124. México

43 6 0
                                    

Terceiro treino livre

De novo, deu a lógica neste início de atividades na cidade do México: Max Verstappen anotou o melhor tempo para lidar o terceiro e último treino livre do GP do México neste sábado, fazendo 1m37s886 nos pneus macios. Vindo de domínio nas duas sessões anteriores, o tricampeão da RBR andou na frente de Alexander Albon, da Williams, e seu colega de equipe Sergio Pérez.

Com os carros atrasando suas idas aos boxes, a Mercedes liderou o TL3 até os 22 minutos de treino, quando a RBR mandou Verstappen e Pérez para a pista. A partir daí, o tricampeão só manejou sua vantagem no treino, embora tenha sido provisoriamente superado por Alexander Albon, co-protagonista da primeira sessão livre do fim de semana

Com a pista vazia nos 20 minutos iniciais de treino, a Mercedes se destacou com os melhores tempos tendo Russell líder a meio segundo de Hamilton, seu colega de equipe. A dupla também estava à frente da Ferrari e McLaren, ambas adotando pneus macios.

Passados 22 minutos no cronômetro, as duas RBRs deixaram a garagem; já com os compostos mais macios, Pérez obteve um quarto lugar mas foi posteriormente desbancado pela nova tentativa de Charles Leclerc e, depois, Daniel Ricciardo. Verstappen foi segundo, a 0s073 de alcançar a liderança.

Perto da metade da disputa, Pérez se aproximou do colega de equipe, surgindo em terceiro. Depois, foi a vez de Verstappen saltar para a liderança com 0s2 de vantagem sobre o giro de Russell. Albon chegou a batê-lo provisoriamente quando restavam 15 minutos em pista. No entanto, Verstappen voltou a ditar o ritmo da sessão e fez a volta de 1m17s887, com 0s009 de vantagem para o rival.

Classificação

Foi por pouco, mas a Ferrari conquistou neste sábado do GP do México sua sexta pole da temporada 2023 com Charles Leclerc. O piloto de Mônaco surgiu no segmento final da sessão no Autódromo Hermanos Rodriguez e fez 1m17s166 em sua melhor volta, que não foi desbancada nem pelo colega Carlos Sainz - com só 0s067 de desvantagem - e tampouco por Max Verstappen, terceiro colocado

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados

Verstappen aparecia na liderança no começo do segmento com 0s4 de vantagem sobre Pérez. Posteriormente, com nove minutos sobrando no cronômetro, Ricciardo e Bottas apareceram em segundo e terceiro. Mercedes, Ferrari e McLaren optaram pelos compostos médios para suas duplas; com eles, Leclerc fez o terceiro melhor tempo, a 0s3 de alcançar o líder.

Apesar do bom começo, a Williams se viu na zona de eliminação nos minutos finais, com uma volta deletada de Sargeant por limites de pista. Albon conseguiu um nono lugar nos minutos finais mas Sargeant não teve a mesma sorte em sua última tentativa, interrompida por bandeiras amarelas.

Norris também ficou para trás, embora a McLaren tenha trocado seus pneus médios e os de Piastri por macios. Alonso chegou a rodar na zebra mas conseguiu avançar em décimo.

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados

Se Verstappen mais uma vez estabeleceu o marco do segmento, dessa vez era Piastri quem seguia o tricampeão, com 0s2 de diferença. Pérez, por sua vez, fez só o quarto tempo a quase meio segundo do colega de equipe, parando atrás de Russell.

Dos 15 pilotos que restaram, Verstappen foi o único nos boxes no minuto final. Com isso, Hamilton tinha terreno livre para superar sua volta mais rápida em 0s054, trazendo o colega Russell em terceiro lugar. Tsunoda, que larga do pit lane por trocar componentes de seu carro, ajudou Ricciardo com vácuo e, com isso, o australiano recebeu a bandeirada em quarto a 0s1 do giro de Verstappen.

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole

Pela primeira vez na sessão, a Ferrari saltou na frente do resto do grid, com Leclerc liderando tendo apenas 0s067 de vantagem sobre o companheiro Sainz. Verstappen, terceiro, queixou-se de ter arrastado o assoalho de sua RBR na zebra da curva 8.

No minuto final, com o retorno de todos os carros para a pista, nem Leclerc nem Sainz conseguiram melhorar suas voltas. Verstappen fez o tempo mais rápido no setor intermediário da pista mas não obteve o tempo necessário no último trecho e não alcançou Leclerc, mantendo-se em terceiro - a apenas 0s097 dele.

Hamilton entrou na mira dos comissários por acelerar sob uma bandeira amarela acionada por Fernando Alonso no segmento inicial, bem como Sargeant, que ainda teve uma ultrapassagem com Tsunoda que também será verificada pela direção de prova após a classificação.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora