europa da Renascença viu um interesse crescente em muitas dessas idéias mais antigas, com vários intelectuais combinando filosofias "pagãs" com as cabalística e cristã, resultando no surgimento de movimentos acadêmicos como a teosofia cristã. O século XVII viu o desenvolvimento de sociedades iniciáticas professando conhecimento esotérico como o Rosacrucianismo e a Maçonaria, enquanto a Era do Iluminismo do século XVIII levou ao desenvolvimento de novas formas de pensamento esotérico.

Já o século XIX viu o surgimento de novas tendências do pensamento esotérico que se tornaram conhecidas como ocultismo. Grupos proeminentes neste século incluíam a Sociedade Teosófica e a Ordem Hermética da Golden Dawn. O paganismo moderno se desenvolveu dentro do ocultismo e inclui movimentos religiosos como a Wicca.

Embora a idéia de que esses movimentos variados possam ser categorizados juntos sob a rubrica de "esoterismo ocidental" desenvolvida no final do século XVIII, essas correntes esotéricas foram amplamente ignoradas como objeto de investigação acadêmica. Embora o estudo acadêmico do esoterismo ocidental tenha surgido apenas no final do século XX, as idéias esotéricas exerceram influência na cultura popular, aparecendo na arte, na literatura, no cinema e na música.

Nas décadas de 1960 e 1970, o esoterismo passou a ser cada vez mais associado à crescente contracultura no Ocidente, cujos adeptos se entenderam em participar de uma revolução espiritual que marcaria a Era de Aquário. Na década de 1980, essas correntes de correntes milenaristas tornaram-se amplamente conhecidas como o movimento da Nova Era e tornaram-se cada vez mais comercializadas à medida que empreendedores comerciais exploravam um crescimento no mercado espiritual. Por outro lado, outras formas de pensamento esotérico mantiveram o sentimento anticomercial e contracultural das décadas de 1960 e 1970, caso do movimento tecnoxamânico. Esta tendência foi acompanhada pelo aumento do crescimento, movimento inicialmente dominado pela Wicca, adotado por membros do movimento feminista da segunda onda, e se desenvolvendo no movimento da Deusa. A Wicca também influenciou grandemente o desenvolvimento do neodruidismo pagão e outras formas de revivalismo celta.

O esoterismo contemporâneo está intimamente ligado e cada vez mais à cultura popular e às novas mídias. Idéias esotéricas e imagens podem ser encontradas em muitos aspectos da mídia popular ocidental. Há problemas de distinção entre o esoterismo e os elementos não-esotéricos da cultura que se baseiam no esoterismo; como por exemplo o rock metal extremo. Torna-se difícil diferenciar artistas "ocultos" daqueles que simplesmente utilizavam temas ocultos e suas estéticas de modo superficial, dos que sequer conhecem o assunto mas incluem imagens atraentes do ocultismo em seus trabalhos, dos que disfarçam o ocultismo dentro de uma teia de intertextualidade, e daqueles quem se opõem e procuram desconstruir todo o sistema.

Ao deixar de ser endossado pela Igreja Cristã, o Hermetismo foi levado à clandestinidade e nela várias irmandades foram formadas. Com a Era Iluminista da Razão e seu ceticismo da religião dominante, a tradição da Cabala Cristã exotérica-teológica declinou, enquanto a Cabala Hermética esotérico-oculta floresceu na tradição do mistério ocidental. A Cabala não-judaica, diferentemente da censura judaica da Cabalá em seu lado mágico, tornou-se uma componente central do oculto ocidental, magia e adivinhação. A pós-iluminação e o Romantismo encorajaram o interesse no ocultismo, dos quais a escrita hermética cabalística era uma característica. Eliphas Levi, um dos principais fundadores do renascimento do século XX, realizou em seus fantásticos embelezamentos literários de invocações mágicas, apresentando o cabalismo como sinônimo tanto da chamada magia branca quanto da negra. As inovações de Levi incluíam atribuir as letras hebraicas às cartas do Tarô, formulando assim uma ligação entre a magia ocidental e o esoterismo judaico, que permaneceu fundamental desde então na magia ocidental. Levi teve um impacto profundo em seus sucessores, dentre os quais a Ordem Hermética da Aurora Dourada ou Golden Dawn, que desenvolveu extensivamente com a fusão de princípios cabalísticos com divindades gregas e egípcias, com o sistema enoquiano de magia angélica de John Dee e certos conceitos orientais - particularmente hindus e budistas - tudo dentro da estrutura de uma ordem esotérica de estilo maçônico ou rosacruz. O Rosacrucianismo e os ramos esotéricos da Maçonaria ensinavam filosofias religiosas, Qabalah e magia divina em etapas progressivas de iniciação. Seus ensinamentos esotéricos e a estrutura da sociedade secreta de um corpo externo governado por um nível interno restrito de adeptos estabelecem o formato das organizações esotéricas modernas.

A Cabala Oculta Hermética (que significa "recepção") é uma tradição esotérica ocidental que envolve o misticismo e o ocultismo. É a filosofia e estrutura subjacentes para as sociedades mágicas e seus movimentos precursores. Surgiu ao lado e uniu-se ao envolvimento cabalístico cristão no renascimento europeu do século XV, variando entre cristã, não cristã e anticristã através de suas diferentes escolas na era moderna. Baseia-se em muitas influências, mais notavelmente a Cabala Judaica, a astrologia ocidental, a alquimia, religiões pagãs especialmente egípcias e greco-romanas a partir das quais o termo "hermético" é derivado, o neoplatonismo, o gnosticismo, o sistema enoquiano, a magia teúrgica, o hermetismo, o orfismo, o tantra e o simbolismo do tarô. A Cabala Hermética difere da forma judaica em ser um sistema mais reconhecidamente sincrético, apesar de compartilhar muitos de seus conceitos. Uma preocupação primária da Cabala Hermética é a natureza da divindade, que não se separa estritamente da humanidade como nas religiões monoteístas. A Kabballah ou Cabalá judaica foi absorvida na tradição hermética no início do século XV e incorporada na teoria e prática da magia ocidental. Isso contribuiu fortemente para a visão renascentista da relação da magia ritual com o cristianismo, havendo várias correspondências entre o rito da missa e os símbolos mágicos.

A Eucaristia e o Graal são um exemplo claro disso.

Nas trilhas de AvalonOnde histórias criam vida. Descubra agora