Terceiro treino livre
Quem testou, testou - e quem não testou, não testa mais! Em sessão menos movimentada que as duas desta sexta-feira, Max Verstappen liderou o último treino livre para o GP de Mônaco, sexta etapa da F1 2023. Nas ruas do principado, o bicampeão voltou a dominar, marcando 1m12s776. A RBR conseguiu uma dobradinha com Sergio Pérez, segundo colocado a apenas 0s073 do companheiro.
Lance Stroll foi o terceiro colocado em Monte Carlo, seguido por Carlos Sainz e Lando Norris fechando o top 5. Charles Leclerc surgiu em sétimo, com as Mercedes mais atrás: Lewis Hamilton foi o melhor da equipe alemã, em oitavo, e George Russell fez o 11º tempo.
O treino teve apenas dois incidentes, e já na reta final, em um cenário onde equipes testavam pneus macios novos e menores cargas de combustível. Primeiro, Kevin Magnussen escapou na Sainte-Devoté e, na sequência, parou com problemas de potência.
A direção acionou um virtual safety car, mas não houve muita ação após o reinício: logo depois, Lewis Hamilton colidiu na Mirabeau alta, dando fim precoce ao TL3 com menos de cinco minutos restantes no relógio.
Com pouco mais de dez minutos corridos de treino, Pérez tentou novamente e registrou 1m15s641, de macios, seguido por Pierre Gasly. O francês retrucou e impôs 1m15s592. O mexicano então melhorou o próprio giro para 1m14s990 - tempo 0s066 melhor que a volta de Sainz, segundo colocado, marcada nos minutos seguintes.
Lance Stroll também surgiu na briga na parte de cima, em terceiro, a 0s078 da RBR. Mas foi Lando Norris o primeiro a superar o tempo de Pérez, subindo momentaneamente à liderança com 1m14s905. Na sequência, Stroll também passeou pelo topo, mas o mexicano da RBR retomou o primeiro lugar no mesmo momento em que seu companheiro, Max Verstappen, deixava os boxes.
Logo na primeira tentativa, o bicampeão fez os três melhores setores da pista, assumindo o topo do TL3 - e abaixo da casa de 1m14 com 1m13s794, quase 0s6 de vantagem sobre Pérez. Alonso então respondeu com sua Aston Martin e marcou 1m13s697.
Uma breve alternância no topo viu Pérez tirar a liderança do espanhol, pouco antes de Verstappen aparecer novamente com a melhor volta: 1m13s583. Enquanto isso, Lewis Hamilton - o último a marcar tempo no TL3 de Mônaco - ficou em 12º no primeiro giro.
Charles Leclerc se queixou bastante de sua Ferrari, principalmente do balanço do SF-23 na curva da piscina, onde o companheiro Carlos Sainz colidiu e abandonou no TL2. O piloto voltou à garagem para ajustes, alegando que não tinha controle sobre o carro na seção. Mesmo assim, o monegasco ocupava o quarto lugar na tabela.
Com 19 minutos restantes no relógio, os carros voltaram à pista com novos jogos de pneus macios e menos combustível para mais uma rodada de simulação da classificação. Mas Kevin Magnussen forçou uma breve pausa nos planos ao escapar na Sainte-Devoté.
O piloto da Haas conseguiu voltar à pista por conta própria, mas não durou muito. Segundos depois, o dinamarquês indicou falta de potência e parou o carro na entrada da curva Portier. A direção de prova então instaurou um virtual safety car.
O treino, que vinha tranquilo até então, logo teve outro incidente na reta final: Lewis Hamilton colidiu na Mirabeau alta. Desta vez, foi necessário acionar uma bandeira vermelha a cinco minutos do fim.
A batida frustrou as intenções de pilotos e equipes, que mal puderam testar uma volta com os pneus macios zerados. Alonso tinha marcado o melhor primeiro setor, superado por Lewis na sequência; os dois são exemplos de pilotos que perderam nova chance de volta rápida.
A direção de prova então encerrou o TL3 com alguns minutos restantes no relógio. Enquanto isso, fiscais removiam o carro de Hamilton em um guindaste - expondo os detalhes do assoalho do W14, que passou por atualizações no principado, pela primeira vez.
Classificação
Num fim de classificação eletrizante, Max Verstappen desbancou Fernando Alonso no apagar das luzes para garantir a pole do GP de Mônaco, na tarde deste sábado. Com o resultado, o atual campeão da F1 chega à 23ª pole na carreira na F1, a terceira em 2023.
Após Alonso fazer o melhor tempo no final do Q3, Verstappen ficou com a dura missão de superar o rival. Só que os dois primeiros setores da volta no holandês não foram bons. Ele chegou ao último setor com desvantagem de 0.204. Mas com uma atuação digna de gênio, Max tirou o défict e ainda colocou uma vantagem de 0.084 o espanhol para garantir a pole position.
A Alonso coube o segundo lugar no grid de largada deste domingo. Atrás, na segunda fila, Leclerc larga em terceiro, com Ocon em um impressionante quarto lugar. Carlos Sainz, em quinto, e Lewis Hamilton, em sexto, completam a terceira fila.
Enquanto Verstappen deixa o circuito de Mônaco com todos os motivos para sorrir, Sergio Pérez só poderá se lamentar neste sábado. Ainda no Q1, o mexicano errou a curva 1 e acabou carimbando o muro. Os danos em seu carro foram suficiente para tirá-lo da disputa pela pole e colocá-lo no último lugar do grid de largada
O Q1 foi marcado pela batida de Pérez logo nos primeiros minutos. O mexicano entrou com velocidade incomum pra um começo de treino, pisou na zebra e encontrou um muro, dando adeus precoce à classificação. Na retomada, Verstappen fez o melhor tempo, seguido por um surpreendente Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri. Foram eliminados Logan Sargeant, Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg, Guanyu Zhou e Pérez.
No Q2, Verstappen foi o mais rápido de novo. Lando Norris arranhou o muro e perdeu a chance de fazer volta rápida. Lewis Hamilton, que estava sendo eliminado, conseguiu só no final se colocar na última etapa da classificação. Saíram no Q2: Oscar Piastri, Nyck De Vries, Alexander Albon, Lance Stroll e Valteri Bottas.
No Q3, Verstappen precisou tirar tudo do carro pra superar Fernando Alonso na última volta. Leclerc e Esteban Ocon também fizeram voltas muito rápidas, mas foram superados pelo holandês no final. De acordo com os comentaristas do "Bandsport", os últimos minutos do treino foram os mais emocionantes das classificações da temporada.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)
RomanceUm esbarrão no aeroporto irá mudar totalmente a vida de Lewis e Carol.