24. arábia saudita

162 6 0
                                    

Terceiro treino livre

fim de semana do GP da Arábia Saudita, segunda etapa da F1 2023, caminha para um domínio completo da RBR - e de Max Verstappen. O holandês bicampeão repetiu o desempenho de sexta-feira, foi novamente o melhor e deu as cartas no terceiro treino livre, com volta de 1m28s485.

A Aston Martin foi novamente a segunda melhor equipe do grid, com Lance Stroll em quarto. Lewis Hamilton foi a Mercedes mais bem colocada, em quinto; Russell fez o 11º tempo.

Após passear pelas últimas colocações na sexta, a McLaren começou bem o sábado: Lando Norris foi o sétimo, com o novato Oscar Piastri logo na sequência. A Ferrari demorou a testar os pneus macios e viu Charles Leclerc registrar o sexto tempo no apagar das luzes; Carlos Sainz ficou em décimo.

A AlphaTauri teve apenas um de seus dois carros neste TL3. 17º colocado no segundo treino, Nyck de Vries ficou fora da sessão inaugural deste sábado após a equipe detectar uma falha na unidade de potência do holandês.

Com as primeiras voltas rápidas registradas, George Russell assumiu a liderança provisória do TL3, com 1m30s476 de pneus macios - uma vantagem de 0s016 sobre Lewis Hamilton. No seu giro inicial, e de pneus duros, Max Verstappen já ocupou o topo: 1m29s882.

Pierre Gasly, também de pneus macios, saltou à frente das Mercedes na vice-liderança, a 0s2 do giro de Verstappen. A primeira posição trocou de lado na garagem da RBR quando Sergio Pérez, de pneus macios, anotou 1m29s417.

Devido à estreiteza do traçado de Corniche, o tráfego foi novamente uma questão no TL3; Hamilton deu algumas voltas, mas teve dificuldade para anotar tempos. Russell fez o melhor primeiro setor, mas não conseguiu evoluir ao longo do giro e ficou em quinto

A menos de 20 minutos do fim, Hamilton saltou para quarto com giro de 1m29s819, se colocando entre as duas Alpine. As Ferrari ocupavam a 11ª e 12ª colocações com Leclerc e Sainz, respectivamente; os dois carros da escuderia calçavam pneus médios. Pelas câmeras onboard, os resquícios do porpoising (oscilações verticais) no SF-23 eram evidentes.

Pérez abriu nova volta de macios, melhorou a própria marca e passou a ocupar a liderança com 1m29s127. Logo na sequência, Verstappen reassumiu o topo com o primeiro tempo abaixo da casa de 1m29: 1m28s756 para o bicampeão, com 0s371 de vantagem sobre o companheiro.

Classificação

Assim como em 2022, Sergio Pérez fez o melhor giro em Jidá e ficou com a pole position para o GP da Arábia Saudita, segunda etapa da F1 2023. O piloto da RBR registrou 1m28s265, à frente das marcas de Charles Leclerc e Fernando Alonso. Esta é a segunda pole da carreira do mexicano, que faz sua terceira temporada pela equipe de energéticos.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Dos 20 pilotos do grid, 12 deixaram a garagem no início da regressiva, com unanimidade na adoção dos pneus macios. Sem nunca ter corrido na Arábia Saudita - fato que o diferencia dos demais calouros de 2023 - , Nyck de Vries rodou na primeira curva, sem danos. O holandês já havia ficado fora do TL3, com problemas na unidade de potência da AlphaTauri.

Logan Sargeant foi o primeiro a registrar tempo, mas teve a tentativa deletada por infração aos limites de pista. Nico Hulkenberg era, então, o líder provisório antes das voltas iniciais da RBR. Sergio Pérez assumiu a primeira colocação, mas logo foi superado em 0s5 por Max Verstappen, que marcou 1m28s761.

Charles Leclerc tomou a terceira posição de Hulkenberg, seguido de perto por Sainz. Pouco tempo depois, Russell e Hamilton dividiram as duas Ferrari, em quarto e quinto, respectivamente. Depois de rodar sozinho, Fernando Alonso registrou sua primeira volta, com a quarta melhor marca: 1m29s404.

Após colidir na curva 27 e danificar parte da suspensão, Norris não conseguiu voltar para o traçado a tempo e ficou em 19º. Sargeant ainda rodou na curva 22, parou na pista e foi o único sem tempo registrado. Alonso melhorou o próprio giro e subiu para terceiro; Stroll fechou a segunda fila da Aston Martin.

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Alonso estabeleceu o tempo a ser batido com 1m28s757, com 0s311 de vantagem sobre Leclerc; Stroll era o terceiro. Antes de anotar sua primeira volta "para valer", de tempo significativo, Verstappen relatou problemas na transmissão do RB19. "É como se não estivesse acelerando", disse o holandês; a equipe austríaca teve que recolher o carro, dando um fim precoce à classificação de Max.

A menos de 2 minutos para o fim do Q2, o top 3 era composto por Alonso, Pérez e Leclerc. George Russell, duas posições à frente de Lewis Hamilton, era o quarto com a Mercedes. Primeiro na zona de eliminação, em 11º, Sainz cometeu um erro na curva 2 e abortou a tentativa.
Com tempo para mais um giro, o espanhol da Ferrari abriu nova volta e subiu para quarto - após a bandeirada, Carlos se desculpou com a escuderia pelo "estresse desnecessário".

Pérez aproveitou a chance final no segmento e retomou a liderança para a RBR, com 1m28s635, impondo 0s122 de vantagem sobre Alonso. Ocon se colocou entre as duas Mercedes, em sétimo, enquanto Lance Stroll ficou com a quinta colocação.

Q3 - 12 minutos e briga pela pole position
Com Verstappen fora da jogada, Alonso registrou a primeira marca do Q3, mas Leclerc fez um giro melhor: 1m28s757. Na sequência, Pérez girou em 1m28s265, tirando o monegasco do topo - a volta ficou a 0s065 da pole de 2022, registrada pelo mexicano da RBR.

Russell fez a terceira melhor volta e tirou Alonso do top 3, mas teve que pedir à Mercedes para checar possíveis danos em seu W14 após passar pelas zebras da curva 10. Nos momentos finais, Stroll abriu volta com o melhor primeiro setor da pista e levou a Aston Martin ao delírio, mas não melhorou o giro. Hamilton também tentou mais uma vez, mas ficou com a marca estabelecida anteriormente.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora