Primeiro treino livre
Sergio Pérez bateu, começou a chover forte e Carlos Sainz também colidiu. Tudo isso nos 50 minutos iniciais do primeiro treino livre do GP da Hungria, nesta sexta-feira, que foi de pouca ação na pista e adoção dos pneus intermediários no Circuito de Hungaroring. Na retomada da sessão, George Russell anotou a melhor volta de 1m38s795, superando Oscar Piastri e com Lance Stroll em terceiro.
As atenções deste fim de semana estão voltadas para a RBR, que trouxe seu primeiro pacote de atualizações do ano, e para a AlphaTauri, que dá as boas vindas a Daniel Ricciardo - substituto de Nyck de Vries. Max Verstappen, Sergio Pérez e Ricciardo sequer marcaram tempo, e Yuki Tsunoda, colega do australiano, foi 12º dentre os 13 pilotos que abriram volta já perto da bandeirada
A sessão começou, de cara, com uma rodada de Sergio Pérez que terminou acertando a barreira de pneus da curva 5 após pisar na grama atravessar toda a área de escape. Sua RBR perdeu a asa dianteira e o treino foi paralisado por alguns minutos, ainda sem voltas registradas.
A chegada de uma leve chuva no reinício, perto dos 15 minutos iniciais do treino, impediu que a ação fosse retomada na pista. Antes que todos os pilotos recolhessem para os boxes à medida em que a precipitação aumentava, Valtteri Bottas chegou a rodar na curva 12, embora sem consequências maiores
Após 20 minutos sem movimentação na pista, Lewis Hamilton foi o primeiro a testar os pneus intermediários, mas logo retornou à garagem da Mercedes. Ocon, Sainz, Albon, Leclerc, Magnussen, Piastri, Norris repetiram o breve passeio do heptacampeão já na metade final do treino.
Quando restavam 18 minutos para a bandeirada, Bottas abriu volta com os pneus intermediários e anotou o tempo de referência de 1m47s787. Sargeant e Albon passaram na frente do finlandês, com o novato da Williams anotando 1m46s838. Porém, outra bandeira vermelha: dessa vez foi Carlos Sainz, que rodou na curva 3 e ficou preso na grama
Os fiscais conseguiram empurrar sua Ferrari de volta pra pista, com a aleta da asa dianteira quebrada. E restando menos de dez minutos no cronômetro, boa parte do grid decidiu encarar as condições da pista. Alonso chegou a marcar a melhor volta mas foi superado por Russell nos dois minutos finais.
O britânico da Mercedes viu Piastri passar à sua frente com meio segundo de vantagem e 50 segundos no cronômetro, mas anotou a melhor volta uma segunda vez, 0s7 mais rápido que em sua tentativa anterior. Na bandeirada, Piastri bateu a volta do rival. Entretanto, o giro final de Russell ajudou a recuperar a liderança.
Segundo treino livre
A chuva do primeiro treino deu trégua e, enfim, os carros puderam aproveitar nesta sexta-feira todos os 60 minutos do segundo treino livre do GP da Hungria, no Circuito de Hungaroring. A melhor volta da disputa foi anotada por Charles Leclerc, com 1m17s686 - apenas 0s015 de vantagem para Lando Norris. Pierre Gasly pôs a Alpine em terceiro lugar
Dessa vez, a RBR perdeu seu posto de protagonista. Superada a volta inicial anotada por Logan Sargeant da Williams, Norris e Leclerc anotaram as melhores voltas da sessão. O britânico da McLaren registrou o tempo que valeu a liderança provisória perto da metade final do TL1; já o piloto da Ferrari, perto dos 20 minutos restantes.
A equipe austríaca esperou quase 20 minutos para liberar seus pilotos dos boxes. Sergio Pérez, que bateu no início do primeiro treino, chegou a fazer o sexto tempo do treino e Verstappen apareceu na segunda colocação. Porém, limitaram-se a poucas voltas e aproveitaram para testar tanto o pacote de atualizações que inclui sidepods remodelados e um assoalho novo, quanto a versão antiga do carro.
Semelhantemente, as Mercedes não registraram tempos competitivos na sessão, optando por focar em verificar o ritmo de corrida. George Russell se recolheu aos boxes nos 15 minutos finais e Lewis Hamilton, que chegou a ocupar o quarto lugar, sofreu com falta de aderência nos compostos médios quando simulava voltas de prova.
A McLaren, que vem de pódio com Norris no GP da Inglaterra, teve um problema para se preocupar apesar do bom desempenho do britânico: seu colega, Oscar Piastri, passou quase meia hora nos boxes com problemas em seu assoalho. Seu MCL60 chegou a ser desmontado, mas o novato se juntou ao resto do grid nos seis minutos finais do TL.
Os pneus macios impulsionaram os resultados da Williams, Alpine, AlphaTauri, Haas e Alfa Romeo. Logan Sargeant, da Williams, estabeleceu a referência de tempo no começo do treino, embora àquela altura, ainda houvessem pilotos calçando médios.
Além dele, Valtteri Bottas chegou a fazer o segundo melhor tempo com os compostos médios e permaneceu no top 10 ao longo do treino, acompanhado por Guanyu Zhou. Depois que Verstappen assumiu a liderança provisória, a AlphaTauri pulou para primeiro com Yuki Tsunoda. Nico Hulkenberg também passou na frente do bicampeão da RBR, e Lance Stroll fez o quarto melhor tempo, na ocasião.
Já nos momentos finais da sessão, o top 5 tinha Pierre Gasly, Tsunoda e Ocon, além de Hulkenberg e Bottas em sexto e sétimo lugares respectivamente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)
RomanceUm esbarrão no aeroporto irá mudar totalmente a vida de Lewis e Carol.