Haymitch Abernathy, distrito 13
Me sinto ridicularizado e humilhado por ter que ser escoltado por esses dois idiotas de branco. Dou as maiores rédeas para manter essa rebelião viva, tentando manter Katniss na linha a medida do possível e é assim que me retribuem. Ah, essa garota deve estar furiosa comigo ha essa altura. Através do elevador me levam para um dos últimos andares, a iluminação vai diminuindo cada vez que afundamos mais nesse poço. Os enfermeiros me levam para um corredor cheio de penumbra e frio. A última sala do corredor é aberta e me indicam para ficar ali dentro. As paredes são cinzas, como tudo aqui (qual a obsessão por essa cor deplorável?) há uma cama no centro, mesa e cadeira em um canto, sobre ela algumas cartas, tabuleiros e revistas e uma luz amarela fajuta grudada no teto.
- Aguarde um momento - os enfermeiros saem.
- Idiotas - me sento na cadeira e observo as roupas limpas que há na cama.
Minha perna está trêmula e inquieta, meus olhos parecem que vão saltar de meu rosto e me sinto nervoso por terem tirado a minha faca de meu bolso.
Há um rangido e a porta se abre. Uma mulher, até parecia com Coin, se não fosse por seus longos cabelos negros, adentra.
- Olá senhor Abernathy - ajeita os óculos e aperta sua pasta contra o corpo.
- Sou a doutora Ramona Kels.- Eu não ligo - desvio o olhar e ela apenas ignora.
- Como se sente?
- Péssimo, como sempre.
- Tudo bem, já é um começo - se senta na cadeira a minha frente.
- Você sabe por que está aqui?
- A presidenta fez o favor de me prender aqui embaixo.
- É para o seu bem. O seu histórico...ele é bastante...
- Complexo? - ela me encara - O que? Não sabem lidar com pessoas que vivenciaram os jogos vorazes? - debocho.
- Bom, não. Mas estamos dando o nosso melhor - não digo nada.
Ela percebe a agitação em minhas pernas e me vê cravando as unhas no uniforme.
- Isso é o seu corpo implorando pelo álcool.
- Acha que eu não sei? É uma droga não poder aliviar as minhas dores na bebida.
- Saiba que o processo de reabilitação é difícil, mas quando você se cura é libertador.
- Não preciso ser liberto de nada, vou ser para sempre um soldado da guerra em que Snow me colocou.
- Eu não imagino como seja viver as atrocidades dos jogos - fica sem jeito - se quiser falar um pouco sobre...
- Não! - praticamente grito e bato na mesa.
- Tudo bem, não tocaremos nesse assunto agora.
- Nunca falaremos sobre os jogos.
- Certo, e o que pode me dizer de Katniss Everdeen e Peeta Mellark? - o nome do garoto me atinge forte e sinto uma pontada, como se tivesse sido esfaqueado.
- Senhor Abernathy?- O que? Quer que eu conte como deixei o garoto morrer? Como não fui capaz de salvar os dois? Oh, talvez queira jogar na minha cara que sou um péssimo mentor.
- Nada disso, só queria saber o que pensa sobre eles.
- Eles não são quem vocês pensam que sejam.
- Não acredito no noivado, se é isso que quer dizer.
- Não diga coisas as quais não sabe.
- Eu assisti a cerimônia, toda a Panem viu.
- Aquilo era algo criado pela Capital! Por tudo, ainda acreditam nessas ilusões que eles criam? Eu sou o único que ainda enxerga?
- Está assumindo que o casamento era falso?
- Se você perguntar essas coisas à Katniss também, saiba que as respostas dela vão ser mil vezes piores que as minhas.
- A senhorita Everdeen não está sob meus cuidados.
- Sorte sua. E dela também.
Um silêncio nos percorre por alguns segundos.
- Como se sente em relação à morte de Peeta Mellark?
Essa mulher não tem noção das coisas que está me perguntando.
" - Beetee, o que está acontecendo? - questiona Plutarch."
" - Brutus, Chaff, Annie, Peeta...todos estão se sacrificando para salvar os outros"
" - Peeta? - me aproximo de Plutarch - Não! você sabe, ela nunca vai nos ajudar se ele estiver morto!"
" - Ja é tarde demais - Beetee anuncia a decolagem e escutamos os gritos. Em meio a esses berros de dor, posso ouvir os de Peeta"- Senhor Abernathy? Pode me dizer como se sente à isso? - saio dessa lembrança e fico ainda mais furioso.
- Não vou responder essas idiotices - me levanto da cadeira e encosto a testa na parede do minúsculo cômodo.
- Tudo bem, vou deixá-lo descansar - ajeita os óculos e bate na porta.
Os dois enfermeiros abrem a porta e a levaram.
Estou com ódio dessa mulher, de Alma Coin, de Snow e de todos. Ao mesmo tempo, me sinto deplorável após a menção à Peeta. O garoto merecia muito mais, sempre com o jeito gentil, me fazendo refeições, tentando puxar qualquer assunto para espairecer a cabeça, me levando para dar caminhadas ou ir ao centro do distrito...e tudo isso sabendo que ele não era o tributo que eu havia planejado salvar da primeira vez.
Ele pensava que eu o odiava, mas isso é mentira. Sempre que conheço os tributos tento os tratar com indiferença, e não os trazer para perto e criar laços que nem ocorreu com os primeiros que encontrei. É horrível tentar cuida-los e os proteger em um estante e no outro escutar o canhão soar e ver os corpos serem recolhidos sem vida. Também há o momento de voltar ao distrito, ter que ver os rostos das pessoas que os amavam em luto e não saber o que dizer. Tive todas as pessoas que eu já amei mortas e ir perdendo outras a cada ano é uma tortura. Por isso tratei Peeta e Katniss daquela forma. Quando escutei Claudius Templesmith anunciando que eles eram os vencedores senti mais pavor do que nunca. E agora? Nunca tinha chegado nessa fase, ainda mais com o presidente querendo matá-los. No momento em que Katniss ameaçou comer aquelas amoras, eu sabia o que viria pela frente. Tive que avisa-la da necessidade de sua atuação e nem avisei a Peeta, ele ficou furioso quando descobriu que eles serem um casal era tudo planejado. Acompanhei o seu amor por Katniss crescer enquanto ele sofria com a distância que aumentava a cada dia. Na turnê da vitória tudo mudou, Katniss percebeu o quanto não sabia mais viver sem ele e temi que isso acontecesse tão brevemente, ela é instável, imprevisível e impulsiva, coisas que não combinam com alguém que sente que precisa salvar todos que estão a sua volta. Ela é tão nova...tudo que desejo é que não fique igual a mim.
Oi pessoal!! Uma leitora pediu para que eu mostrasse a visão do Haymitch, o que acharam? Posso fazer de algum outro personagem, é só pedirem nos comentários💗
VOCÊ ESTÁ LENDO
Jogos Vorazes: Os mentores
ActionNessa história, Katniss Everdeen e Peeta Mellark, os vencedores do 74 jogos vorazes são destinados a serem mentores dos tributos do 75 jogos vorazes e terceiro massacre quaternário. Como será que os vitoriosos irão se sair nesse grande desafio? São...