6 Maldita Gratidão

2.5K 296 134
                                    

Will

Saí praticamente correndo de dentro do centro, precisava voltar para casa o quanto antes.

Mas no caminho para a saída, vi Miguel parado no portão, de costas, com seu cigarro na boca, parecia bem calmo, aparentemente, minha cena não tinha passado da sala da Di.

Olhei pelas grades, e ali estava, próximo ao fuzil, um coldre com uma faca de bom tamanho. Tive que me controlar para não revirar os olhos. Só um amador levaria uma faca daquela forma. Mas não questionei a sorte, apenas agradeci e caminhei até ele sorrateiramente, lhe dando um tapinha nas costas, e quase fazendo-o pular de susto.

Sorri, vendo seus olhos arregalados. ⸻ Ótimo vigia você... ⸻ gargalhei ⸻ Quem sabe um dia não te ensino uma coisinha ou duas sobre vigiar alguém.

Ele baixou a cabeça, estava desapontado, e com razão. Aquilo não era para ele.

⸻ Se alguém souber...

Estranhei seu tom exageradamente melancólico ⸻ Ei... Relaxa tá? Tá a fim de encher a cara?

Ele se afastou um pouco, e reconheci o medo em sua expressão.

⸻ Senhor...

Passei o braço por seus ombros. ⸻ Miguel, meu amigo, a bebida daqui é tão ruim que só quero uma companhia para ajudar a descer. E não se preocupe, tenho uma grande tolerância ao álcool, não vou surtar e matar você sem intenção. Acho que isso só aconteceu uma única vez.

Soltei-o e subi em minha moto. ⸻ Me siga. Sei que sabe o caminho.

****

Sem dúvidas ele conhecia, porque chegou praticamente junto comigo, e porque ele me seguia até aquele lugar pelo menos três vezes na semana.

Entrei, indo direto para uma mesa no fundo do bar. Ainda era cedo, mas não me importei em dar a olhada de sempre para a garçonete que entendeu o recado, enchendo duas canecas grandes de cerveja, caminhando com elas até mim e as colocando a minha frente.

Olhei para trás, vendo-o parado na porta, observando, mas não tinha intenção de entrar. Me levantei e caminhei calmamente até ele para sussurrar em seu ouvido ⸻ Vá para a mesa, e beba comigo, ou vou quebrar suas pernas.

Segurei o riso enquanto ele passava por mim, ia para a mesa, e se sentava tremendo na cadeira do outro lado.

Sorri pare ele, me esticando na cadeira. ⸻ Por que é tão difícil assim ficar perto de mim, Miguel?

Ele ergueu a caneca, bebendo mais da metade da cerveja horrível para conseguir me encarar.

⸻ O senhor é a pessoa mais valiosa em nossa Vila, e estava honrado em ser designado para vigiá-lo, mas...

Cruzei os braços sobre a mesa ⸻ Mas?

⸻ Mas não sou capaz de exercer essa função, porque o senhor me apavora. ⸻ Admitiu ele.

Respirei fundo e peguei minha caneca, batendo na dele ⸻ Um brinde a isso. Ou vocês são atores muito competentes, ou eu estou começando a me questionar.

Tomei um gole longo como o dele, e bati minha caneca na mesa. Ele se encolheu e levou a caneca a boca tomando o restante da cerveja.

⸻ Por que tentou matar a doutora? ⸻ ele falou já arrastando as palavras.

⸻ Não tentei ⸻ dei de ombros. ⸻ Não sou homem de tentativas Miguel. Com exceção de seu Senhor, nenhum homem que eu realmente queria matar, escapou de mim. Di foi uma brincadeira. ⸻ baixei os olhos para as canecas já vazias ⸻ Nada mais que isso.

⸻ O senhor fala com frieza e ousadia, e não reconheço seu sotaque. De onde o senhor é?

Suspirei, e vi nossas canecas sendo cheias novamente. A garçonete sorriu com aquele mesmo interesse de sempre para que eu aproveitasse os outros serviços disponíveis ali. Mas neguei com a cabeça diapensando-a.

⸻ Vim de lugar nenhum, e de todos os lugares. ⸻ tomei outro gole ⸻ Sou Galês de nascimento. Passei por quase todos os países europeus, segui sozinho por um tempo e ano passado me juntei novamente aos homens que seu senhor explodiu.

⸻ Sinto muito.

Dei de ombros ⸻ Tanto faz, iriam morrer de qualquer forma, eram velhos e garotos, dois tipos errados para estar em uma guerra.

Encarei-o ⸻ E você? De onde vem?

⸻ Bolívia, me aliei a um grupo indo em direção ao México, mas fomos atacados na fronteira entre Peru e Colômbia, sobrevivi porque guardava as mulheres do nosso pequeno bando. Algumas foram levadas, outras mortas. Perdi a consciência e despertei aqui. Estava muito ferido, mas me recuperei, e me ofereci para servir a Vila. Esse é o melhor lugar para se viver, se levar em conta o que há lá fora.

⸻ E o que há lá fora?

⸻ Mercenários, grupos rebeldes reivindicando território, na minha opinião, acho que já nem existem mais fronteiras, a guerra se instaurou no continente todo. Países pobres são invadidos, e a cada dia, mais pessoas tentam migrar.

Olhei ao redor ⸻ Então também acha que esse lugar é um paraíso?

Ele meneou a cabeça entornando mais cerveja, o que deixava sua língua solta, como eu havia planejado.

⸻ É o mais próximo de paraíso em que já estive Senhor.

⸻ Como vocês mantém a ordem? São a polícia, a lei e a própria consciência...

⸻ Não entendi Senhor.

Me inclinei sobre a mesa para ele. ⸻ Vocês seguem cegamente um senhor, isso os torna condenados a um regime ditatorial. Ele não pode garantir que estejam protegidos a todo momento... uma hora alguém escorrega. E aí? O que acontece?

⸻ Punição. ⸻ Ele disse simplesmente.

⸻ Decidida por quem? Só por ele? Vocês apenas assistem como gados?

⸻ E- Eu não sei senhor, não vi nenhum caso de punição desde que cheguei aqui. As pessoas são gratas...

Bufei interrompendo ⸻ Não, não são! Pessoas são podres, todas, eu, você! Todos! Deveríamos fazer um favor a esse planeta e sermos extintos por nós mesmos.

⸻ Se me permite dizer senhor, acho que não conheceu pessoas decentes em sua vida. Que Deus tenha piedade de suas palavras.

Revirei os olhos ⸻ Que Deus tenha piedade de você quando descobrirem que está bebendo com quem deveria vigiar. ⸻ me levantei batendo na mesa. ⸻ Tolo! Vejamos se a gratidão vai salvar você dessa vez.

Saí do bar, vendo-o tropeçar ao tentar me seguir, subi em minha moto, pensei em levar uma companhia para casa, mas, não queria mais olhos amedrontados para mim naquela noite. Só queria ouvir. Ouvir se aquelas batidas se repetiriam. Aquelas frases completas. E eu não me absteria mais. Iria mais que responder, iria agir.

AlgozOnde histórias criam vida. Descubra agora