Dia de trabalho, estava na Universidade de Edimburgo.
Final do dia, todos foram conhecer as atrações do centro. Tomei um ônibus para o lado oposto. Quarenta minutos ao sul estava a misteriosa Capela. Tinha de correr, não teria muito tempo até fecharem para a visitação. Era início de primavera, mas ainda estava escuro e muito frio.
Vista de fora, não parece ser algo mais que uma igreja rural situada em uma pequena colina na cidade escocesa de Roslin. Seus pináculos góticos e arcos pontiagudos sobreviveram a mais de 500 anos de climas caprichosos.
Até 1971 Rosslyn estava em um estado muito lamentável, com suas pedras alagadas e estruturas ameaçando entrar em colapso. A capela ainda estava aberta ao público, tinha de se pegar uma chave com uma mulher na cidade para entrar. "Rosslyn" e " Roslin " derivam do mesmo nome, mas pelo costume a capela usa a primeira denominação enquanto a cidade e o castelo próximo usam a última.
Hoje tudo isso mudou. Dan Brown emprestou a lenda dos templários lenda para seu livro, que se tornou um filme famoso. Em seu climax, os heróis vão de Londres a Roslin , seguidos por um grupo de policiais franceses e bandidos católicos. Neste ponto, estão à beira de expor uma conspiração de dois mil anos para apagar evidências de que Cristo tivera filhos. Eles descobrem que o próprio Santo Graal residiu em Rosslin, ali deixado pelos Templários séculos atrás, mas que desde então desapareceu novamente. O Código Da Vinci trouxe a Capela Rosslyn para a atenção do mundo.
Segundo a lenda, o tesouro de está guardado em uma abóbada ainda mais profunda cuja entrada é selada por um muro de pedra. Ali estariam relíquias como o Santo Graal, pergaminhos sagrados do tempo de Cristo, um fragmento da cruz sobre a qual ele morreu, ou até mesmo sua cabeça embalsamada, retirados da Terra Santa quando os Templários por lá passaram há cerca de setecentos anos.
Embora tenha sido popular entre nerds do Graal e estudiosos imaginativos por décadas, Dan Brown não inventou a lenda dos Templários. A capela era relativamente obscura, mesmo na Escócia, antes da estréia do romance em 2003. Tom Hanks e Audrey Tautou filmaram a cena de Rosslyn no local para a adaptação do filme, elevando ainda mais seu perfil. As visitas à capela aumentaram significativamente, trazendo consigo a receita necessária para o projeto de restauração.
Bastam poucos minutos no local para entender os vôos de fantasia de Dan Brown. A Capela Rosslyn é uma sala de jogos do teórico da conspiração, seu interior é um hospício de esculturas de pedra misteriosas. Na versão cinematográfica de O Código Da Vinci , o professor de " simbologia " de Tom Hanks, olha com reverência para as paredes lotadas. "Cristão, judeu, egípcio, maçônico, pagão", diz ele, assinalando as influências presentes no lugar. Isso não está longe da verdade, exceto pela parte maçônica. A capela foi concluída mais de um século antes da fundação dos maçons, embora a ordem tenha reivindicado retroativamente Rosslyn como parte de sua história.
Os Cavaleiros Templários eram um grupo de banqueiros bem armados, fundado por volta de 1120 com o objetivo original de proteger os peregrinos a caminho da Terra Santa. Mas depois que o sultão egípcio Saladino capturou Jerusalém no final daquele século, não havia muita necessidade de seus serviços. Seis cruzadas nos próximos duzentos anos deixaram de estabelecer um contrato cristão duradouro nos territórios sagrados. Os Templários - reinterpretando seu cartão de visita como "Pobres Companheiros, Soldados de Cristo e do Templo de Salomão" - acumularam grande riqueza e terra, que lhes foi conferida pelos reis europeus. No início do século XIV eles estavam no negócio de empréstimos, cobrando taxas altas de juros e usando seus laços políticos para contornar a proibição da Igreja sobre a usura. Sem um grande exército para defender sua grande riqueza, os cavaleiros se tornaram um alvo fácil. Em 1307, o pobre rei da França Filipe IV iniciou uma campanha incansável para erradicá-los, até que sete anos depois o último grande mestre da ordem foi queimado na fogueira. Isso ocorreu 150 anos antes da primeira pedra ser colocada na Capela Rosslyn. Um punhado de cavaleiros teria escapado da perseguição e fugiu para a Escócia com o tesouro dos Templários, encontrando socorro sob o rei Robert the Bruce - ele próprio um exilado da Igreja depois que assassinou um nobre escocês. Através de várias assimilações, conta a história , os Templários sobreviveram tempo suficiente para esconder seu tesouro sagrado na Capela Rosslyn, que foi concluída por volta de 1480. Isso é quase certamente falso por várias razões - era quase impossível, por exemplo, navegar do noroeste da França para a Escócia no traiçoeiro mês de outubro, quando a perseguição começou. Mas a associação entre Rosslyn e o Graal permanece inabalável, e a fundação que supervisiona a capela não se preocupa em corrigir o registro afastando turistas ávidos por conspiração.
Dentro da capela brota uma floresta de esculturas, cobrindo paredes e o teto. A vista é deslumbrante, era como se a vegetação tivesse tomado o local e se tornado petrificada. Inúmeras faces alegóricas brotavam por todos os cantos. No altar, duas maravilhosas colunas contrastavam de forma flagrante. à direita, uma escadaria leva a uma cripta de pedra. Em algum lugar por ali estaria uma uma das mitologias mais famosas da história. O lugar é verdadeiramente desordenado, como uma pessoa que está completamente coberta de tatuagens incongruentes. Oito dragões nórdicos formam um anel ao redor da base de um pilar ornamentado, enquanto dezenas de divindades pagãs silvestres são conhecidas como espiam da folhagem de pedra. Um arco retrata um ricamente detalhado , em que figuras valsam com seus futuros esqueletos. Um camelo de duas patas faz uma aparição curiosa, apesar de tal animal ser raro na Escócia na época. Histórias do Novo e do Antigo Testamento aparecem de por todo lugar.
Certo é que a Capela Rosslyn é um tesouro de peças de quebra-cabeça incompatíveis. Praticamente qualquer interpretação lendária ou mística se encaixa por lá. As esculturas em pedra de Rosslyn estão incrustadas de histórias. Uma delas sustenta que uma planta parecida com milho, esculpida sobre um arco próximo à cripta, é a prova de que um escocês descobriu o Novo Mundo décadas antes de Colombo e retornou com essa safra exclusivamente americana. O extremo leste da Capela Rosslyn fica sob 13 arcos que cruzam o comprimento da sala de norte a sul. Enquanto muitas catedrais góticas apresentam um floreio arquitetônico semelhante, os arcos Rosslyn têm uma característica distinta: pequenos cubos de arenito que se projetam em intervalos regulares, como dentes. Existem 213 cubos no total, 17 ou 18 por arco. Cada um tem um padrão geométrico - um diamante, uma roseta, um círculo invertido. Ao todo, 12 padrões repetem-se em sequências irregulares, algumas aparecendo com freqüência, outras apenas uma ou duas vezes. Na base de cada arco, salvo o primeiro e o último, está um anjo de pedra esculpido de forma requintada, tocando um instrumento ou cantando de um hinário. Embora não houvesse uma ordem óbvia para a sequência dos cubos, como em uma fita de DNA pequenos padrões se repetem. A mesma seqüência de três símbolos aparece na base de dois dos arcos, por exemplo, e um arco contém longos trechos nos quais apenas um símbolo é repetido.
A pequena capela é sustentada por três pilares amplos, conhecidos como o Pilar Mestre, o Pilar do Jornada e o Pilar do Aprendiz. O Pilar do Aprendiz, que serpenteia em torno dele como uma hélice, é uma grande atração por si só. Dizem que o Aprendiz foi morto pelo Mestre após ter realizado um trabalho incomparavelmente mais bonito. Análises de raiso X naquele pilar não encontraram nada, mas cogitava-se estar ali o Graal.
No topo dos pilares há 13 anjos de pedra, cada um cantando ou tocando um instrumento. Os anjos, com seus rostos infantis e grandes asas de pássaros, são inquestionavelmente medievais. Por contraste, os instrumentos dos anjos são primorosamente reproduzidos. Os instrumentos de cordas têm pinos para afinar, os dedos de um instrumentista estão posicionados corretamente, os orifícios para os dedos nos instrumentos de palheta estão nos lugares apropriados, e os canos em um dispositivo parecido com um órgão descem em comprimento proporcionalmente à mudança de tom que eles produziriam. O grande cuidado que teve em tornar essa banda celestial revela que isso não é mera decoração. A instrumentação é bastante moderna para 1450. O anjo mais notável toca um conjunto de gaitas de foles, uma das primeiras representações conhecidas do instrumento há pouco criado. O órgão de mão representado em Rosslyn também é incomumente complexo. O criador dos anjos, em outras palavras, sabia muito sobre música e queria que os visitantes da capela notassem. A Capela Rosslyn é tão elegante que é difícil resistir a cantarolar.
Ninguém sabe quem gravou os anjos ou qualquer outra coisa na capela. O homem misterioso poderia ter sido um compositor, dada a solução tão elegante ali disposta. A Capela é um desafio à criptografia. A colocação dos cubos diretamente acima dos músicos de pedra poderia significar que as esculturas tinham algum tipo de aspecto musical. Um compositor identificou ali padrões musicais Chladni, uma técnica simples para deduzir os movimentos microscópicos de um instrumento. Estranhos símbolos nos cubos de pedra nas traseiras da capela lembram eneragramas, um símbolo geométrico que o místico Gurdjieff relacionava a corpo, coração e mente.
Os guias procuravam explicar ao máximo os detalhes, mas há pouca documentação fidedigna disponível. É proibido fotografar ou filmar o interior da Capela, mas a Internet está cheia dessas fotos. Liguei uma pequena câmera e tirei as minhas escondido. O resultado foi decepcionante.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Nas trilhas de Avalon
Non-FictionUm mergulho nas lendas arturianas e na tradição esotérica ocidental. Com Dion Fortune, Santo Antônio de Pádua, Aleister Crowley, Joan Wytte, Johann von Goethe, Hermann Hesse, Fernando Pessoa, Rowena Cade e Billy Howlins, William Butler Yeats, John...