116. Qatar

37 5 0
                                    

[Classificação Sprint

Se todas as atenções na F1 estão voltadas para o potencial tricampeonato de Max Verstappen no GP do Catar, o prodígio da McLaren Oscar Piastri roubou os holofotes para si neste sábado, ao faturar a pole position da corrida sprint. Cravando 1m24s454 na bandeirada, o australiano se tornou o primeiro estreante a obter uma pole no formato, e ainda lidera a primeira dobradinha da equipe britânica no ano, com Lando Norris em segundo lugar. Verstappen é terceiro.

A melhor posição de largada do calouro de 20 anos era um segundo lugar no Japão, mês passado. Ele obteve o mesmo feito na classificação sprint da Bélgica este ano. A última vez da McLaren na posição de honra foi com Norris, na Rússia, em 2021; e a última dobradinha no grid inicial faz mais tempo ainda: GP do Brasil de 2012, com a pole de Lewis Hamilton tendo Jenson Button em segundo.

A sessão é válida apenas para a corrida sprint, cuja largada será logo mais, às 14h30 (horário de Brasília). Para a prova principal deste domingo, Verstappen já cravou a pole position e largará ao lado de George Russell, da Mercedes. Na classificação sprint, o uso de pneus médios novos é obrigatório no SQ1 e SQ2, mas é permitido calçar pneus macios gastos - ou novos - no SQ3

A classificação foi antecedida por um treino extra de dez minutos. Isso porque após o treino de sexta, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) avaliou que as zebras da pista, em forma de pirâmides, teriam risco de causar fissuras na parte interna dos pneus, por vibrações oriundas do impacto dos carros sobre elas e que podem levar ao colapso da borracha.

Para isso, um novo limite de pista foi introduzido nas curvas 12 e 13; o treino extra serviu para aclimatar os pilotos às mudanças e avaliar a situação. Ainda assim, a regra sacrificou alguns pilotos na classificação: Yuki Tsunoda (18º), Liam Lawson (14º) e Lewis Hamilton (12º) não chegaram ao SQ3 por terem suas voltas deletadas após excederem o traçado em vários pontos.

SQ1 - 12 minutos e cinco eliminados

Após sete minutos, com Russell na liderança, Verstappen superou a volta do britânico com 0s8 de vantagem em sua primeira tentativa, com todos calçando pneus médios novos. Norris também passou à frente do compatriota da Mercedes acompanhado por Piastri, que logo foi desbancado por uma nova volta do carro 63.

Hamilton teve seu giro deletado, retornando do quarto ao 11º lugar. Na bandeirada, porém, conseguiu fazer o sétimo tempo e carimbar a ida ao SQ2 no momento em que Russell assumiu a ponta. Lawson, Leclerc e Tsunoda foram os últimos a se salvarem. O piloto da AlphaTauri, entretanto, teve sua volta deletada na curva 13 - justamente as que entraram na mira dos comissários deste sábado.

Q2 - dez minutos e cinco eliminados

Norris estabeleceu o marco do segmento com 0s2 de vantagem sobre Verstappen. Hamilton, Zhou e Leclerc tiveram suas voltas iniciais deletadas por limites de pista; o monegasco e o heptacampeão, porém, fizeram o quarto e o nono tempos. Já o piloto da Alfa Romeo acabou na zona de eliminação sem uma volta rápida, com dois minutos restantes.

Na bandeirada, Russell ocupava o segundo lugar à frente de Pérez, que saltou para terceiro. Hamilton, porém, teve mais uma volta deletada e ficou com o 12º tempo em decorrência da exclusão. Lawson, que era 11º, caiu para 14º após também ter seu giro invalidado por limites de pista.

Q3 - oito minutos e disputa pela pole

Verstappen também não passou ileso e teve sua volta deletada, alçando Sainz à liderança na metade do segmento. Pérez passou na frente do espanhol logo em seguida, mas a dupla da McLaren, capitaneada por Norris, garantiu a dobradinha provisória com dois minutos restantes.

Leclerc teve sua volta deletada pelo menos duas vezes, ficando sem uma volta válida nos últimos 120 segundos da disputa e, em seguida, anotando só o sexto tempo. No minuto final, Verstappen cravou o terceiro lugar, ficando atrás de Norris, que escapou da pista na conclusão de seu último giro, e Piastri, que obteve sua primeira pole da sprint já na bandeirada.

