Terceiro treino livre
Chove ou não chove? O terceiro treino livre do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 começou em clima de indecisão: com as pistas molhadas, mas não encharcadas, por causa das chuvas que caíram mais cedo, cada piloto precisou decidir se entraria em cena com pneus de chuva, intermediários ou até mesmo duros. No fim das contas, a chuva desabou faltando dez minutos para o fim do treino, e a partir daí valeram os tempos conquistados antes da pista ficar escorregadia e impedir voltas mais arrojadas: Max Verstappen foi o mais rápido do terceiro treino livre, com Charles Leclerc e Fernando Alonso completando o top 3.
O tempo de 1min23s106 anotado por Verstappen, no entanto, foi dez segundos mais lento em relação ao que Lewis Hamilton conquistou na sexta-feira (16/06), de 1m13s718, quando os pilotos treinaram em pista seca. A expectativa agora em relação à classificação, marcada para as 17h. Se a chuva forte que chegou ao fim do terceiro treino livre continuar, dificilmente haverá condições de os pilotos voltarem para as pistas. A classificação define as posições iniciais para a corrida deste domingo. Estaremos aqui a partir das 17h (horário de Brasília) para descobrir quem será o pole position no Canadá.
A Aston Martin de Fernando Alonso e a Alpine de Esteban Ocon chegaram equipadas com o novo pneu de chuva da fornecedora da F1. Esse composto, de faixa azul (pra chuva forte) foi lançado para o GP da Emilia-Romagna, cancelado devido às enchentes no Norte da Itália. E acabaram estreando nos treinos do Canadá. Esse novo tipo de pneu dispensa o uso de cobertores antes da sua instalação nos carros.
A pista estava escorregadia desde o início, levando vários pilotos a rodarem ou a fazerem passeios pela grama, casos de Carlos Sainz, Sergio Pérez, Esteban Ocon e Yuki Tsunoda.
No caso de Sainz, o piloto da Ferrari travou os pneus logo depois da reta principal, depois de tocar na linha branca da pista, e acabou sem o bico do carro: bandeira vermelha e interrupção dos treinos por sete minutos.
Na volta, faltando ainda 23 minutos para o fim do treino, a pista já tinha secado mais, gerando condições melhores para os pilotos evoluírem. A maioria permaneceu com pneus intermediários, mas os tempos foram melhorando um pouco. Foi nesse momento que Verstappen fez sua volta mais rápida, inclusive, a melhor de todo o treino. Mas o céu cinza mantinha a ameaça de mais água no ar
E ela caiu faltando dez minutos para o fim do TL3. Os carros foram voltando aos boxes, encerrando o treino antes mesmo de o tempo se esgotar.
Classificação
Max Verstappen (Red Bull) conquistou a pole position para o Grande Prêmio do Canadá, neste sábado (17), em Montreal. É a quinta pole do holandês em oito etapas na temporada 2023 da Fórmula 1.
O holandês chegou a assumir a primeira posição no Q3 ao marcar 1:27.059 na primeira tentativa. Depois de uma breve bandeira vermelha, melhorou o próprio tempo para 1:25.858 e assegurou a posição de honra.
Nas sete etapas anteriores, Verstappen já havia sido o pole em quatro ocasiões: Bahrein, Austrália, Mônaco e Espanha.
O segundo lugar na classificação ficou a uma surpresa: Nico Hulkenberg, da Haas, a 1.244 de Max Verstappen. Fernando Alonso, da Aston Martin, ficou em terceiro. Hulkenberg, porém, foi um dos vários pilotos que perderam posições após punições
A Mercedes fez uma boa apresentação, com Lewis Hamilton em quarto e George Russell em quinto. A McLaren, que colocou os dois carros no Q3, teve Lando Norris em sétimo e Oscar Piastri em nono - o australiano bateu logo no começo da última etapa da classificação e provocou uma paralisação, mas conseguiu registrar volta antes de abandonar.
Completando o Top 10, Esteban Ocon (Alpine) foi sexto, com Carlos Sainz (Ferrari) em oitavo e Alexander Albon (Williams) em décimo. O espanhol também punido por um incidente no Q1 e perdeu três posições, largando em 11º lugar.
A chuva colocou alguns candidatos ao Q3 em má situação. Charles Leclerc (Ferrari) e Sergio Pérez (Red Bull) caíram no Q2, respectivamente em 11º e 12º lugares. Lance Stroll (Aston Martin) também se complicou e terminou em 13º.
Pierre Gasly (Alpine) foi o 17º e caiu no Q1, mas saiu reclamando muito de Carlos Sainz, depois de tomar uma fechada em sua última tentativa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)
RomantikUm esbarrão no aeroporto irá mudar totalmente a vida de Lewis e Carol.