Primeiro treino livre
Imbatível, Max Verstappen começou o fim de semana do GP da Espanha com o pé direito. Testando componentes novos da RBR e diferentes gamas de pneus, o bicampeão liderou do início ao fim o primeiro treino livre desta sexta-feira. Ele anotou 1m14s606 para superar o colega Sergio Pérez, da RBR, por 0s7. O terceiro lugar foi de Esteban Ocon, que conquistou seu primeiro pódio de 2023 ao chegar em terceiro no GP de Mônaco no domingo passado
O que mais chamou atenção na abertura dos trabalhos na Catalunha foram as atualizações nos carros. A pista, que sediou até 2022 a pré-temporada da F1, foi ansiosamente aguardado pelos times com pacotes aerodinâmicos por ser uma pista ideal para verificações. Isso se dá pelo circuito ser fixo e combinar curvas de alta e baixa, o que ajuda no panorama para outras sedes da temporada.
AlphaTauri, Williams, Aston Martin (asa dianteira e bico) e Mercedes (difusor) fizeram ajustes de menor grau para o fim de semana. A líder RBR fez as primeiras grandes modificações em seu carro, e a Ferrari trouxe um novo sidepod (saída de ar lateral) para o piloto da "casa", Carlos Sainz. As equipes ainda testaram os protótipos de pneus mais resistentes que a fornecedora da F1 trará no GP da Inglaterra.
O top 10 da sessão tem sete equipes diferentes, com Alpine e AlphaTauri - equipe "irmã" da RBR - puxando o pelotão intermediário, enquanto a Ferrari perdeu terreno no decorrer do TL1. Abaixo de Verstappen, o segundo ao 17º colocado andaram no mesmo segundo. No fim, Charles Leclerc, Alexander Albon e Pérez testaram o ritmo de corrida com pneus médios.
A RBR fez ajustes nas beiras do assoalho e trouxe um difusor atualizado com inspiração do design de equipes rivais - segundo relatório da própria F1. A Ferrari também mudou sua asa traseira e o assoalho. Já o novo sidepod da escuderia deixou de parecer com uma "banheira", e agora está mais horizontal. Charles Leclerc não recebeu, ainda, a atualização.
A Aston Martin e a Alfa Romeo utilizaram rakes (grades sensoras), enquanto Ferrari e McLaren fizeram uso do flow vis (tinta viscosa que verifica o fluxo de ar no veículo). Os elementos são importantes ferramentas de verificação de dados dos carros. A pentacampeã de construtores e a McLaren, porém, relataram alto grau de porpoising/boucing, os temidos saltos.
A Mercedes iniciou seu treino com os pneus médios, mas não obteve um desempenho tão superior com eles, tendo Lewis Hamilton como o mais rápido em décimo - a 2s2 de Verstappen, com os mesmos compostos
Depois, a octacampeã de construtores aderiu aos pneus protótipos, sem tempos bons também. No fim da sessão, Hamilton calçava os médios novamente e Russell manteve-se com os compostos de teste.
Com dez minutos restando no cronômetro o jovem britânico adotou os pneus macios e fez o oitavo melhor tempo, mas a distância para Verstappen foi grande: 1s1. Na bandeirada, ele terminaria a sessão no décimo lugar
Segundo treino livre
Os pequenos problemas nos ajustes da RBR relatados na sessão livre da manhã parecem sanados. Max Verstappen ditou o ritmo a ser batido no segundo treino livre do GP da Espanha, nesta sexta-feira, e anotou 1m13s907 em sua melhor volta. Ele sustentou 0s1 de vantagem sobre Fernando Alonso, e 0s2 para o giro de Nico Hulkenberg, que pôs a Haas em terceiro lugar. Os tempos dessa vez foram mais apertados; os 17 primeiros andaram no mesmo segundo
A sessão que encerrou o primeiro dia de atividades em Barcelona foi menos movimentada. Mas diferente da manhã, Sergio Pérez acabou perdendo um espaço ocupado provisoriamente por Carlos Sainz (Ferrari), Alonso e até Hulkenberg, que anotou tempos competitivos calçando pneus macios
O resultado também confirma outras tendências do primeiro treino, como a queda de rendimento da Ferrari, a aparição mais morna da Mercedes - que pôs George Russell em oitavo lugar - e a força da Alpine e Aston Martin, que foram top 6 no TL1. Os pneus protótipos voltaram a ser testados, mas Nyck De Vries, Logan Sargeant e Russell ocuparam as últimas colocações com o composto de testes.
O piloto da Mercedes chegou a relatar a chegada da chuva no fim da sessão. Porém, a precipitação não passou de algumas gotas quando o cronômetro estava perto dos cinco minutos finais. A previsão para o domingo da corrida é de chuva.O único incidente do TL2 foi provocado pelo britânico; ele acabou na brita da curva 10, ao se desviar da McLaren de Oscar Piastri que o atrapalhou na pista.
Hamilton colocou pneus macios quando o cronômetro estava perto de alcançar 30 minutos. A primeira volta do heptacampeão com pneus macios rendeu só o oitavo lugar, embora a diferença para o tempo de Verstappen fosse menor, 0s8.
Depois, ele ainda conseguiu diminuir a desvantagem em 0s2 - e não foi o único, já que quando restavam dez minutos até a bandeirada, os 17 primeiros estavam no mesmo segundo que Verstappen O bicampeão deu 11 voltas com pneus médios e depois de uma simulação de corrida positiva, retornou aos macios. Nos últimos oito minutos, outros rivais também aderiram aos pneus.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)
RomanceUm esbarrão no aeroporto irá mudar totalmente a vida de Lewis e Carol.