46. Miami

123 6 0
                                    

Primeiro treino livre Miami

De 19º para 1º, George Russell surpreendeu no primeiro treino livre do GP de Miami, nesta sexta-feira. O britânico da Mercedes chegou a sofrer com problemas de direção que o tirararam da pista por boa parte da sessão e só aderiu aos pneus macios no minuto final, rendendo-lhe 1m30s125. Acompanhado de Lewis Hamilton, ele tirou Max Verstappen do top 3, completado por Charles Leclerc.

Calçando pneus duros, Verstappen rodou em sua primeira tentativa, na curva 1, mas conseguiu estabeleceu o tempo a ser batido com menos de dez minutos no cronômetro e dominou a ponta da tabela por praticamente toda a sessão. Ele ainda recuperou a liderança após Carlos Sainz e Nico Hulkenberg assumirem a liderança provisoriamente

Quem mais chegou perto de Max na primeira parte do treino, de fato, foi Leclerc. Também calçando compostos de faixa branca no começo do TL, o monegasco ficou a 0s7 do rival. Concluída a metade inicial da sessão, surgiram os primeiros de pneus macios. Nico Hulkenberg pulou para o primeiro lugar, até Verstappen também seguir a estratégia dos rivais e anotar 1m31s054, na ponta.

Verstappen diminuiu 0s5 de seu tempo, no retorno da sessão após uma batida de Hulkenberg. Leclerc recuperou a vice-liderança com 11 minutos no cronômetro, quando a maioria do grid também aderiu aos pneus macios; foi superado por Sainz, porém, deu o troco no colega da Ferrari.

Incidentes

O primeiro erro do treino veio de Nyck de Vries. Sob alerta na AlphaTauri, o holandês rrodou entre as curvas 11 e 12 ainda nos minutos iniciais da sessão e acionou uma amarela provisória. Por ter ficado na "contramão", ele chegou a ser investigado por direção perigosa, mas os comissários dispensaram o lance.

A única bandeira vermelha da sessão veio com 26 minutos no cronômetro: Hulkenberg perdeu a direção e rodou na curva três, batendo no muro lateralmente. Após a retomada do treino, já com sete minutos para a bandeirada, Pierre Gasly e Alexander Albon rodaram na curva 17.

Escondendo o ouro?

Hamilton chegou a passear pela liderança antes de Verstappen acertar suas voltas, nos primeiros cinco minutos de treino, e foi quem mais se aproximou do holandês pouco antes de Leclerc se estabelecer como a segunda força da sessão. Mas Verstappen dobrou a vantagem que era de meio segundo para o heptacampeão.

A Mercedes manteve os pneus médios tanto de Hamilton quanto Russell, que ficou preso nos boxes após reclamar de problemas na direção ainda no começo do treino. Com o resto do grid calçando os macios, a dupla caiu para as últimas colocações, mas surpreenderam ao adotarem, enfim, os compostos de faixa vermelha. Primeiro, o heptacampeão foi para a ponta. Depois, George, que estava em 19º.

Segundo treino livre

Max Verstappen não deixou a liderança escapar desta vez. O holandês comandou as ações no segundo treino livre do GP de Miami e reafirmou a condição de favorito do fim de semana norte-americano da Fórmula 1. O bicampeão se mostrou veloz a cada saída de pista e não cometeu erros, deixando claro ainda que tem um ritmo fortíssimo para a classificação deste sábado (5). A melhor volta ficou em 1min27s930 — 0s385 melhor que Carlos Sainz, o segundo na folha de tempos. Charles Leclerc completou os três primeiros colocados.

Em um traçado totalmente recapeado, os pilotos dedicaram boa parte das ações ao trabalho de ‘limpeza da pista’ em busca de maior aderência, por isso a sessão foi marcada por escapadas de pistas e rodadas. A maior delas acabou sendo de Leclerc. O monegasco perdeu a Ferrari na curva 7 e bateu com força no muro nos minutos finais. A interrupção acabou atrapalhando as simulações de corrida.

No fim das contas, a Ferrari foi quem mais se aproximou da Red Bull novamente. Sergio Pérez fechou em quarto, logo à frente de Fernando Alonso e de um inesperado Lando Norris. Lewis Hamilton, em um dia de altos e baixos da Mercedes, terminou em sétimo. Lance Stroll, Esteban Ocon e Alex Albon formaram o top-10.

Os carros foram à pista de Miami sob temperaturas amenas para a segunda sessão desta sexta-feira (5). E coube a Valtteri Bottas abrir os trabalhos no circuito da Flórida. O finlandês foi seguido pelo companheiro Guanyu Zhou e os dois carros da Aston Martin. Mas não demorou para o traçado ganhar vida. Nesses primeiros minutos, a maioria optou por voltas com os pneus duros — a Pirelli escolheu a gama intermediária para a corrida americana. Ou seja, C2 (duros/brancos), C3 (médios/amarelos) e o C4 (macios/vermelhos).

O primeiro tempo competitivo foi alcançado por Max Verstappen. O líder do campeonato não encontrou dificuldades para virar 1min30s146, 0s6 melhor que o colega de Red Bull, Sergio Pérez. Pierre Gasly, Charles Leclerc e Alex Albon completavam os cinco primeiros. Instantes depois, o primeiro incidente: Kevin Magnussen rodou na entrada da apertada curva 14, mas nada demais para a Haas. Lewis Hamilton também quase perdeu a Mercedes no mesmo ponto. Importante lembrar que os organizadores recapearam o circuito para reduzir as ondulações vistas no ano passado. Por isso, a aderência foi o tema central deste primeiro dia.

Enquanto isso, Leclerc obteve uma volta limpa para registrar 1min29s497. A marca o colocou na ponta, com 0s1 de diferença para Verstappen. Carlos Sainz não foi capaz de reproduzir o desempenho do colega, mas se posicionou em quatro. A ponta logo passou para as mãos de Verstappen de novo. O bicampeão passou 0s117 melhor que o monegasco. Quase ao mesmo tempo, George Russell se meteu entre as Red Bull e Ferrari ao alcançar o quarto tempo. Neste momento, todo mundo já andava com os compostos amarelos.

Poucos segundos depois, Pérez suspirava de alívio por evitar um lento Nyck de Vries pelo caminho. “Oh, meu Deus!”, disse o mexicano no rádio. Mas não pode anular a bandeira preta e branca em seguida, por cruzar a linha da entrada dos pits. Foi nesse momento também que a liderança mudou de nome: Lando Norris colocou a McLaren na frente com 1min28s741, empurrado pelos pneus macios. O inglês foi seguido pelo parceiro de equipe, Oscar Piastri.

Enquanto isso, os mecânicos da Red Bull se debruçavam sob o carro de Verstappen nas garagens. O trabalho era para acertar também a proteção ao redor da cabeça do piloto. E logo tudo se ajustou. Max e muito outros voltaram à pista para a simulação de classificação. Portanto, todo mundo tratou de andar com os pneus macios vermelhos.

Verstappen atingiu 1min28s255 para retomar a liderança da tabela. E quem mais se aproximou do holandês foi Sainz. O espanhol da Ferrari foi apenas 0s060 mais lento e saltou para segundo, puxando Leclerc em terceiro. Pérez, Norris, Alonso, Hamilton, Lance Stroll, Esteban Ocon e Albon fechavam os dez primeiros. Max, porém, teve tempo ainda de baixar sua marca em um segundo giro, quando alcançou 1min27s930, impondo uma distância de 0s385 para o ferrarista #55.

E depois de liderar o treino livre 1, Russell se via em apuros no fim de tarde em Miami. O britânico da Mercedes aparecia apenas em 17º, com um déficit de 1s5 para os ponteiros. Lá na frente, a Red Bull iniciava a simulação de corrida, usando os pneus médios. A Ferrari, por outro lado, começou os trabalhos pensando na prova de domingo, lançando mão dos macios no carro de Sainz.

Quando restavam dez minutos para o fim da sessão, Leclerc escapou da pista em um desequilíbrio do carro ao entrar na curva 7 e meteu a Ferrari #16 no muro. Bandeira vermelha. A paralisação complicou a vida de quem vinha nos testes de ritmo de corrida, incluindo o próprio monegasco.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora