80. Inglaterra

99 4 0
                                    

Terceiro treino livre

Ao invés de ser mais uma sessão dominada por Max Verstappen, o terceiro treino livre do GP da Inglaterra deste sábado teve como líder Charles Leclerc, fazendo 1m27s419 e apostando nos pneus macios para barrar o tempo do rival da RBR. Ele ainda contou com a chuva para impedir a recuperação do bicampeão; cenário que também ajudou Alexander Albon - mais uma vez no top 3 - e Fernando Alonso a manterem-se como os três mais rápidos da disputa. Max foi oitavo colocado

A sessão começou com Verstappen na frente, mas a Mercedes pareceu ganhar força para surgir na disputa com a Ferrari pelas melhores voltas - até então abaixo da RBR, considerando que a equipe alemã e a escuderia italiana utilizaram pneus macios contra os médios da líder do campeonato.

Superada a volta de Max, dessa vez foi Leclerc quem se manteve por mais tempo com a melhor volta, depois que a Ferrari recebeu a primeira de duas exceções para mexer em seu carro pela noite por causa de uma falha elétrica que o tirou do TL2.

Perto da metade da sessão os pneus macios aproximaram os tempos de volta; Gasly, Albon e Alonso passaram pelo top 3, com o tailandês da Williams mantendo-se mais perto de Leclerc. Aí, a chuva prometida para o fim de semana chegou, e com isso os intermediários foram aparecendo após cinco minutos sem ação na pista. Com eles, porém, os tempos de volta aumentaram de 20s a um minuto.

Max começou a sessão na frente, com pneus médios; as Ferraris chegaram a 0s1 do bicampeão utilizando os macios, mesma escolha de compostos da Mercedes, que saltou para segundo com Hamilton e quarto com Russell nos dez minutos iniciais.

Sainz superou o tempo de Verstappen em 0s3, com Leclerc em segundo. O holandês, Russell, Stroll e Pérez se revezeram nas posições subsequentes enquanto o piloto de Mônaco desbancava Hamilton na melhor volta recém-registrada com meio segundo de diferença nos mesmos compostos.

Max, Leclerc, Sainz, Russell e Pérez voltaram para a pista nos últimos dez minutos com intermediários, seguidos por quase todo o grid - exceto Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, já que a Alfa Romeo optou por mantê-los nos boxes, com Zhou ainda sofrendo problemas no sistema de recuperação de energia.

Porém, os tempos de volta cresceram muito devido ao tipo de pneu e a chuva, e o passeio serviu apenas como referência para a possibilidade de chover na classificação.

Classificação


Segue o líder! Max Verstappen conquistou neste sábado a pole position do GP da Inglaterra. No entanto, a protagonista da classificação foi a McLaren, que quase obteve a posição de honra no grid inicial com Lando Norris - superado já na bandeirada pelo bicampeão da RBR - e pôs Oscar Piastri em terceiro. A volta mais rápida de Max valeu 1m26s720, com 0s2 de vantagem sobre Norris

O giro final de Verstappen, porém, veio quando era o britânico da McLaren o mais rápido do Q3, na bandeirada. Lando havia registrado seu melhor tempo no fim da regressiva, desbancando o giro originalmente estabelecido pelo piloto da RBR

Max conquistou sua 27ª pole da carreira; a sétima da temporada e a quinta consecutiva desde Mônaco - a três de igualar o recorde de oito poles sucessivas, estabelecido por Ayrton Senna entre 1988 e 1989.

Com os sete primeiro separados por menos meio segundo, a sessão foi excepcionalmente competitiva, com bons desempenhos da Ferrari, que já havia mostrado força ao longo dos treinos livres; Williams, que deu um salto de performance; e até McLaren e Mercedes, que ainda se viram inconsistentes no começo do fim de semana.

A equipe alemã, porém, não conseguiu tempos tão bons no segmento final. George Russell foi sexto e Lewis Hamilton, sétimo.

Depois de perderem força nos treinos, Norris e Piastri anotaram com os melhores tempos nos três segmentos - o britânico chegou a liderar o Q2. Já o australiano, novato na temporada, largará pela primeira vez na carreira na segunda fila. Além disso, o time conseguiu avançar com seus dois pilotos ao Q3 pela quarta vez em 2023.

O oitavo lugar de Alexander Albon não correspondeu à surpresa da Williams neste fim de semana, mas reforça a boa fase do tailandês. Ele esteve entre os três mais rápidos nos treinos e contou até com a companhia do colega Logan Sargeant durante a classificação - embora o calouro tenha ficado em 14º.

Correndo em casa, as duas equipes britânicas trouxeram atualizações para Silverstone; a McLaren trocou a asa dianteira, bico e suspensão traseira sucedendo um pacote na Áustria. Já a Williams modificou seu carro no Canadá e para a Inglaterra, trouxe novas asas traseiras e dianteiras.

Embora tenha acabado com o jejum de três corridas sem pódio no fim de semana da Áustria, Sergio Pérez amargou sua quinta eliminação precoce consecutiva em classificações; foi 16º na sessão deste sábado, ainda no Q1.

Hamilton deu um grande susto na Mercedes na abertura do Q1 ao rodar na brita da curva Stowe; porém, conseguiu voltar pra pista. Enquanto isso, Verstappen estabelecia o marco do segmento mas foi superado por Alonso em 0s7, bater Stroll pela vice-liderança e teve Leclerc passando em sua frente.

Russell desbancou Alonso momentaneamente até o bicampeão retaliar. Depois dele, Max voltou a fazer o melhor tempo. Restando três minutos, Magnussen parou no meio da curva Stowe convocando uma bandeira vermelha. O segmento recomeçou dez minutos depois com um "duelo" entre Verstappen e Hamilton por espaço na pista; antes, o bicampeão trocou sua asa dianteira após bater no pit lane.

Quem não perdeu tempo para abrir volta foi Albon, que teve sua volta anterior (12º) deletada por limites de pista e corria risc. E foi ele quem anotou o melhor tempo, superado por Norris, quando as duas Mercedes se salvaram. Já Pérez era 15º quando foi o primeiro a deixar o pit lane; no entanto, sua volta foi insuficiente e ele caiu para 16º, por 0s019.

Bottas acionou uma amarela no fim da etapa, parando sua Alfa Romeo na beira da pista. No pit lane, ainda durante a vermelha, Oscar Piastri teve que desacelerar para evitar colidir com Nyck de Vries, que foi liberado de forma insegura de seus boxes pela AlphaTauri

Norris anotou a melhor volta (1m29s427) em um segmento mais competitivo, tendo Gasly atrás dele. O britânico acabou superado por Alonso, Leclerc e por fim, Albon - este a 0s1 do bicampeão da Aston Martin.

Originalmente nono, Sargeant caiu pra último após ter sua volta deletada; Stroll também foi punido. A cinco minutos para a bandeirada, Piastri pulou pra ponta barrando o tempo de Verstappen por 0s003. A dupla viu Hamilton anotar a volta mais rápida de 1m28s545 e, depois, Norris retornar pra ponta. Leclerc fez o segundo tempo no minuto final até Sainz e Albon o passarem, e Max liderar à frente de Piastri.

O segmento final começou com Hamilton estabelecendo o tempo a ser batido, mantendo-se à frente de Albon e Alonso. Verstappen, porém, já chegou "pondo ordem na casa" e bateu o rival por 0s6. Piastri superou as duas Ferraris com o terceiro tempo, enquanto Norris fez só a décima melhor volta.

Na bandeirada, Leclerc fez apenas o segundo melhor tempo atrás de Verstappen. Norris, porém, deu um susto no bicampeão da RBR ao obter a pole provisória enquanto o holandês ainda concluía sua tentativa final; porém, Max conseguiu se recuperar e fazer 1m26s720 pra cravar de vez sua pole.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora