23. arábia saudita

175 8 0
                                    

Primeiro treino livre

Nesta sexta-feira, foi realizado o primeiro treino livre do GP da Arábia Saudita, a segunda etapa da temporada 2023 de Fórmula 1. No circuito de Jeddah, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, foi o mais veloz com o tempo de 1min29s617. Sergio Pérez e Fernando Alonso completaram o pódio, respectivamente.

No fim de semana passado, foi dada a largada para mais um ano de Fórmula 1. Verstappen levou a melhor e ficou com o primeiro lugar. Na sequência, Pérez completou a dobradinha e Alonso fechou as três primeiras posições, mesmo cenário deste manhã

E importante recordar que Charles Leclerc tomou uma punição de 10 posições no grid para a próxima corrida por conta de sua quebra no GP de Bahrein. Na pista, o piloto teve que usar um terceiro controle eletrônico após os outros dois sofrerem danificações.

Para 2023, o circuito de Jeddah trouxe algumas modificações no traçado e nas áreas de escape, visando aumentar a segurança da pista. Por isso, os pilotos não perderam tempo nos boxes, saindo rapidamente, mesmo com condições nada representativas em relação à classificação e corrida.

Após os 15 minutos iniciais de sessão, era Alonso quem liderava, com 01min31s262, de pneus macios. Em segundo, também com os compostos vermelhos, estava Pérez, enquanto Leclerc, Albon e Sainz completavam o top 5, os únicos a menos de 1s do espanhol. Hamilton era o sexto, com Russell em sétimo e Verstappen ainda não tinha tempo.

Quando a sessão chegava à metade, o top 3 era separado por menos de um décimo. Verstappen liderava com 01min30s484, apenas 0s015 à frente de Alonso, com Pérez em terceiro a 0s098, sendo os três de macios. Gasly e Ocon completavam o top 5, mas a mais de 1s4 de diferença com compostos médios.

Relembrando as edições anteriores, o tráfego se mostro um problema desde o começo da sessão, com vários pilotos reclamando sobre carros lentos na pista.

No  final, deu Max Verstappen. O holandês terminou a sessão na ponta com 01min29s617, 0s483 à frente de Sergio Pérez em segundo. Fernando Alonso foi o terceiro, a 0s698. Completaram o top 10: Lance Stroll, George Russell, Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Alex Albon e Yuki Tsunoda.

Segundo treino livre

Nesta sexta-feira, aconteceu o segundo treino livre da Fórmula 1 no Grande Prêmio da Arábia Saudita. O holandês Max Verstappen, atual bicampeão da Red Bull, liderou esta sessão com tempo de 1min29s603. Pela manhã, na primeiro trieno livre, Verstappen também foi o mais rápido, com sua melhor marca sendo 1min29s617.

Os tempos começavam a surgir na tabela de tempos e, sem surpresas, Max Verstappen estava na primeira colocação após dez minutos rodados em Jeddah. O bicampeão cravou 1min30s058, ainda bastante superior ao seu tempo da parte da manhã.

Com pouco mais de 15 minutos rodados no treino, a maioria esmagadora dos pilotos estavam nos boxes. A única exceção era Yuki Tsunoda, que ocupava a 15ª posição e estava a 1s9 de atraso para o ponteiro.

Desde a primeira sessão, a Ferrari vinha em ritmo bastante discreto nas ruas sauditas. Mais de 20 minutos já estavam rodados e enquanto Charles Leclerc era sétimo, Carlos Sainz aparecia apenas em décimo

Após a parada de mais cedo, a maior parte dos competidores na pista está fazendo suas voltas com os pneus macios. Tanto é que das dez primeiras colocações, apenas Verstappen, segundo, Esteban Ocon, oitavo, e Alexander Albon, décimo, estavam de médios.

Metade do treino completado e Verstappen, com o melhor tempo do final de semana até o momento, é o mais rápido. Alonso, Pérez, Stroll, Gasly, Nico Hülkenberg, Ocon, Leclerc, Sainz e Hamilton fechavam o top-10.

O tráfego não estava agradando muito os pilotos. Após Leclerc reclamar no rádio mais cedo sobre uma Haas em seu caminho, foi a vez de Russell xingar no rádio por ter sido atrapalhado durante sua volta.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora