Primeiro treino livre
Embora os olhos dos devotos fãs mexicanos no Autódromo Hermanos Rodríguez se voltem para Sergio Pérez, foi o colega dele, Max Verstappen, quem começou o GP do México com o pé direito nesta sexta-feira. O tricampeão anotou 1m19s718 em sua melhor volta para liderar o primeiro treino livre, tendo Alexander Albon, em segundo, como co-protagonista. Pérez, por sua vez, foi terceiro.
A fornecedora de pneus da F1, Pirelli, trouxe um protótipos de compostos C4 (o segundo tipo mais macio) para testagem na disputa, que ainda contou com cinco pilotos da Fórmula 2 substituindo os titulares da F1 na Haas, AlphaTauri, Alfa Romeo, Mercedes e Alpine.
Verstappen sobrou nos 60 minutos de disputa e manteve-se na liderança com os pneus de teste, médios e macios. Mas o tricampeão da RBR dividiu o protagonismo da sessão com Alexander Albon, um dos primeiros a abrir volta com os compostos protótipos, no início do treino, e que manteve-se como o segundo carro mais rápido à frente de Pérez, colega de Verstappen e piloto da casa.
A primeira volta do tricampeão da RBR rendeu só o segundo tempo, quando Albon liderava e ainda ampliou sua vantagem em 1s. Max, porém, reverteu a diferença em meio segundo com 11 minutos de treino, quando ambos calçavam os pneus protótipos.
Cinco minutos depois, era Pérez que liderava com pneus médios. No entanto, Verstappen passou na frente do colega de equipe ao adotar os mesmos compostos - tendo 1s3 de vantagem. Albon voltou a ameaçá-lo perto da metade inicial da sessão, a 0s004 de superar o tricampeão.
Mas foi Lando Norris que o fez, de pneus macios, quando restavam 25 minutos para o fim da disputa. Novamente, porém, Verstappen descontou a diferença de 0s008 para o piloto da McLaren e, em sua primeira tentativa de macios, passou na frente com meio segundo de vantagem, mantendo-se na liderança mesmo com a última volta rápida de Albon a 12 minutos para a bandeirada.
Segundo treino livre
Repetindo o desempenho do primeiro treino livre do GP do México, Max Verstappen fechou esta sexta-feira na frente ao liderar também o segundo treino, com a volta de 1m18s686. O tricampeão da RBR superou Lando Norris, com 0s1 de vantagem, e Charles Leclerc, terceiro colocado. Assim como no TL1, os pilotos testaram um protótipo dos pneus C4, a segunda gama mais macia na F1
George Russell (Mercedes), Pierre Gasly (Alpine), Kevin Magnussen (Haas), Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri) retornaram aos seus carros após cederem os assentos para jovens pilotos das academias de suas respectivas equipes no TL1.
Após sete minutos da bandeira verde, Verstappen aparecia na ponta com 0s024 de vantagem sobre Norris, ambos com os pneus de teste. Alexander Albon saiu na frente dos dois pilotos, mas Verstappen recuperou a dianteira em sua primeira volta rápida com pneus médios - ainda no terço inicial do TL. Atrás dele, Leclerc surgiu posteriormente, também de médios, com 0s1 de diferença.
As posições começaram a mudar a partir dos 25 minutos de sessão: primeiros a adotarem pneus macios, Piastri e Albon saltaram respectivamente para o primeiro e segundo lugares. Com os mesmos compostos, Sargeant foi de 18º para oitavo.
Logo depois, Norris, Verstappen, Ocon, Hamilton e Hulkenberg aderiram à mesma borracha, modificando também as primeiras colocações: Verstappen voltou a liderar, à frente de Norris e Hamilton, com Ocon e Piastri fechando o top 5 na metade do TL. Já perto dos 26 minutos finais, era Leclerc quem aparecia como o terceiro mais rápido, a 0s2 do giro do líder.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)
RomanceUm esbarrão no aeroporto irá mudar totalmente a vida de Lewis e Carol.