Primeiro treino livre
A prometida chuva chegou com força nesta sexta-feira ao Circuito de Spa-Francorchamps, palco do GP da Bélgica, e afetou as atividades do treino livre único. Carlos Sainz apostou nos pneus intermediários e fez 2m03s207 como a volta mais rápida da disputa, cuja paralisação após batida de Logan Sargeant foi estendida pelo mau tempo. Oscar Piastri e Lando Norris, da McLaren, foram segundo e terceiro mais rápidos.
Por causa da chuva, a volta foi quase 18s mais lenta que o tempo registrado pelo próprio espanhol da Ferrari no TL1 de 2022. Cinco pilotos (Logan Sargeant, Lance Stroll, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Max Verstappen) ficaram sem tempo de volta.
Sendo esse o único treino do fim de semana, o temporal complicou a situação das equipes em relação ao ajuste dos carros para as duas classificações e as duas corridas do fim de semana - com uma prova sprintOs primeiros a se arriscarem na pista molhada foram Alexander Albon e Lewis Hamilton, seguidos depois por outros rivais. Do grupo de seis pilotos abrindo volta, o piloto da Williams era o único de intermediários contra pneus de chuva forte, e foi ele quem registrou o melhor tempo da sessão.
Após dez minutos de inatividade na pista o tempo do piloto da Williams foi superado por Charles Leclerc, que usava pneus de chuva e depois, Lando Norris, de intermediários. Já perto da metade da sessão, Carlos Sainz passou na frente da dupla.
A pista molhada propiciou uma série de deslizes, começando com Alexander Albon na chicane da Bus Stop; Pierre Gasly também escapou da pista no mesmo trecho. Depois foi a vez de Guanyu Zhou passar reto na reta Kemmel, bater fraco em uma barreira de proteção e retornar ao traçado pela grama.
Por fim, Logan Sargeant acionou a primeira bandeira vermelha da etapa, depois de escapar na Les Combes e tocar a barreira de frente. O treino ficou parado por 17 minutos, em partes devido ao aumento da chuva.
Circuito mais longo da F1 com 7,004 km de extensão, Spa-Francorchamps possui retas longas e muitas curvas rápidas, o que significa que as equipes buscarão velocidade nessas retas em detrimento da estabilidade nas curvas, principalmente as mais lentas. Para isso, é necessário que os carros estejam sobre menor influência da chamada pressão aerodinâmica (downforce)
Ela é responsável por "grudar" o veículo na pista e, consequentemente, aumenta o efeito da resistência do ar, que "empurra" os carros para trás e os deixa mais lentos. Por isso, os times trouxeram para a etapa asas traseiras de baixo downforce; que podem ser menores e com alguns cortes.
Além disso, a Mercedes anunciou mais um pacote de atualizações para seu W14 neste fim de semana, trazendo novos sidepods (as laterais do chassi) e assoalho. A Alpine, que já havia testado uma asa dianteira nova no GP da Inglaterra, também instalou um novo assoalho em seu carro. Por sua vez, a Aston Martin fez modificações em seu assoalho.
Classificação para domingo
Charles Leclerc conquistou nesta sexta-feira sua segunda pole position de 2023, na classificação do GP da Bélgica. Mas seu tempo de 1m46s988 não foi o melhor do dia: Max Verstappen anotou 1m46s168, com 0s8 de vantagem para o rival; porém, perde cinco posições no grid por exceder o limite de quatro trocas de caixa de câmbio e larga em sexto. Sergio Pérez e Lewis Hamilton fecham top 3
A sessão foi realizada na sexta, ao invés do sábado, por causa da mudança no formato do fim de semana causada pela corrida sprint - a terceira de 2023. O formato consiste numa corrida curta que concede pontos extras aos oito primeiros colocados
Leclerc já havia largado da pole no GP do Azerbaijão, em abril. Ao todo, o piloto da Ferrari soma 20 poles em sua carreira. Verstappen, por sua vez, está há duas provas consecutivas fora do primeiro lugar no grid inicial; na Hungria, ele foi superado por Lewis Hamilton, embora tenha vencido a prova.
Sergio Pérez, por sua vez, faz sua segunda aparição consecutiva no top 10 após cinco GPs sem chegar ao Q3. No fim de semana passado no Circuito de Hungaroring, ele partiu em nono e chegou em terceiro lugar na prova. Quem chegou perto de desbancar Leclerc e Verstappen foi Oscar Piastri, mas o australiano não se saiu bem em sua tentativa final, já na bandeirada.
Daniel Ricciardo, que havia se destacado com um 13º no grid inicial da Hungria em seu retorno à F1, no último domingo, não teve a mesma sorte na Bélgica: o australiano da AlphaTauri teve sua volta deletada no Q1 e ficou apenas com a 18ª colocação na disputa.
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
O marco do segmento foi estabelecido por Lewis Hamilton, superado por Verstappen e Sainz. O bicampeão da RBR virou o jogo e abriu quase 1s sobre o rival da Ferrari com sua nova tentativa, a quatro minutos para a bandeirada. Hamilton, porém, voltou a ocupar a liderança com 0s091 sobre holandês, provisoriamente batido por Pérez na bandeirada. Por fim, Max passou na frente de ambos.Yuki Tsunoda, Valteri Bottas e Fernando Alonso se salvaram da zona de eliminação com suas voltas finais, quando o cronômetro zerou. De igual forma, Charles Leclerc garantiu a ida ao Q2 e de quebra, superou a volta rápida de Verstappen. Daniel Ricciardo chegou a fazer o sexto tempo mas teve seu giro deletado por limites de pista e acabou em 19º
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Hamilton foi novamente o primeiro a registrar volta rápida, superado por Verstappen. E com sete minutos restando no cronômetro os pneus de pista seca, macios, começaram a entrar em jogo. Mas se a pista secou, ainda não foi suficiente para evitar que Esteban Ocon batesse lateralmente na barreira da curva 9, quebrando sua asa dianteiraPérez fez a melhor volta já no minuto final do Q2. Porém, foi despencando na classificação enquanto Piastri assumia a ponta; Tsunoda, Hamilton, Stroll, Alonso e Leclerc garantiram a ida ao Q3 na bandeirada. Verstappen saiu do top 10 mas, com seu giro final, subiu para décimo, quase arriscando a eliminação. Em 13º, Kevin Magnussen bateu no mesmo trecho que Ocon no fim do segmento.
Q3 - 12 minutos e definição da pole
As primeiras voltas só começaram a aparecer quando restavam sete minutos para a bandeirada, com Piastri líder. Ele foi superado por Leclerc, que tinha 0s1 de vantagem sobre Verstappen. No minuto final, todos os dez pilotos retornaram à pista.
O piloto da Ferrari fez o melhor tempo no segundo setor da pista, foi superado por Piastri no mesmo trecho mas se recuperou com o tempo no final do traçado. Piastri anotou a terceira melhor volta, e Verstappen passou na frente do trio, embora o resultado não valesse a pole para o holandês
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)
DragosteUm esbarrão no aeroporto irá mudar totalmente a vida de Lewis e Carol.