74. Áustria

70 3 0
                                    

Classificação Sprint

Max Verstappen nada de braçada para sair do GP da Áustria com uma vantagem ainda maior no campeonato. O bicampeão conquistou neste sábado a pole position para a corrida sprint, corrida curta que concede pontos extra e será realizada logo após a sessão classificatória. O holandês dominou a disputa com a volta de 1m04s440, tendo ao seu lado o colega de equipe, Sergio Pérez - separados por quase meio segundo. Lando Norris completa o top 3.

Falando apenas de corridas sprint, essa é a primeira pole position do holandês em 2023; a posição de honra no grid da primeira prova extra desta temporada, no Azerbaijão, ficou com Charles Leclerc. Quem venceu em Baku, entretanto, foi Pérez, que ocupará a primeira fila neste sábado. O monegasco, por sinal, foi punido com a perda de três posições por atrapalhar Oscar Piastri, da McLaen.

O resultado de Norris aponta para a evolução da McLaren, que trouxe um pacote de atualizações para seu carro neste fim de semana: um novo assoalho, sidepods (saídas de lar laterais do carro) e cobertura do motor. Na classificação para a prova de domingo, Lando também se sobressaiu com um quarto lugar. Já Piastri, colega do britânico, foi só 17º na disputa deste sábado.

Por outro lado, o destaque - negativo - da sessão foi a Mercedes. Lewis Hamilton acabou atrapalhado pelo tráfego de carros, ficou "preso" atrás de um Verstappen lento e não teve tempo para melhorar sua volta, ficando em 18º ainda no segmento de abertura. No SQ2, George Russell sofreu com problemas hidráulicos e sequer deixou os boxes, ficando em 15º.

Choveu forte no Circuito de Spielberg na noite de sexta-feira, logo depois que as sessões da F1 terminaram, e no começo do sábado também. Por sorte, a precipitação cedeu quando a classificação sprint começou; entretanto, a pista molhada fez os comissários autorizarem o uso livre de pneus - assim, sem a obrigatoriedade de adotar os médios no SQ1 e SQ2, a opção geral foi pelos macios.

Um incidente bizarro ainda causou susto durante a sessão: Nico Hulkenberg acabou "atropelando" um pneu quando saia dos boxes da Haas durante o SQ2. Ninguém se machucou, mas o lance será investigado após a classificação sprint.

O novo giro do heptacampeão, entretanto, foi excluído por exceder os limites de pista. Sainz, que havia recolhido o carro para os boxes no início por prolemas nobrake-by-wire marcou a melhor volta a 0s049 de Verstappen na bandeirada. Hamilton chegou a abrir uma última volta, porém, pegou o bicampeão da RBR lento no caminho e abortou a tentativa, ausentando-se do SQ2

Corrida Sprint

A chuva apimentou a corrida sprint do GP da Áustria neste sábado, mas nem isso foi capaz de impedir a primeira vitória do pole position Max Verstappen nesse formato, em 2023. O holandês triunfou após enfrentar o colega da RBR, Sergio Pérez, num duelo ríspido na largada. O mexicano, por sua vez, suou para retomar a vice-liderança de Nico Hulkenberg, que foi superado por Carlos Sainz pelo terceiro lugar.

Agora, Max se une a Pérez na lista de vencedores de corridas sprint desta temporada. O holandês já havia garantido nesta sexta-feira, no Circuito de Spielberg, a pole position para a corrida de domingo. Ao todo, ele soma quatro triunfos nesse tipo de prova, introduzida na F1 em 2021. Na prova sprint, os oito primeiros colocados pontuam, recebendo de um a oito pontos.

A chuva que caiu no Circuito de Spielberg na noite de sexta-feira e na manhã deste sábado retornou. Quase todo o grid optou por começar a prova com pneus intermediários, mas Valtteri Bottas, em 19º, foi pelo caminho inverso e apostou nos slick médios. A Alfa Romeo, porém, voltou atrás e chamou o finlandês para o pit lane antes da largada. Por causa do tempo, o uso da asa traseira móvel foi vetado.

Max e Sergio chegaram a encostar rodas na largada, quando o mexicano superou o colega de equipe provisoriamente. O contato fez Lando Norris, terceiro, se atrapalhar e dar margem para Hulkenberg saltar do quarto para o segundo lugar, no qual se manteve por 12 voltas. Sainz, que largou originalmente em quinto, aproveitou a oportunidade que lhe possibilitou chegar ao pódio na 13ª volta.
Apesar de perder a chance do primeiro pódio da carreira, Hulkenberg manteve-se nas primeiras posições e superou Esteban Ocon para ascender ao sexto lugar no fim. A última vaga na zona de pontuação ficou com George Russell, que largou em 15º por falha hidráulica na sua Mercedes. O britânico recebeu a bandeirada lado a lado com Ocon, a ínfimos 0s007 do francês da Alpine.

O tempo melhorou consideravelmente, ao ponto da direção de prova autorizar a abertura da asa traseira na volta 17. Aí, começou o movimento nos boxes: Piastri, Hamilton e Russell foram os primeiros - e o jovem britânico da Mercedes chegou a cair para 19º.

Depois foi a vez de Hulkenberg, Leclerc e Albon - os dois últimos pressionando o 13º lugar que Hamilton até então sustentava. O heptacampeão, por fim, ganhou mais duas posições e chegou em décimo.

O melhor que deu
Russell, que foi de 15º a 13º na largada, e Hamilton, também suaram para fazer movimentos no grid. A dupla havia até então avançado somente até os 11º e 12º lugares. Mas as trocas de pneus iniciadas na volta 17 possibilitaram que o jovem britânico da Mercedes, que visitou os boxes para colocar pneus de pista seca, ascendesse o suficiente pra entrar na briga pelo último ponto da prova.

Décimo nos três giros finais, Russell ganhou uma posição, anotou algumas das voltas mais rápidas da corrida e se viu em nono na 24ª e última, quando ainda ultrapassou Norris, manobra que valeu o oitavo lugar. Ele só não conseguiu passar na frente de Ocon, para o qual tinha apenas 0s007 de desvantagem. A marca de volta mais rápida, porém, ficou com Hulkenberg.

Cadê você, que ninguém viu...
Diante da forte resistência de Ocon, Leclerc se viu impedido de ganhar posições na pista. Norris vinha atrás do piloto da Ferrari, tendo despencado sete colocações desde o início da prova. O piloto do carro 16 da Ferrari ainda sofreu com a concorrência do rival da McLaren, com o qual se revezou no nono lugar.

A dupla chegou a protagonizar alguns duelos acirrados, que no fim, não propiciaram a oportunidade desejada. Já na parte final da corrida, Leclerc errou e viu Norris passar direto. No fim, devido ao seu pit stop, foi apenas 12º. A situação foi oposta ao de seu colega de equipe, Sainz, que defendeu-se bem das Aston Martins de Lance Stroll e Fernando Alonso, muito ocupados com o duelo interno do time.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora