120. Estados Unidos

41 5 0
                                    

Classificação Sprint

A primeira edição da corrida sprint em terras americanas terá o tricampeão Max Verstappen como pole position. O piloto da RBR faturou neste sábado a posição de honra para a etapa do GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas: anotou 1m34s538 em sua melhor volta, superando Charles Leclerc por apenas 0s055. Em uma sessão definida nos detalhes, Lewis Hamilton, a 0s069 do giro mais rápido do dia, completa o top 3.

A sessão definiu as posições de largada para a corrida sprint cuja largada será logo mais, às 19h deste sábado (horário de Brasília). E, diferentemente da classificação tradicional, ela é mais curta - com duração de 44 minutos - e obriga o uso de pneus médios novos no SQ1, SQ2, e de macios (usados ou não) no SQ3.

Se a classificação que definiu as posições de largada para o domingo, nesta sexta-feira, foi competitiva; o jogo virou na disputa deste sábado, que teve o tricampeão Verstappen dominando todos os três segmentos.

Quem surgiu para fazer frente aos melhores tempos dele foi Leclerc; Hamilton, protagonista do primeiro dia em Austin, apareceu menos dessa vez. No SQ3, anotou já sob a bandeirada a terceira volta mais rápida da sessão. Porém, foi apenas nono nos segmentos anteriores

SQ1 - 12 minutos e cinco eliminados

Leclerc passou na frente da primeira tentativa de Hamilton, que liderava o segmento após sete minutos desde a bandeira verde. Mas a melhor volta ficou com Verstappen, 0s3 mais rápido. Ele ainda manteve a vantagem apesar da última tentativa de Leclerc, que ficou a ínfimos 0s002 de superá-lo

Destaque para a volta de Alexander Albon, da Williams, que desbancou Carlos Sainz do terceiro lugar já no fim da contagem e que ficou a 0s2 do tempo estabelecido por Verstappen. O último a garantir uma vaga para o SQ2 foi Daniel Ricciardo, com a 15ª melhor volta do SQ1.

SQ2 - dez minutos e cinco eliminados

Dos oito pilotos com tempo registrado nos cinco minutos iniciais, Verstappen foi novamente o mais rápido, com 0s2 de vantagem sobre a volta anotada posteriormente por Leclerc. Os outros sete só abriram volta nos dois minutos restantes, no momento em que o líder do segmento acabou rodando de jeito ao entrar na curva 10 - sem mais consequências, entretanto

Do segundo grupo a fazer uma volta rápida, só Albon, Hamilton e Gasly conseguiram deixar a zona de eliminação provisória. No entanto, Alonso, Ocon e Ricciardo acabaram eliminados

SQ3 - oito minutos e disputa pela pole

Os dez carros restantes só tomaram a pista a 1m30 para a bandeirada, visando uma única tentativa. Verstappen ficou com o melhor tempo no segundo e terceiro setores da pista, enquanto Norris foi o mais rápido no início do traçado.

Com isso, Max saiu na frente com 0s1 de vantagem sobre o rival da McLaren, que ainda foi desbancado por Leclerc - este, separado do tricampeão por apenas 0s055. Logo em seguida, Hamilton recebeu a bandeirada com o terceiro melhor tempo, a apenas 0s069 do giro final do líder.

Corrida Sprint

A corrida foi tranquila, embora o tricampeão da RBR tenha tido um duelo acirrado com Leclerc, originalmente segundo no grid de largada, na primeira curva. Max também reclamou da dificuldade de controlar a traseira de seu carro nas voltas iniciais e, na visão de Hamilton, estava saindo do traçado. Mas até a sexta volta, ele mantinha uma vantagem de 0s9 a 1s na primeira colocação.

Essa diferença aumentou exponencialmente em mais de meio segundo a cada volta, até a bandeirada. Com o resultado, Verstappen segue o maior vencedor de provas sprints, introduzidas para conceder pontos extras aos oito mais rápidos em uma disputa rápida.

Com o triunfo, Verstappen somou oito pontos e vai a 441 no campeonato, cujo título já garantiu no GP do Catar. O vice-líder Sergio Pérez, soma 228; porém, vê o segundo colocado na sprint, Lewis Hamilton, diminuir a diferença para ele na classificação de 30 para 27 pontos. No Mundial de construtores, a hexacampeã RBR soma 669 pontos contra 334 da segunda colocada Mercedes

Se Verstappen conseguiu manter a vantagem da pole position na largada apesar da pressão do segundo colocado Leclerc, o monegasco não teve a mesma sorte e perdeu a vice-liderança da prova nas curvas seguintes para Hamilton.

Recuperação e mais punição
Punido com três posições no grid por atrapalhar Leclerc na classificação, Russell partiu do 11º lugar mas conseguiu retornar à oitava colocação na segunda volta. Na terceira, ele ultrapassou Piastri e assumiu o sétimo posto, mas foi punido em 5s por um toque com o calouro da McLaren.

Apesar da sanção, o piloto do carro 63 manteve a posição até encontrar-se com Sainz na 14ª volta de 19. Entretanto, teve dificuldades para ultrapassar o espanhol da Ferrari e viu Gasly passar em sua frente no fim. Considerando os altos e baixos na corrida, porém, Russell, consegui pontuar em oitavo lugar.

Piastri, por sua vez, ainda foi superado por Gasly e Albon entre as voltas cinco e sete. Até o fim da corrida, ele despencou de quinto para décimo.

De volta ao jogo

Ricciardo, em sua primeira corrida desde que sofreu uma fratura no metacarpo em treinos do GP da Holanda, há quase dois meses, largou em 10º. Porém, perdeu duas posições no decorrer da prova; na metade, o australiano se viu em uma disputa com Ocon e Stroll, que o ultrapassou e o fez cair para 13º. Já perto do fim da corrida, no entanto, recuperou a posição anterior e fechou a disputa em 12º.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora