Primeiro treino livre Mônaco
Inaugurando as atividades do GP de Mônaco, que completa 80 edições em 2023, Carlos Sainz liderou o primeiro treino livre nas ruas de Monte Carlo. O piloto da Ferrari anotou 1m13s372, de médios, seguido por Fernando Alonso, da Aston Martin. Outro destaque fica pela presença de Lewis Hamilton no top 3.
Em Monte Carlo, a Mercedes inaugurou nova versão do W14 com sidepods mais largos, dando adeus ao conceito "zeropod" que marcou a temporada 2022. A octacampeã, a Ferrari e a Aston Martin trouxeram atualizações às ruas do principado.
A RBR teve Sergio Pérez como carro mais bem colocado, em quarto. Max Verstappen foi o sexto, mas se queixou de uma série de problemas no acerto ao longo da sessão - de questões com a embreagem à dirigibilidade do RB19. Quem também teve problemas, mas no aquecimento dos pneus, foi George Russell, em 15º
O treino foi interrompido em duas ocasiões. Na primeira, Nico Hulkenberg rodou na saída do túnel e colidiu na chicane Nouvelle. A três minutos do fim, Alexander Albon gerou a segunda bandeira vermelha do dia ao bater na Sainte-Devoté; a direção de prova optou pelo fim precoce do TL1.
A bordo de uma McLaren especial, homenageando a Tríplice Coroa da equipe, Lando Norris marcou o primeiro tempo a ser batido, com 1m18s618. Mas o início da sessão foi mesmo marcado por uma alternância no topo. Lance Stroll e Fernando Alonso chegaram a ocupar a primeira posição; com oito minutos corrido de treino, Charles Leclerc era o líder com sua Ferrari.
Lewis Hamilton tomou o segundo tempo de Carlos Sainz, mas o espanhol retrucou com a melhor volta da prova até então. Na sequência, o piloto da Ferrari foi superado pelo companheiro Leclerc, que voltou à liderança.
Na marca de 20 minutos, o top 3 tinha composto por Leclerc, Sainz e Alonso. Max Verstappen, por sua vez, retornou aos boxes após se queixar de problemas no RB19 - o bicampeão teve problemas na embreagem ao deixar o pitlane no início do TL1, se queixou da dirigibilidade do carro e, por fim, disse que preferia voltar aos boxes antes de colidir.
Sainz descontou quase 0s2 de sua volta e subiu para primeiro. Na sequência, as ruas traiçoeiras de Mônaco impuseram desafios a Valtteri Bottas, que quase colidiu com o muro; Lance Stroll também já havia se aproximado da parede. Pouco depois, Logan Sargeant saiu muito lento do túnel alegando problemas, mas conseguiu levar sua Williams de volta aos boxes.
De volta à pista, Lewis Hamilton assumiu o topo da sessão, marcada pela predominância de pneus médios e duros, com 1m14s035. E em um GP onde as atualizações nos carros podem mudar o jogo, a Mercedes fez mistério.
A octacampeã escondeu os boxes com tapume preto na quarta-feira e, ontem, mostrou um W14 com sidepods - as saídas laterais de ar - bem mais largas. Na prática, é um distanciamento do conceito de "zeropod", que não funcionou em 2022.
Alonso e Sainz seguiam na cola do heptacampeão quando Nico Hulkenberg rodou na saída do túnel e bateu na chicane Nouvelle. O alemão da Haas voltou aos boxes com um pneu furado, mas a direção evoluiu a bandeira amarela para uma vermelha, visando a remoção dos detritos
A sessão foi retomada com 19 minutos, e pilotos - de forma unânime - aproveitaram a pausa para calçar pneus médios. Poucos minutos depois, Fernando Alonso bateu o tempo do rival Hamilton, subindo para primeiro com 1m13s907. O espanhol bicampeão já declarou crer em chances de vitória da Aston Martin em Monte Carlo, já que a pista é marcada por curvas de baixa velocidade.
Houve uma nova bandeira amarela após Magnussen rodar na pista, mas sem grandes consequências. Pérez então surgiu pela primeira vez no top 3, mas foi empurrado para a quarta colocação quando Sainz voltou à liderança: o espanhol da Ferrari marcou 1m13s690.
Sexto colocado a sete minutos do fim, Verstappen fez seu melhor primeiro setor, mas não evoluiu no segundo e no terceiro. O holandês da RBR manteve a posição no grid, a 0s872 do tempo de Sainz, que melhorou o próprio giro para 1m13s372.
O TL1 foi encerrado com pouco mais de três minutos restantes, quando Alexander Albon colidiu no muro da Sainte-Devoté, gerando uma segunda bandeira vermelha em Mônaco.
Segundo treino livre
Em tarde bastante agitada e ensolarada em Monte Carlo, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, liderou o segundo treino livre do GP de Mônaco de Fórmula 1 hoje (26).
Verstappen anotou um tempo de 1min12s462 e garantiu a volta mais rápida no TL2. Correndo "em casa", o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) terminou em segundo
Os primeiros minutos do treino contou com disputas muito intensas e mudanças constantes na liderança, destacando as voltas do mais frequente líder, Verstappen. Hamilton e Alonso alternaram a segunda posição. Inicialmente, apenas Sainz calçou pneus duros, enquanto o restante do grid usou os pneus médios.
Passados quase 30 minutos, Alonso foi o primeiro competidor a mudar para os macios, assumindo a liderança provisória. Não demorou muito até que Sainz ficasse na ponta com 1m12s569, com dois décimos de vantagem sobre o espanhol da Aston Martin - que chegou a reduzir para 0s1, mas permaneceu na segunda posição.
Faltando pouco mais de 20 minutos para a bandeirada, Verstappen ultrapassou o tempo de Sainz e retomou a liderança com 1m12s462. Nesse momento, todos os pilotos do grid aderiram aos pneus da faixa vermelha. Sainz (2º) e Alonso (3º) permaneceram na cola do holandês, enquanto Hamilton caiu para 6º.
Sainz, que estava confiante após vencer o TL1, bateu forte na curva e, na sequência, a bandeira vermelha foi sinalizada. Pouco antes, um dos pneus traseiros de Yuki Tsunoda furou, e o competidor colidiu levemente com a barreira. Nesse meio tempo, Leclerc subiu para a segunda posição
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)
RomanceUm esbarrão no aeroporto irá mudar totalmente a vida de Lewis e Carol.