108. Guinevere

5 0 0
                                    

A presença feminina é muito forte na mitologia arturiana e
Glastonbury é particularmente um local dominado pelas mulheres. É fascinante observar isso do ponto de vista masculino.

Lançado nos anos 1990, o livro As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, revitaliza os mistérios femininos por meio de Morgan, Vivienne e Guinevere.

Guinevere é a esposa do rei Artur na lenda arturiana. O original galês Gwenhwyfar pode ser traduzido como "A Encantadora Branca" ou "Fantasma". Guinevere não tem filhos na maioria das histórias e outras relações familiares são igualmente obscuras.

Foi retratada de todas as formas, desde traidora vilã e oportunista, uma dama fatalmente imperfeita mas nobre e virtuosa, ou uma profetisa. Autores posteriores usam suas boas e más qualidades para construir um personagem mais profundo que desempenha um papel maior nas histórias. Ela apareceu pela primeira vez por Geoffrey of Monmouth (c. 1136) e continua a ser um personagem popular nas adaptações modernas da lenda.

Nos últimos romances medievais, um dos mais proeminentes arcos da história é o trágico caso de amor de Rainha Guinevere com o cavalheiro e marido de seu marido, Lancelot, indiretamente causando a morte de Artur e muitos outros e a queda do reino.

Em algumas histórias o grande cavaleiro Lancelot a resgata e a admite na Távola Redonda, com ela tem um caso romântico crescente que levar à queda de Artur. Artur é também infiel em algumas histórias, em outras resiste aos vigorosos avanços da feiticeira Annowre. Guinevere mais tarde retorna a Artur e é perdoada. Após a morte de Artur Guinevere se aposenta em um convento em penitência.

O sequestro ou abdução de Guinevere é uma parte bastante importante de suas histórias, envolvendo tanto adultério quanto não-consentimento. Seu cativeiro também alude a uma representação da história bíblica de Daniel na cova dos leões, ou ao mito grego de Perséfone, ou a Étaín - noiva celta do Outro Mundo.

Guinevere representa em diversos pontos a liberdade. Se você um dia se deparou com uma, deixe-a livre e não a condene, por mais que isso lhe possa doer.

É melhor assim.

Nas trilhas de AvalonOnde histórias criam vida. Descubra agora