75. Áustria

74 3 1
                                    

Corrida

Absoluto em 2023 e por todo o fim de semana, Max Verstappen triunfou com sobras no GP da Áustria neste domingo. Depois de levar a corrida sprint no sábado, ele conquistou sua sétima vitória do ano e a 42ª da carreira, superando o recorde de Ayrton Senna e tornando-se o quinto maior vencedor de todos os tempos na F1. Charles Leclerc chegou em segundo lugar e Sergio Pérez em terceiro, retornando ao pódio após três corridas de jejum e um duelo acirrado com Carlos Sainz, da Ferrari

A Ferrari desfrutou de um de seus melhores fins de semana do ano com Leclerc, que conquistou seu segundo pódio da temporada (terceiro no Azerbaijão); por dez voltas, o piloto de Mônaco liderou uma corrida pela primeira vez desde 2022. Antes coadjuvantes em um começo tortuoso de temporada, ele e Sainz apresentaram consistência para manterem-se atrás de Verstappen por toda a prova.

A dupla ainda superou com tranquilidade Lewis Hamilton e Lando Norris, que disputaram posições no top 5. O pódio do espanhol, porém, ficou pra próxima; a vantagem do carro da RBR falou mais alto e ele não resistiu à manobra de Pérez, chegando em quarto lugar.

Destaque para Norris, eleito piloto do dia; ele conduziu a McLaren ao melhor resultado de 2023 com seu quinto lugar. A equipe trouxe para Spielberg um grande pacote de atualizações com mudanças no assoalho e sidepods (saídas laterais de ar do carro). Oscar Piastri, entretanto, cruzou a linha de chegada em 19º.

Se a Mercedes pôde celebrar a recuperação de George Russell, que largou em 11º e mesmo após suas trocas de pneus chegou em oitavo, Lewis Hamilton não teve muito o que comemorar. Largando em quinto e ascendendo ao quarto posto, o heptacampeão duelou com Norris e Sainz no top 5. Porém, punido por exceder limites de pista, não se recuperou do tempo perdido e chegou em sétimo.

Max domina o campeonato de pilotos somando 229 pontos contra 148 de Pérez, vice-líder. Mais atrás, o pódio ajudou Leclerc a passar Russell na tabela, assumindo o sexto lugar. No Mundial de construtores, a RBR tem 377 pontos e Mercedes, 178. Porém, vê a Aston Martin a seis pontos de distância. Ferrari segue no quarto lugar mas, de 128 pontos, salta para 158.

Verstappen repeliu com tranquilidade as duas Ferraris na largada, e Carlos Sainz ainda afastou Hamilton - originalmente quinto, o heptacampeão havia superado Lando Norris para aproximar-se do top 3. Na curva 4, Leclerc tentou dar o bote no bicampeão a RBR, embora sem sucesso.

No mesmo trecho, o 16º colocado Yuki Tsunoda atravessou a área de escape quando tentava ganhar posições por fora, acionando o safety car para remover detritos da pista. Com danos em sua AlphaTauri, o piloto visitou os boxes para colocar pneus médios e trocar a asa dianteira.

Verstappen repeliu com tranquilidade as duas Ferraris na largada, e Carlos Sainz ainda afastou Hamilton - originalmente quinto, o heptacampeão havia superado Lando Norris para aproximar-se do top 3. Na curva 4, Leclerc tentou dar o bote no bicampeão a RBR, embora sem sucesso.

No mesmo trecho, o 16º colocado Yuki Tsunoda atravessou a área de escape quando tentava ganhar posições por fora, acionando o safety car para remover detritos da pista. Com danos em sua AlphaTauri, o piloto visitou os boxes para colocar pneus médios e trocar a asa dianteira.

Kevin Magnussen, que já havia largado do pit lane, também fez uma nova visita aos boxes com problema em seu sistema de recuperação de energia e trocou, ainda, os pneus duros pelos médios. Sexto, Lance Stroll começou a prova tentando passar Hamilton e Norris por dentro; porém, acabou errando e caiu para oitavo atrás de Fernando Alonso e Nico Hulkenberg.

Tranquilaço!

