76. Tintagel

9 0 0
                                    

Logo depois de Rocky Valley cheguei a Tintagel.

Este é outro local considerado sagrado. Ruínas de um castelo se destacam sobre as escarpas, onde se esconde uma caverna junto ao mar. Em meio aos prados floridos e às cores do céu e mar não é difícil de se esquecer de argumentos históricos. Sentem-se no ar os mitos arturianos.

Tintagel é dito ser o local de nascimento do rei Artur. Na base do penhasco da ilha de Tintagel é a caverna de Merlin, sugerida para ser assombrada por seu fantasma. Chegando ao mar, no topo de um penhasco verde estão os últimos fragmentos do castelo do Rei Artur de Tintagel. Um profundo abismo rochoso o separa de um segundo penhasco acidentado, onde outros vestígios podem ser vistos.

Tintagel foi palco de uma viagem do alemão Rudolph Steiner (1861-1925), fundador da antroposofia, da pedagogia Waldorf, da agricultura biodinâmica, da medicina antroposófica e da euritimia. Steiner teve contato com a Teosofia em 1888 e no ano seguinte editou os trabalhos do escritor Goethe, de grande sensibilidade mística. Adepto do misticismo cristão ancorado na tradição ocidental - hermetismo e alquimia - considerava a natureza como expressão viva do Divino, percebendo uma forma arquetípica atrás de plantas e animais. Acabou rompendo com a Teosofia, mais voltada ao Oriente. Steiner pregava uma ordem social baseada em três funções psico-metabólicas: pensamento, sentimento e desejo. Aplicadas a uma sociedade, se traduziriam em liberdade, igualdade e fraternidade - algo absolutamente contrário ao totalitarismo e à censura. Para Steiner, a Antroposofia era um ser independente invisível, uma forma-pensamento que nos invoca o senso de responsabilidade.

Uma das passagens mais importantes da biografia de Steiner foi uma caravana a Tintagel, berço do Rei Artur, mais tarde interpretada como uma tentativa de acordar as forças de São Miguel e os milagres sagrados antigos a partir do nascimento de um Rei. Steiner decidiu aventurar-se em Tintagel em uma caravana pouco tempo antes de sua morte. Deparando-se com o local afirmou que sua consciência estava totalmente desperta nos mundos espiritual e físico ao mesmo tempo. Estava na caravana Ita Wegman, médica co-fundadora da medicina antroposófica e mais tarde do laboratório farmacêutico Weleda. Guenther Wachsmuth estaria mais tarde envolvido na agricultura biodinâmica. Também em sua comitiva estava Daniel Nicol Dunlop, que depois da viagem teve a idéia de reunir especialistas de todo o mundo para discutir questões energéticas atuais e futuras. Em 1924 ele formou a primeira World Power Conference (WPC), que teve seu nome mudado para World Energy Conference e em 1992 se tornou o World Energy Council (WEC ou Conselho Mundial de Energia). O WEC é um respeitado fórum global para ideias inovadoras e compromissos tangíveis, cuja missão é de promover o fornecimento e a utilização sustentável da energia em benefício de todos os povos. O WEC tem Comitês Membros em mais de 90 países, que representa mais de 3000 organizações membros, incluindo governos, indústrias e instituições especialistas no assunto.

Steiner acreditava que antes de encarnar Cristo era um Ser-Sol, e que a comunidade do Arcanjo Michael seria parte de uma Inteligência Cósmica. O Saint Michael's Mount, Tintagel e Glastonbury têm uma função espiritual de realinhamento e despertar; a conexão Artur-Miguel, apesar de todas as dificuldades históricas que apresenta, traz um sentimento de verdade espiritual. As catedrais dedicadas à Virgem - Abadia de Glastonbury, Notre Dame e Chartres, por exemplo - são templos alquímicos demonstrando a criação divina da vida, raios eternos do cristianismo esotérico.

Tirei as fotos, peguei algumas pedrinhas e lancei a minha, no topo da cachoeira que separa as grutas de Merlin, no desfiladeiro aos pés do Castelo e do Hotel Camelot, onde se hospedou a caravana de Steiner e mais incontáveis celebridades.

Nas trilhas de AvalonOnde histórias criam vida. Descubra agora