78. Merlin

9 0 0
                                    


O que vem à mente diante da Caverna de Merlin?

Platão, é claro. No Mito da Caverna, prisioneiros desde o nascimento numa caverna passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia a dia. Os prisioneiros dão nomes às sombras, analisando e julgando as situações. Certo dia um deles escapa para o mundo externo, percebendo outra realidade. Ao retornar se vê ridicularizado, chamado de louco ao contar tudo o que viu e sentiu. A caverna simboliza nossas influências culturais e sociais.

Muitos crêem que a caverna onde Merlin teria sido aprisionado esteja em Tintagel.

Os mitos arturianos são inconsistentes, tendo sido por diversas vezes recontados e alterados. Isso se torna muito evidente a partir do personagem Merlin, mais conhecido como o poderoso mago e conselheiro do Rei Artur. Profecias de Merlin estão muito presentes na literatura, em geral com mortes e vitórias militares. Este foi o caso da batalha entre dois dragões subterrâneos - um branco representando os saxões e outro vermelho em nome dos britânicos.

Fusão de figuras históricas e lendárias anteriores, há alguma evidência de que um mago com o nome de Merlin ou algo parecido existiu uma vez. Muitos trabalhos medievais posteriores lidam com a lenda de Merlin, suas profecias e seu fantasma. Alguns episódios se relacionam com os feitos de Merlin, que não aparece. Existem muitas histórias em torno de Merlin, Merlynum, ou Myrddin - nome que vem do celta Moridunon ou "forte do mar", Chefe dos Bardos Taliesin.

Poemas galeses do século VI falam de Myrddin, bardo que se tornou louco depois de testemunhar os horrores da guerra, fugindo para a floresta onde vivia de forma selvagem ditando profecias. Em algumas obras Merlin é gerado por um demônio íncubo em uma virgem, mas com o batismo este adquire poderes como a premonição, a sabedoria, o conhecimento do passado o dom de mudar sua forma e personalidade.

A queda de Merlin veio de sua cobiça por uma mulher chamada Nimue, a Dama do Lago, que obteve seus segredos mágicos e voltou seus novos poderes contra seu mestre, prendendo-o em uma prisão encantada - uma caverna, uma grande rocha ou uma torre invisível.

Nas trilhas de AvalonOnde histórias criam vida. Descubra agora