75

984 74 88
                                    

Willow Vench, distrito 13

Nunca tinha visto o povo daqui tão apressado como estão nessa semana, o casamento de Finnick Odair e Annie Cresta é o assunto o qual todos estão falando sobre. Prim e eu estamos aperfeiçoando a maleta de socorros que Coin aprovou, enquanto isso escutamos Effie sentada no outro lado da mesa, discutindo com Annie sobre o casamento. Effie parece ter ganhado mais vida agora que tem trabalho a fazer, e quando envolve glamour, ela sempre é a especialista no caso.

- Estava pensando em colocar umas flores de cenário, já que aqui o material é...bem... - faz uma careta - simplório.

Annie ri e toca o braço dela, o qual Effie desvia rapidamente. Os fantasmas de todos estão a solta, inclusive os dela, não é difícil de perceber.

- Desculpe - Annie diz.

Effie releva o que aconteceu e ajeita o lenço que amarrou envolta da sua cabeça.

- Flores vão ficar lindas, é, vamos usar flores.

- E o meu vestido?

- Bem, estou pensando nisso. Aqui as roupas são todas tão terríveis que nem sei.

- Desde que eu me case, nada mais importará - Annie parece estar sonhando acordada.

Percebo que estou escutando muito do assunto e tento me desvencilhar da conversa delas.

- O casamento vai ser legal, acho que trará um bom astral para todos - puxo assunto com Prim.

- Também acho, estou ansiosa inclusive. Só terei que encontrar uma maneira de distrair a Katniss.

- Por que distraí-la?

Prim suspira.

- Coin e Plutarch queriam que ela e Peeta finalizassem o casamento arranjado deles junto com Annie e Finnick.

Fico de boca aberta com essa informação.

Me lembro de quando Katniss e Peeta retornaram dos jogos no ano retrasado, o distrito todo estava em uma grande euforia, sabíamos que havia comida nos esperando, alguns custos para sobrevivermos e de certa forma uma ganhamos boa reputação. A partir daquele momento todos os distritos olhavam para o doze, e em especial, a Capital. Recebemos eles na estação de trem e comemoramos quando os vimos, os dois sorridentes, de mãos dadas, apaixonados.
As coisas foram mudando, raramente víamos Katniss e Peeta juntos no centro do distrito, era fácil encontrá-lo na padaria e encontrá-la no prego, porém vê-los juntos se tornou uma raridade. Todos diziam que eles ainda estavam sofrendo pelos jogos e preferiam "se amar" em suas devidas casas luxuosas na vila dos vitoriosos. Ah, como eu sonhei com uma daquelas casas. A vila antes da presença deles era praticamente vazia, se não fosse pelo Haymitch. Ao longo do tempo que passei com ambos mentores percebi que havia algo de errado, então quando escutei uma conversa de Haymitch com Effie descobri que a ideia dos amantes desafortunados havia surgido como uma estratégia para salvarem eles. Mas nem tudo foi uma farsa, entre Katniss e Peeta há paixão, é perceptível para qualquer um que teve a oportunidade de conviver com os dois. Eles se amam, só acho que ainda não souberam esclarecer isso.

No dia da colheita minha cabeça estava a mil, ainda mais quando foi anunciado que haveria obrigatoriamente voluntários, Haymitch me contou depois que Snow manipulou essa edição só para dar um recado à Katniss, fazê-la ver alguém se sacrificar por um ente querido da família como ela fez. Fui com minha cabeça erguida, sem medo de ser chamada. Isso foi um bom começo para a minha ida, já havia me preparado para o pior se caso acontecesse, e realmente aconteceu. Quando vi Phoenix subindo no palco e se posicionando ao meu lado eu senti uma empatia enorme por ele, vendo o primo distante se voluntariar pelo garoto que nenhum irmão teve coragem de tentar salvar. A hora das despedidas foi silenciosa, já havia alertado minha família sobre tudo que eles deveriam fazer caso eu fosse voluntária, então aproveitei o momento para abraçar meus pais e meus dois irmãos mais uma última vez e sentir o cheiro de sabão da minha irmãzinha até arrancarem ela de mim. Não temos muita diferença de idade, Malia tem atualmente 13 e eu 16, porém a protejo como meu amuleto mais precioso. Meus dois irmãos, Rafe e Jesse possuem 19, são gêmeos. Meu pai é mineiro e minha mãe trabalha na lavagem de roupas do distrito. Todos os dias eu e Malia íamos com ela até o poço, carregando baldes de madeira improvisados para coletarmos a água. Chegando em casa ela despejava tudo na banheira, também improvisada, e esfregava as peças com o sabão. Os clientes dela eram os pacificadores e alguns mineiros colegas de meu pai. Fui reencontrar minha família no distrito 2, onde tinham sido locados após o bombardeio no 12, naquele momento me permiti chorar tudo que eu queria, me mantive forte por muito tempo na frente deles e não tenho vergonha de demonstrar fraquezas agora. Phoenix não teve a mesma sorte, a única família que lhe restou foi a irmã de seu pai e o primo por quem ele se voluntariou, que ele considera um irmão. Sinkle tem a mesma idade que eu, 16 anos, a medida que Phoenix completou 18 recentemente.

Jogos Vorazes: Os mentores  Onde histórias criam vida. Descubra agora