Corrida
Antes mesmo de a corrida começar, ainda na volta de apresentação, Charles Leclerc perdeu o volante de sua Ferrari, rodou sozinho e bateu no muro. O piloto inicialmente achou que havia tido um problema hidráulico, mas depois teve outra explicação, ainda não divulgada, de sua equipe.
O lugar ao lado de Verstappen estava vazio. Leclerc tinha feito o segundo melhor tempo no treino de classificação e assegurado um lugar na primeira fila do grid, mas não conseguiu voltar para a prova após o acidente na volta de apresentação. Assim que foi dada a largada, Norris pulou de sexto pra segundo e Hamilton de quinto para terceiro. Mas a alegria durou poucos segundos.
Mais um acidente aconteceu, grave a ponto de interromper a prova ainda na primeira volta. Alexander Albon foi tocado de leve por Nico Hulkenberg e perdeu o controle do carro, encostando na roda de Magnussen. Com o choque, a Willams de Albon e a Haas de Magnussen rodaram e soltaram detritos por toda a pista. Um pneu de Albon se soltou e bateu na asa de Ricciardo, que foi muito prejudicada. A asa de Piastri também foi atingida por detritos.
Bandeira vermelha, fiscais e limpeza na pista. Para Albon e Magnussen, foi fim de prova. Mas Piastri e Ricciardo aproveitaram a paralisação para levar seus carros para os boxes, onde os mecânicos de McLaren e AlphaTauri trabalharam rapidamente. Os dois puderam voltar para a prova, mas, pelos ajustes que foram feitos, tiveram que largar do pit lane.
A nova largada aconteceu às 14h34. Hamilton se tornou alvo fácil de Norris ao frear e travar os pneus antes da curva 1. Norris passou para vice-líder da corrida, tendo largado em sexto lugar originalmente. Outro que largou bem foi Alonso, que ultrapassou Hamilton por dentro, roubando o terceiro lugar, atrás apenas do líder Verstappen e de Norris.
Nas primeiras voltas, Lando Norris colocou pressão séria em Verstappen. O piloto da McLaren deu calor no tricampeão e chamou a atenção do público. Max se defendeu bem e, em pouco tempo, mostrou ter mais carro e mais braço, abrindo volta a volta e se mantendo tranquilamente na liderança até o fim da prova.
Norris também não teve problemas para se manter na segunda posição, sendo pouco ameaçado durante a corrida. A briga mesmo foi pelo terceiro lugar, entre Perez e Alonso, e teve um final incrível.
- Foi muito boa (a corrida), não poderia ir muito melhor. Consegui um ritmo muito bom, assim como ontem. Hoje larguei melhor, fui de sexto para segundo, larguei muito melhor. Na segunda largada, fui mais agressivo. Foi o melhor que pudemos fazer. Max parece sempre ter algo a mais. A segunda colocação foi um belo resultado - comentou Norris.
Pneus da Mercedes
A fritada de pneus de Hamilton na largada foi o prenúncio de um problema que afetou as duas Mercedes. Os carros não renderam com pneus macios e também não conseguiram extrair o necessário dos pneus médios, após a parada para trocas na 20ª volta. Na volta 35, Hamilton reclamou que os pneus já estavam ruins depois de apenas 15 voltas. A falta de rendimento dos carros nas retas também era visível. No fim, o heptacampeão segurou o oitavo lugar a muito custo, enquanto seu companheiro de equipe não conseguiu nem terminar a corrida porque abandonou no meio da prova.No pelotão da frente, tudo parecia tranquilo e resolvido, com Verstappen na liderança, Norris em segundo e Alonso em terceiro. Mas Sergio Perez não estava satisfeito, e começou a perseguir Alonso. O espanhol se defendia como podia, com o mexicano a menos de um segundo de distância, botando pressão. O piloto da RBR então partiu para cima de Alonso na penúltima volta, ultrapassando o bicampeão e fazendo valer a força da equipe campeã do Mundial de Construtores. Mas Alonso não ia vender aquele pódio fácil não... O bicampeão mundial retomou a terceira posição na última volta, quase na chegada, com uma ultrapassagem espetacular, digna do grande piloto que é.
Foi o nono pódio de Alonso no Brasil, mas o primeiro nos últimos dez anos: em 2013, correndo pela Ferrari, ele também ficou na terceira colocação, com vitória de Vettel e Webber na segunda posição. Este ano, ele comemorou muito com os membros de sua equipe e com a torcida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)
RomanceUm esbarrão no aeroporto irá mudar totalmente a vida de Lewis e Carol.