Terceiro treino livre
Dando continuidade à evolução apresentada na segunda sessão do GP de Miami, Max Verstappen também liderou o terceiro e último treino livre da etapa, neste sábado. O holandês não chegou a sofrer com a concorrência dos rivais e chegou à marca de 1m27s535 após evoluir 1s5 em seu próprio ritmo, à frente de Charles Leclerc e Sergio Pérez.
O dia começou menos movimentado; passados cinco minutos iniciais, só sete pilotos estavam na pista, que foi lotando ao decorrer da sessão. Verstappen se sobressaiu de cara, chegando a anotar 0s6 de vantagem sobre Leclerc, então segundo colocado. O holandês melhorou sua própria marca em 1s5 ao longo do TL e não saiu mais da primeira colocação.Pérez acabou eclipsado pela concorrência da Ferrari. Carlos Sainz, liderou a sessão momenteanemente, mas apesar do esforço para reduzir a diferença entre RBR e a escuderia italiana em meio segundo, Verstappen tratou de mostrar a distância entre as duas equipes e ampliou a vantagem.
Leclerc acabou perdendo espaço, o que alçou o vice-líder do campeonato à terceira colocação. Entretanto, o monegasco superou o colega de equipe nos minutos finais. A diferença entre a dupla é de 0s184.
A Aston Martin e a Alpine surgiram como candidatas ao posto de terceira força da sessão nos 30 minutos iniciais, e foi a equipe de Esteban Ocon e Pierre Gasly que levou a melhor. O time de Fernando Alonso e Lance Stroll acabou perdendo espaço para as rivais do meio do grid; Alfa Romeo, Haas e Williams, integrando um top 10 diversificado, com George Russell na décima colocação.
A Alpine anotou tempos próximos aos da RBR apesar de estarem calçando compostos médios. Gasly surgiu em logo atrás de Pérez no terço final do TL, e no fim, a dupla se manteve em quinto e sexto lugar, com Ocon e Gasly, respectivamente.
Mercedes e McLaren, que começaram o fim de semana com perspectiva de melhora, não deram prosseguimento à evolução apresentada nesta sexta-feira; a octacampeã de construtores teve como melhor resultado provisório um sexto tempo, com Lewis Hamilton. Porém, foi Russell quem ficou à frente. McLaren, por sua vez, não saiu do fundo do grid.
Classificação
Sergio Pérez garantiu, na tarde desse sábado (6), a pole position para o GP de Miami, a quinta etapa de 2023. O resultado do mexicano veio após Charles Leclerc bater na parte final da classificação e impedir que outros pilotos melhorassem os respectivos tempos. E isso inclui Max Verstappen, que havia errado em sua primeira tentativa de volta rápida, e agora vai largar em nono. Fernando Alonso completa a primeira fila ao lado de Pérez.
Verstappen havia liderado os dois últimos treinos livres com sobra. E parecia que garantiria a pole com tranquilidade. Porém, a primeira volta do bicampeão no Q3 foi ruim. Quando o holandês partiu para a sua segunda tentativa de volta rápida, Leclerc bateu com dois minutos para o fim da classificação. A direção de prova decretou bandeira vermelha. Como não havia tempo o suficiente para os pilotos saírem dos boxes e abrir uma nova volta, a classificação foi encerrada mais cedo.
Para garantir a pole, Pérez anotou 1:26.841. Alonso, o segundo mais veloz, ficou com 1:27.202. Sainz foi o terceiro mais rápido, com 1:27.349. Magnussen (1:27.809) e Gasly (1:28.061) completam o top 5.
Esta é a segunda pole de Pérez em 2023 (a primeira foi na Arábia Saudita), a terceira da carreira na F1. Por outro lado, é também o segundo fim de semana seguido que Leclerc bate. E foram dois acidentes apenas em Miami, sendo o de hoje no mesmo lugar de ontem.
O acidente no fim da prova acabou até ofuscando a má fase da Mercedes. Se na sexta-feira, a equipe chegou a fazer a dobradinha no primeiro treino livre, hoje o cenário foi bem diferente. O carro mais bem colocado da equipe foi o de Russell, que garantiu o sexto lugar no grid. Já Hamilton foi eliminado ainda no Q2 e largará em 13º, a pior posição desde o GP de Emilia Romagna, quando piloto se classificou em 14º.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)
RomanceUm esbarrão no aeroporto irá mudar totalmente a vida de Lewis e Carol.