16. Bahrein

198 6 1
                                    

Terceiro treino livre

Quem diria que 2023 começaria com uma mostra de superioridade da Aston Martin? Repetindo o bom desempenho da sexta-feira e da pré-temporada da F1, Fernando Alonso sobrou em pista neste sábado e liderou o terceiro treino do GP do Bahrein, anotando 1m32s340 em seu melhor giro - este, inalcançado por Max Verstappen, segundo colocado, e Sergio Pérez, terceiro.

A manhã pode ter sido menos movimentada, com Kevin Magnussen dando o maior número de voltas (23), mas esteve longe de não ser disputada contando ainda com figurações de Alfa Romeo, Alpine, Haas e Williams entre os cinco mais rápidos e o top 10 ao longo do TL3, além de um salto de desempenho da Mercedes apesar de mais problemas com o carro de Lewis Hamilton

Apesar das queixas de Hamilton após os treinos de sexta-feira, a Mercedes veio com mais força para a sessão, liderando por metade do tempo com o britânico. Mas a Aston Martin segue voando e já chegou estabelecendo o ritmo a ser batido neste fim de semana com Fernando Alonso e, posteriormente, Lance Stroll.

A octacampeã de construtores chegou a por George Russell e novamente Hamilton na ponta e foi batida na primeira volta de Max Verstappen com pneus macios, mas novamente, Alonso: o espanhol superou o atual bicampeão por apenas 0s005.

No fim, o time alemão acabou vacilando com o heptacampeão e o mandou para a pista treinar largadas no momento errado, tendo que puxar o carro de volta aos boxes

Depois de um passeio com os compostos duros que ainda chamou atenção pela equiparação ao desempenho das rivais de macios, as RBRs surgiram nos minutos finais com compostos de faixa vermelha, porém, ainda abaixo de Alonso.

Classificação

Está definido o grid de largada da primeira corrida da Fórmula 1 em 2023. Na manhã de hoje (4), Max Verstappen, da Red Bull Racing, foi o mais rápido, com 1min29s708, e garantiu a pole position no GP do Bahrein, amanhã, 12h (horário de Brasília). O atual campeão mundial será seguido por seu companheiro de equipe da Red Bull, o mexicano Sérgio Pérez.

O holandês acabou com o treino em sua primeira volta no Q3. Logo na sua primeira tentativa, ele correu abaixo de 1m30s e não deixou chances a seus rivais

Q1

Os primeiros eliminados no Q1 foram Logan Sargeant (Williams), Kevin Magnussen (Haas), Oscar Piastri (McLaren), Nyck De Vries (AlphaTauri) e Pierre Gasly (Alpine). Lideraram os melhores tempos Carlos Sainz (Ferrari), George Russell (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari). Alonso (Aston Martin) e Stroll (Aston Martin) fechavam os cinco primeiros colocados.

Q2

Charles Leclerc anotou a volta mais rápida do Q2, seguido por Verstappen e Russell. Hamilton e Sainz completaram o top 5. Stroll enfrentou dificuldades, mas em sua última volta conseguiu registrar o 10º melhor tempo e tirou Lando Norris, da McLaren, do Q3. Além de Norris, Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Guanyu Zhou (Alfa Romeo), Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Alexander Albon (Williams) foram os outros eliminados.

Q3

O treino classificatório foi emocionante desde o Q1, e mostrava equilibrio entre os tempos. No entanto, Max Verstappen apareceu para mostrar porque é o cara a ser batido. Ele abriu o Q3 com a melhor volta do dia, e em sua última volta conseguiu melhorar ainda mais seu tempo.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora