100. A criança radiante

8 0 0
                                    

Jesus Cristo está muito forte na mitologia britânica. Sem dúvida há muitos paralelos entre Artur, nascido em a caverna em Tintagel e enterrado numa colina em Glastonbury.

A filosofia druídica influenciou o pensamento cristão celta, que concebeu Cristo como o rei dos elementos. Na tradição cristã pré-medieval, o conhecimento dos elementos e movimentos do universo era obrigatório para todas as pessoas instruídas.

Histórias galesas apresentam o filho Mabon e a mãe Madron, a Mãe, envolvendo temas arquetípicos relacionados ao nascimento e a masculinidade do jovem herói, a maturidade do rei, a viagem da morte para o mundo inferior (Annwfn) onde ganha as relíquias da realeza e, finalmente, a ressurreição como a criança radiante. Cada fase acompanha uma época do ano, entre solstícios e equinócios.

A vinda do Filho da Luz é uma questão para os iniciados e pessoas de todas as tradições. Um cisma surge quando a igreja cristã substitui antigos mitos, como se a eles fosse superior. Em sua essência, as histórias sobre o nascimento de Jesus são muito semelhantes àquelas sobre o nascimento de Moisés, Krishna, Buda ou Mabon.

A Natividade é uma metáfora mitológica representando verdades universais e não necessariamente um evento histórico.

Nas trilhas de AvalonOnde histórias criam vida. Descubra agora