Diferente da largada da corrida sprint deste sábado, quando teve que se defender de um ataque de Pérez, Verstappen não foi ameaçado nem no começo da prova, e nem pelas 71 voltas subsequentes. Nas primeiras 15 voltas já tinha 9s de vantagem para o vice-líder Leclerc, e só deixou de liderar por dez voltas, entre a 25ª e a 35ª, quando fez sua troca de pneus.

A manobra sobre o piloto de Mônaco veio fácil. A partir daí, sua vantagem já era tanta que ele parou na volta 49 para colocar pneus médios e nem chegou perto de ser superado. Beirando 20s nas últimas dez voltas da corrida, ele abriu mais 3s para o rival da Ferrari e visitou os boxes uma terceira vez na penúltima volta; dessa vez, para adotar pneus macios e agarrar o ponto extra da volta mais rápida.

Todo mundo perto

O safety car ajudou a aproximar mais o grid, o que já é esperado pelas características do curto e veloz Circuito de Spielberg. Enquanto Verstappen abria 2s sobre o vice-líder Leclerc nas primeiras voltas, o piloto de Mônaco estava sob pressão de Sainz, que tinha Hamilton com 2s de diferença para ele.

O heptacampeão, por sua vez, estava com Norris em sua cola. Um pouco mais atrás, Pérez, que ganhou três posições desde a largada e pulou de 15º para 12º, seguia nos flancos de Russell - que mantinha seu 11º desde o começo da prova até as dez primeiras voltas.

A diferença de Sainz para Leclerc chegou a breves 0s3 - e o piloto do carro 55 ainda registrava melhores voltas que o colega de equipe. Apesar de sua insistência no rádio, porém, a Ferrari barrou o espanhol de brigar com o companheiro

Apesar de ter se classificado pela terceira corrida seguida entre os dez primeiros, as chances de Nico Hulkenberg pontuar mais uma vez em 2023 morreram na volta 14. O alemão da Haas perdeu potência no carro e estacionou na curva 3, acionando a segunda bandeira amarela do dia - e o safety car virtual.

Com isso, boa parte do grid antecipou as trocas de pneus entre as voltas 14 e 16; Só Verstappen, Pérez, Tsunoda, Magnussen e Bottas ficaram fora.

A partir da 10ª volta de 71, Pérez começou a trilhar seu caminho rumo ao topo da classificação da corrida. Primeiro, superou Norris para assumir o 11º lugar. Aí, começou a apertar Alexander Albon e depois foi para a nona colocação. Ele não se juntou ao grupo que aproveitou a última amarela para trocar pneus e, com isso, saltou para a terceira colocação.

Posteriormente, na volta 20, o mexicano seria superado por Sainz e ainda sofreria pressão de Hamilton, que ensaiou uma aproximação ao rival na volta anterior. No 26º giro, já em quinto, faria sua primeira troca de pneus colocando pneus duros e retornando em décimo.

Aí, o piloto da RBR foi à caça de Albon, Russell, Gasly e Alonso. Perto de sua segunda troca na 51ª volta, o titular do carro 11 assumiu a vice-liderança devido ao pit stop de Leclerc. A nova troca de Checo o mandaria para o quinto lugar, mas no 57º giro ele passou Norris e subiu para quarto.

Pelas três voltas seguintes, o mexicano protagonizou uma das melhores disputas com Sainz pelo terceiro lugar. A dupla se revezou na posição, quase encostando as rodas e sob impulso da abertura de asa traseira - para ambos. No fim, porém, a última vaga no pódio ficou com o piloto da RBR.

Punição! Punição pra tu, punição pra tua família...

Assim como na classificação, as sanções por exceder limites de pista deram dor de cabeça aos pilotos. O trecho de maior sensibilidade era, novamente, a curva 10; e alguns pilotos, como Norris, Sainz e Hamilton, se dispuseram a "dedurar" rivais que estariam ultrapassando os limites do traçado.

O primeiro a ser punido com 5s foi Hamilton; depois, Sainz, Tsunoda, Albon, Gasly, Sargeant e Magnussen. Ocon ainda recebeu a mesma punição por liberação insegura dos boxes, na volta 25, e De Vries também levou 5s por uma colisão com Kevin Magnussen.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora