115. Qatar

49 5 0
                                    

Primeiro treino livre

A noite caiu no deserto catari após um belo entardecer já típico das provas noturnas da F1 e encerrou, nesta sexta-feira, o único treino livre do GP do Catar. Embora com uma aparição discreta, o postulante ao tricampeonato Max Verstappen ressurgiu nos minutos finais, com pneus macios, para anotar 1m27s428 e liderar a disputa. Superando não apenas Carlos Sainz e Charles Leclerc, o piloto da RBR enfrentou também as adversas condições da pista em Lusail, com muito vento e areia.

Russell, Verstappen e Alonso se revezaram no primeiro lugar ainda nos minutos iniciais, e Leclerc também surgiu para disputar as melhores voltas do treino quando a opção da maioria ainda era pelos pneus duros. O cenário se manteve assim, embora o bicampeão da RBR tenha perdido algum terreno e os giros mais rápidos concentraram-se nos pilotos da Aston Martin e Ferrari.

O monegasco recolheu o carro para os boxes após relatar barulhos estranhos em seu motor, mas pôde retornae com 28 minutos restantes na sessão, quando Alonso ocupava a liderança. Pouco depois, Piastri e Norris passaram na frente, com o calouro da McLaren assumindo o primeiro lugar provisório - separado em 0s061 do colega de equipe

Com 15 minutos para a bandeirada, Leclerc seguiu a estratégia do companheiro Sainz e colocou pneus médios, que o alçaram de volta à ponta da tabela. Os pneus macios surgiram já sob a noite em Lusail, a menos de dez minutos para o fim, com Logan Sargeant.

E quando o cronômetro apontava três minutos e meio para o fim oo treino, Verstappen anotou seu tempo de 1m27s428 na primeira volta com pneus macios, momento em que Alonso figurava na vice-liderança. De 14º a terceiro, Pérez acabou tendo sua derraeira tentativa superada pelos giros finais de Sainz e Leclerc também com os compostos de faixa vermelha.

Classificação para domingo

Cada vez mais perto do tricampeonato, Max Verstappen também deu nesta sexta-feira o primeiro passo rumo à vitória no GP do Catar. Com a volta de 1m23s778, o holandês faturou a 30ª pole position de sua carreira e a décima da temporada, garantindo a posição de honra na corrida de domingo à frente de George Russell. Lewis Hamilton, originalmente quinto, subiu para terceiro com a exclusão das voltas de Lando Norris e Oscar Piastri por limites de pista.

O fim de semana terá um formato diferente devido à corrida sprint, a ser realizada neste sábado; por isso a classificação tradicional foi promovida nesta sexta. E Verstappen depende de apenas três pontos na prova rápida para cravar seu terceiro título mundial no Circuito de Lusail.

O holandês da RBR dominou os três segmentos da disputa com sobras, superando facilmente a concorrência da McLaren, protagonista desta metade final da temporada, e a Mercedes, que foi ganhando força no decorrer da classificação desta sexta. No entanto, Max estará sozinho no top 10 do grid inicial deste domingo, já que Sergio Pérez teve sua volta deletada no Q2 e ficou apenas em 13º.

O problema dos limites de pista afetou outros pilotos na disputa: Sainz, Norris e Piastri tiveram voltas deletadas no decorrer do classificatório. O calouro da McLaren, em especial, protagonizou um momento curioso: após herdar o terceiro lugar no grid com a exclusão do giro de seu companheiro no Q3, foi avisado no meio da entrevista pós-sessão de que sua volta também foi deletada.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados

Verstappen teve o melhor tempo superado por Alonso e depois, Leclerc. A nova tentativa do holandês valeu a segunda volta mais rápida, o bicampeão da Aston Martin, porém, também seguiu melhorando e voltou a liderar. Já na metade do Q1, Ocon surgiu em segundo a 0s7 do espanhol, numa altura em que as Mercedes abriam suas primeiras voltas: Russell pulou para segundo e Hamilton, terceiro.

Nos minutos finais, Leclerc retornou provisoriamente à liderança até ser superado por Norris. Depois, Verstappen passou na frente de ambos, nos últimos 60 segundos. Hulkenberg e Albon se salvaram na bandeirada, com o anglo-tailandês eliminando seu colega da Williams, Logan Sargant.
Enquanto isso, Russell melhorou seu giro no fim, em quinto; Hamilton, porém, caiu para 14º no decorrer dos 18 minutos - apesar de ter garantido a passagem ao Q2.

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados

Gasly e Leclerc passearam pela liderança antes de Verstappen anotar o tempo a ser batido após quatro minutos da bandeira verde. Russell e Hamilton orbitaram o bicampeão com suas primeiras voltas rápidas logo em seguida.

E se as posições se mantiveram nos minutos seguintes, com menos de três para a bandeirada as McLarens ressurgiram para liderar e fazer o segundo tempo com Norris e Piastri, separados por apenas 0s039. O holandês da RBR, entretanto, passou na frente de ambos no minuto final, só para ter a volta derradeira superada por Hamilton na bandeirada.
Sainz, que chegou a abrir volta com cinco minutos restantes do segmento, abortou a tentativa e não conseguiu garantir-se no top 10 em seu giro final, a menos de 60 segundos para o fim. Ele acabou eliminado, em 12º, à frente de Sergio Pérez - que teve sua volta eliminada por limites de pista. Bottas conseguiu avançar ao Q3, desbancando Tsunoda por microscópicos 0s004

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole

Os quase 0s7 que Verstappen pôs na abertura do segmento sobre Norris reforçaram a vantagem do holandês, que não foi superado nem pelas tentativas iniciais de Hamilton, segundo, e Russell, terceiro.
No minuto final, pouco mudou: Norris e Russell mantiveram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, e foram sucedidos por Piastri. No entanto, o britânico da McLaren teve seus dois últimos giros deletado por limites de pista, caindo para décimo. Verstappen, já fora do seu carro na bandeirada, sequer abriu uma nova volta para efetivar sua 30ª pole da carreira.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora