121. Estados Unidos

58 7 1
                                    

Corrida

Pelo terceiro ano seguido, Max Verstappen e Lewis Hamilton protagonizaram o GP dos Estados Unidos. Mas assim como em 2021 e 2022, foi o holandês da RBR quem levou a melhor no Circuito de Austin, vencendo a prova neste domingo após largar da sexta colocação e ainda segurar o rival nas últimas voltas. O piloto da Mercedes foi desclassificado três horas após a corrida por uma infração técnica, na prancha de seu carro. Com isso, Lando Norris e Carlos Sainz completam o pódio.

Com a desclassificação também de Charles Leclerc pelo mesmo motivo, a Williams pontua com seus dois pilotos, Alexander Albon (agora nono) e Logan Sargeant, décimo. Originalmente 12º, o americano da Flórida conquistou os primeiros pontos da carreira logo em sua primeira corrida em casa

Segundo o delegado técnico Jo Bauer, responsável por encaminhar a questão aos comissários, Hamilton e Leclerc infringiram o artigo 3.5.9.e do regulamento técnico da F1. O texto faz referência à espessura da prancha de madeira no assoalho, que deve ser de pelo menos 9mm.

Verstappen é o primeiro piloto a vencer em Austin largando fora da primeira fila desde que a pista estreou na F1, em 2012. Para seu 50º triunfo da carreira, contou com a antecipação de seu pit stop para chegar à vice-liderança; no braço, ultrapassou o então líder Norris e teve que conter a aproximação de Hamilton nos seis giros finais para tentar brigar pela vitória.

Depois de perder uma posição na largada, Hamilton se recuperou e chegou a liderar em dois momentos. No entanto, foi prejudicado por um pit stop de quase 4s na 21ª volta. Para voltar à briga, executou boas manobras sobre Leclerc e, já nos instantes finais, sobre Norris, assumindo a vice-liderança.

Nas últimas seis voltas, ele descontou pelo menos 3s5 da desvantagem de 5s que tinha para Verstappen, cerca de meio segundo a cada giro. Pressionado, Max conseguiu receber a bandeirada na frente - superando, ainda, um pit stop abaixo dos padrões de sua equipe na 36º volta.

Com o triunfo, Verstappen vai a 466 pontos na classificação. No Mundial de construtores, a já hexacampeã RBR soma 704 pontos.

Norris, originalmente segundo colocado, saltou para a liderança antes mesmo da primeira curva. Ele deixou para trás uma confusão envolvendo o pole position Leclerc, que caiu pra segundo; Sainz e Hamilton, que foi cercado pelos dois carros da Ferrari e perdeu a terceira posição para o espanhol.

Logo atrás de Hamilton apareceu Verstappen, que partiu em sexto e chegou perto de ultrapassá-lo com a bagunça na largada. O tricampeão da RBR não conseguiu sair à frente do rival, mas assumiu a quinta posição - que antes pertencia a George Russell. Este, por sua vez, despencou três posições no começo da prova, apesar de se recuperar já no giro seguinte e aparecer em sétimo.

Fernando Alonso e Lance Stroll, da Aston Martin, e Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, da Haas, largaram do pit lane após modificações em seus carros para a corrida. Do quarteto, Magnussen era o melhor colocado após a primeira volta, em 16º. Após dez voltas, porém, Alonso conseguiu sair ganhar três posições e assumir o 15º lugar.

Hamilton, rumo à liderança
Tudo começou na volta cinco, quando o heptacampeão passou Sainz e assumiu a terceira colocação. Na abertura do sexto giro, ele assumiria a vice-liderança com a ultrapassagem sobre Leclerc, que por sua vez, teve que manejar a aproximação de Verstappen até a inevitável manobra na 11ª volta entre as curvas 12 e 14.

À frente, o então líder Norris tinha 3s de vantagem para Hamilton, mas a diferença caiu para quase metade nas seis voltas seguintes: na 17ª, já era de 1s8. Neste momento, Verstappen foi o primeiro do top 3 a parar e voltou em nono, com pneus médios novos. No giro seguinte foi a vez de Pérez, Sainz, Norris e Tsunoda. Com isso, Hamilton assumiu a liderança provisória da corrida

Na volta 21 foi a vez de Hamilton parar e ceder a liderança provisória a Leclerc. Mas a troca do heptacampeão foi lenta, durando 3s6. Calçando agora pneus duros, ele caiu para quinto e, no decorrer, da prova, chegou a se queixar com a Mercedes pelo rádio do prejuízo causado pelo time.

Com o pit stop de Russell e Leclerc, Norris recuperou a liderança, tendo Verstappen em sua cola a menos de 1s e já preparando o terreno para a ultrapassagem nas quatro voltas que sucederam a reconfiguração. O tricampeão deu o bote na 28ª, na curva 12, e defendeu a posição obtida da retaliação de Lando. As mudanças haviam, ainda, alçado Hamilton de volta ao terceiro lugar.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora