Perto de Land's End pequenas estradas levam a monumentos do Neolítico.
Provavelmente um dos mais famosos é um anel de pedra com dois menires. Fui até lá. Saí do asfalto estreito e entrei numa estrada de terra ainda mais estreita, abrindo e fechando porteiras de propriedadees particulares. Muitas vezes, o pobre carro andava em três rodas somente. Não havia como voltar, segui em frente até chegar. Depois me viraria com a volta.
Cheguei a um local icônico e altamente fotogênico, uma das estruturas megalíticas mais conhecidas da Grã-Bretanha. O nome Mên-an-Tol significa simplesmente "pedra furada" e apesar de ter sido considerado um monumento significativo e popular desde uma data muito antiga, seu verdadeiro propósito permanece um mistério.
O monumento hoje consiste em quatro pedras; duas pedras verticais, com a pedra furada entre elas, e uma pedra caída ao pé do oeste, em pé.
A pedra furada pode ter sido alinhada com um significado ritual especial, como uma janela para outros mundos. Também houve sugestões de que pode ter sido um componente de uma câmara funerária. Parece provável que o local tenha sido parte de um complexo ritual ou cerimonial mais extenso.
Pedras furadas são muito raras. Podem ter se originado como pedras com leito horizontal em granito, sendo o buraco produzido por processos naturais de intemperismo. Elas podem ter sido trazidas para o local para cumprir um propósito ritual específico e talvez para fornecer uma ligação física com a colina sagrada.
O Mên-an-Tol gera uma riqueza de folclore e tradição. É conhecido por curar muitas doenças, particularmente raquitismo em crianças, passando o doente através do buraco. Também foi dito para fornecer uma cura alternativa "mácula escrofulosa", também conhecido como o "Kings Evil", que só seria curável pelo toque do monarca reinante. A reputação do local para curar problemas nas costas ganhou o nome de "Crick Stone".
Dizem ter propriedades curativas. Fato é que encontrei ali depositado um pequeno cristal.
As pedras também eram vistas como um feitiço contra feitiçaria ou má vontade, e também podiam ser usadas como ferramenta para o augúrio ou para contar o futuro; dois pinos de latão colocados transversalmente em cima uns dos outros no topo da pedra se moveriam independentemente da intervenção externa, de acordo com a pergunta feita. Mitos antiquíssimos de espíritos associados a lugares sagrados são ecos da pré-história.
O Men-an-Tol está situado em um pântano aberto, dentro de uma área designada como historicamente e ecologicamente valiosa, além de ser uma área de impressionante beleza natural. Um pouco mais ao longo da trilha de Bosullow, encontra-se o Men Scryfa, um outro monumento, que fotografei por detrás de um muro de pedra.
Trouxe uma pedrinha do Mên An Tol. Vai que seja mesmo curativo...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Nas trilhas de Avalon
Non-FictionUm mergulho nas lendas arturianas e na tradição esotérica ocidental. Com Dion Fortune, Santo Antônio de Pádua, Aleister Crowley, Joan Wytte, Johann von Goethe, Hermann Hesse, Fernando Pessoa, Rowena Cade e Billy Howlins, William Butler Yeats, John...