Terceiro treino livre
A hora da despedida da F1 2023 vai chegando cada vez mais perto: na manhã deste sábado, a categoria concluiu seu terceiro treino livre do GP de Abu Dhabi e o último da temporada, com George Russell liderando. A melhor volta de 1m24s418 confirmou seu bom retrospecto nas sessões anteriores, especialmente no primeiro treino da etapa, que o britânico também comandou. Lando Norris e Oscar Piastri, da McLaren, completam o top 3 da disputa.
Com pouca força, a RBR foi alvo de queixas de Max Verstappen. O tricampeão se queixou de saltos (bottoming) no carro, que estava saindo de frente na sessão mesmo com os ajustes feitos pela equipe no decorrer do treino em sua suspensão. A melhor volta do holandês em todo o treino rendeu um segundo lugar provisório; ele, porém, ficou em 13º.
Com os pneus macios priorizados pelos pilotos, foi Russell quem surgiu com mais força no decorrer da sessão, mantendo uma larga vantagem sobre as RBRs que chegou a meio segundo. A equipe austríaca, por sua vez, ainda foi superada pelas duplas da Alpine, Williams e Mclaren - esta, surgindo com mais força no fim da disputa.
Chama atenção a diferença de Russell para seu colega da Mercedes, Lewis Hamilton: o heptacampeão recebeu a bandeirada apenas em 12º, sem tempos competitivos no decorrer do treino. Carlos Sainz, da Ferrari, foi outro com desempenho discrepante em relação ao companheiro: quando ambos tinham pneus macios no fim, o espanhol foi apenas 20º enquanto Leclerc anotou o quinto tempo.
Hamilton, Sainz e Pérez anotaram as primeiras voltas mais rápidas. Passados dez minutos, porém, só oito pilotos tinham algum giro registrado. Aos 15, foi a vez de Russell, que ainda aumentou a vantagem sobre Pérez posteriormente.
Terceiro, Verstappen acabou perdendo o posto para a dupla da Aston Martin, Stroll e Alonso. Porém, subiu para a vice-liderança e passou na frente de Pérez - mas a meio segundo de Russell, perto da metade do treino. Logo depois, Piastri surgiu em terceiro provisoriamente apenas para ser desbancado por Ocon e Gasly e, depois, Albon e Sargeant, nos últimos 15 minutos do treino.
Russell ampliou sua vantagem na ponta de 0s1 para 0s5. A dez minutos para a bandeirada, entretanto, viu Piastri retornar à terceira colocação e, dessa vez, trazendo Norris muito próximo: com apenas 0s095 de diferença para o piloto da Mercedes. Nos últimos cinco minutos, a Ferrari deu suas primeiras voltas com pneus macios, valendo um quinto lugar para Charles Leclerc e 19º para Sainz.
Treino classificação
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Verstappen anotou o tempo de referência com 0s2 de vantagem sobre Norris. O britânico da McLaren, porém, foi desbancado por Albon. E na bandeirada, Pérez conseguiu se salvar da eliminação ao fazer a segunda volta mais rápida, a apenas 0s049 de superar seu colega da RBR. Em terceiro aparecia Tsunoda, que havia batido a volta de Albon pouco antes.
Com o salto de desempenho de Pérez, entretanto, Sainz acabou eliminado em 16º, atrapalhado ainda pelo excesso de tráfego no traçado. Logan Sargeant, que teve sua primeira volta deletada por exceder limites de pista, não concluiu uma nova tentativa e também ficou pelo Q1.
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Verstappen e Norris passaram na frente também neste segmento, separados por 0s1. Dessa vez, entretanto, Pérez conseguiu garantir seu lugar na parte de cima da tabela desde o começo da etapa, apesar de Leclerc e Gasly surgirem à sua frente no minuto final.
Russell garantiu o quarto melhor tempo na bandeirada, quando o líder Verstappen já havia recolhido para os boxes. Já Hamilton, cuja tentativa inicial valeu apenas o décimo lugar, perdeu terreno e entrou na zona de eliminação provisória - de onde não conseguiu sair, ficando em 11º. Pelo rádio, o heptacampeão se queixou de que "há algo de errado com esse carro".
Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Verstappen também estabeleceu o tempo de referência, mas, dessa vez, tinha 0s3 de vantagem sobre Norris, cujo colega da McLaren, Piastri, desbancou Pérez da terceira colocação. Após sete minutos, Russell foi o último a finalizar sua volta, anotando o quarto melhor tempo provisório.
No minuto final, Norris não conseguiu melhorar sua própria volta e ainda foi superado pelo companheiro, Piastri. A dupla, porém, viu Leclerc saltar para a segunda colocação - mesmo que ninguém tenha conseguido alcançar o tempo de Verstappen, nem o próprio, que manteve sua volta original válida para a pole.
Russell, nono, subiu para o quarto lugar e Pérez retornou ao nono posto, tendo sua volta deletada por limites de pista.Pela terceira vez em 2023, Hamilton ficou fora do top 10 no grid de largada. Ele foi eliminado no Q2, obtendo o 11º tempo; chegou a flertar com a zona de eliminação no Q1, quando fez a 13ª volta até subir para nono na bandeirada. No segmento intermediário, porém, não deu para escapar; o heptacampeão ainda reclamou do desempenho de seu carro no rádio, quando estava na pista.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)
Roman d'amourUm esbarrão no aeroporto irá mudar totalmente a vida de Lewis e Carol.