Corrida Sprint

Piastri manteve a liderança após a largada, mas seu colega Norris, um dos envolvidos em uma disputa com quatro carros lado a lado na reta principal, perdeu a vice-liderança para Russell. Isso foi pouco depois dele ter passado Verstappen, que caiu de terceiro para quinto no começo da prova. O britânico da McLaren, por sua vez, despencou de segundo para o sexto lugar.

Com a retomada da disputa na terceira volta, Russell se aproximou de Piastri e deu o bote no calouro da McLaren, assumindo a liderança da prova. No entanto, não houve tempo para mais manobras: uma escapada de Logan Sargeant pela brita acionou mais uma vez o safety car à pista

Se a presença do carro de segurança auxiliou na conservação dos pneus macios adotados por Russell, Sainz, Leclerc, Esteban Ocon, Fernando Alonso e Pierre Gasly, no top 10, e de Lance Stroll, até então 13º, a vantagem não durou muito: nos três giros que se sucederam, os compostos de faixa vermelha começaram a perder rendimento.

Na décima volta, Piastri - de médios - colou no rival da Mercedes e recuperou a liderança na abertura do 11º giro, marcado ainda pela batida que tirou Pérez da prova e cravou com oito voltas de antecedência o tri de Verstappen.

O caminho para o título
Se ficou imóvel durante a primeira parte da corrida, Verstappen começou a se movimentar pelo grid a partir da volta nove, depois de ultrapassar Leclerc. No giro seguinte, o piloto da RBR deixou Sainz para trás, entrando na zona do pódio em terceiro lugar.

A posição já garantiria a Max seu terceiro título: ele precisava de apenas três pontos para sagrar-se tri da F1 e, em terceiro, levaria seis para casa. No entanto, o safety car acionado pela colisão de seu colega da RBR saiu da pista na 15ª volta. No giro seguinte, o holandês ultrapassou Russell com tranquilidade, assumindo o segundo lugar da prova.

Enquanto a situação já estava sob controle na parte da frente, as duas Ferraris não conseguiram a aproximação necessária de Russell para tentar ao menos a última vaga no pódio; a três giros para a bandeirada, Russell tinha pelo menos 1s1 sobre Sainz - este, por sua vez, separado de Leclerc por 0s6.

Para completar, a dupla ainda viu Norris efetivar uma ultrapassagem seguida da outra, em três curvas, na 17ª volta. Apesar do impulso, o britânico da McLaren só conseguiu a aproximação do compatriota da Mercedes na volta final, garantindo o terceiro lugar.

Logo atrás, Hamilton entrou na zona de pontuação ao aproveitar um erro de Gasly, e assumiu o oitavo lugar. O veterano da Mercedes havia largado em 13º e movimentado-se pouco antes do terceiro safety car, acionado por Pérez.

Na penúltima volta da corrida, o heptacampeão também ultrapassou Alonso, subindo para sétimo, e começou a pressionar Leclerc, para quem tinha menos de meio segundo de diferença. Perto da bandeirada, ele também deixou Sainz para trás e garantiu o quinto lugar na prova.

Verstappen tem 407 pontos na classificação do campeonato, abrindo 184 de vantagem sobre o vice-líder Pérez, que mantém seus 223 - com 172 em disputa até o fim do ano. Terceiro no Mundial de pilotos, Lewis Hamilton diminuiu em três pontos os 33 de diferença para Checo, de olho no vice-campeonato, e vai a 194. Na tabela de construtores, a hexacampeã RBR soma 630 pontos.

A prova teve apenas 19 voltas mas três intervenções do safety car nas 11 primeiras, com incidentes de Liam Lawson (AlphaTauri), Logan Sargeant (Williams) e, o último, numa colisão tripla envolvendo Sergio Pérez (RBR), Esteban Ocon (Alpine) e Nico Hulkenberg (Haas).

Além das paralisações com bandeira amarela, a corrida sprint também chamou atenção pela sobrevida dos pneus médios frente à limitada rapidez dos macios, que tornaram seus usuários alvo fácil já nos giros finais da prova - casos de George Russell, Carlos Sainz e Charles Leclerc, por exemplo.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora