119. Estados Unidos

53 6 0
                                    

Primeiro treino livre

Será que o GP dos Estados Unidos de 2023 vai repetir a história da edição passada, marcada por um duelo entre Max Verstappen e Lewis Hamilton? Ainda é muito cedo para saber. Mas os olhos do público se atentaram aos dois no treino livre único da etapa desta sexta-feira, liderado pelo holandês da RBR - com volta de 1m35s912 nos pneus macios. Charles Leclerc foi segundo e Hamilton, terceiro, prejudicado por um desfecho ruim no setor final de sua última volta.

Com pneus duros, Hamilton levou a melhor sobre Verstappen - embora a diferença entre eles tenha sido de apenas 0s1. Vale destacar que a Mercedes, equipe do heptacampeão, trouxe sua última grande atualização para o Circuito das Américas: um novo assoalho.

No entanto, outros pilotos despontaram nas posições da frente no decorrer do treino e, na hora dos compostos macios, nos sete minutos finais do TL, o cenário se inverteu e Max terminou na frente.

A etapa marcou ainda o retorno de Daniel Ricciardo ao cockpit da AlphaTauri após quase dois meses de ausência desde a sua fratura no metacarpo, durante o TL2 do GP da Holanda. O australiano andou a 0s3 de seu colega de equipe, Yuki Tsunoda, nos minutos iniciais. Porém, reduziu sua desvantagem para 0s1 ao longo da disputa.

Lance Stroll, 20º, teve um problema de superaquecimento em seu freio esquerdo e passou a maior parte do tempo nos boxes. Seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, também passou um bom tempo dentro da garagem; após mais de meia hora de treino, tinha dado só cinco voltas, a mesma quantidade que seu colega. Ele só retornou para a pista a 18 minutos para o fim, e foi 18º.

O único incidente da sessão foi uma baita deslizada de Oscar Piastri, que conseguiu evitar uma colisão após sair de traseira na curva 9. O calouro da McLaren ficou com o 19º tempo do treino.

Verstappen anotou a melhor volta com pneus duros após cinco minutos de sessão. Logo atrás dele, Norris, Hulkenberg e Bottas se revezaram na vice-liderança, que passou a ser ocupada por Hamilton: o heptacampeão ainda reduziu sua distância de 0s9 para Max e chegou a 0s044 do rival, depois de algumas breves variações nas posições - incluindo uma redução de Verstappen em seu próprio tempo

Lewis assumiu a liderança da disputa passados 19 minutos: também de compostos duros, anotou 1m37s394, a 0s1 do último tempo de Verstappen. Atrás da dupla, Norris conseguiu se recuperar e garantir a última vaga entre os três primeiros. Por sua vez, ele calçava pneus médios, que lhe permitiram ocupar o primeiro lugar do TL1 com volta de 1m37s256 e 0s1 mais rápido que Hamilton.

Os pneus macios surgiram aos 12 minutos da bandeirada quando Logan Sargeant, da Williams, anotou o quarto melhor tempo com eles, a 0s3 do giro de Norris. Depois dele, seu colega Alexander Albon, pulou para a liderança: a volta foi de 1m36s535, com 1s1 separando a dupla da equipe britânica.

Verstappen, porém, retomou a ponta a sete minutos para o fim, quando adotou os mesmos pneus. Leclerc e Pérez surgiram nas posições subjacentes, e George Russell foi de 18º para quinto com a mudança; depois, foi a vez de Hamilton subir para terceiro, a 0s2 do giro do líder. Apesar de ser o mais rápido nos setores 1 e 2 da pista, ele acabou errando no trecho final, comprometendo sua última tentativa.

Classificação para domingo

O GP dos Estados Unidos tem um quinto pole position diferente em suas cinco últimas edições: o mais novo deles é Charles Leclerc, que anotou 1m34s723 na classificação desta sexta-feira para faturar sua terceira pole de 2023. Ele contou, ainda, com a exclusão da volta de Max Verstappen, antes pole provisório e agora sexto no grid. Lando Norris e Lewis Hamilton completam o top 3.

A sessão desta sexta definiu as posições iniciais para domingo, dia da corrida principal. Isso porque o Circuito das Américas sediará a quinta corrida sprint do ano neste sábado

A disputa começou equilibrada, com Hamilton e Verstappen duelando pelos melhores tempos no Q1. No segmento intermediário, o holandês demostrou mais força; no entanto, sofreu com a concorrência de Leclerc, que surgiu competitivo também no Q3. Max ainda reverteu um erro que quase comprometeu sua volta final e voltou a liderar, mas teve o tempo deletado por exceder limites de pista.

Esta é a primeira pole de Leclerc no Texas; na atual temporada, ele também largou em primeiro na Bélgica e Azerbaijão. Ao lado dele em segundo lugar, Lando Norris vai começar uma prova na primeira fila pela terceira vez neste ano, repetindo o feito que alcançou também nos GPs da Inglaterra e Holanda. Esse será a 100ª corrida do britânico desde sua estreia na F1, em 2019.

A Aston Martin, que teve problemas nos carros de Lance Stroll e Fernando Alonso no treino que antecedeu a classificação, acabou eliminada ainda no Q1 com seus dois pilotos, fato inédito na temporada. A pior posição de Alonso havia sido um 10º lugar no GP do Japão, em setembro.

Daniel Ricciardo, de volta para a AlphaTauri após quase dois meses ausentes por uma fratura no metacarpo sofrida no GP da Holanda em agosto, ficou pelo Q2 e largará em 15º neste domingo, cinco posições atrás do colega Yuki Tsunoda.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados

O segmento se desenrolou como o primeiro treino livre: uma disputa entre Verstappen e Hamilton. Depois que Leclerc e Norris ocuparam a liderança provisória, o tricampeão da RBR anotou o melhor tempo, chegando a ser provisoriamente batido por Hulkenberg, Gasly e Sainz até retomar a posição, no minuto final. Bastaram, porém, 50 segundos para Hamilton saltar de 12º ao primeiro lugar.

Norris concluiu sua última volta logo depois do rival da Mercedes, com apenas 0s019 de diferença para ele. Ricciardo, Bottas, Tsunoda e Piastri se salvaram da eliminação no fim da contagem. No entanto, fim de conversa para as duas Williams de Albon e Sargeant, e a Aston Martin de Alonso e Stroll - dupla que já tinha tido problemas com os carros no TL1 horas antes.

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados

O segmento intermediário foi dominado inicialmente por Verstappen, que assumiu a ponta ainda nos primeiros seis minutos: para isso, ele superou a volta de Piastri por apenas 0s085. Mas uma nova peça surgiu na jogada quando a sessão retornou, a quatro minutos para a bandeirada: a Ferrari de Leclerc, que pulou para primeiro com 0s004 de vantagem sobre o holandês da RBR.

A escuderia italiana ainda pôs Sainz em quarto lugar, enquanto Hamilton acabou perdendo ritmo e salvou-se no fim da contagem ao pular de 12º para terceiro. Seu colega, Russell, foi de 11º para nono no encerramento da etapa, que ainda teve Yuki Tsunoda garantindo a vaga no Q3. Ricciardo, companheiro do japonês na AlphaTauri, foi eliminado e ficou com o 15º lugar no grid.

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole

Reforçando a boa aparição do segmento anterior, Leclerc voltou a aparecer na frente de Verstappen nos cinco minutos iniciais. Hamilton surgiu com o melhor tempo da pista no trecho intermediário - o suficiente para ocupar a vice-liderança. Mas, novamente, a porção final do traçado foi o calcanhar de Aquiles do britânico, que fez apenas o terceiro melhor tempo no treino livre por errar no mesmo ponto.

Verstappen não ficou nada feliz com seu desempenho na primeira parte do Q3 e queixou-se pelo rádio da RBR. Para piorar, uma travada lhe custou um tempo precioso no setor 1 da pista, no minuto final. E se ele conseguiu retornar à liderança com apenas 0s005 de vantagem sobre Leclerc com a nova tentativa, teve o tempo deletado por limites de pista. Hamilton não rendeu mais que o terceiro lugar em seu giro final; com isso, Leclerc foi confirmado como pole em Austin.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora