107. Singapura

66 6 0
                                    

Primeiro treino livre

A viagem da F1 pela Ásia e Américas após a conclusão da temporada europeia em 2023 começou nesta sexta-feira com o primeiro treino livre do GP de Singapura. A diversificada sessão terminou com Charles Leclerc na frente após um longo período com Lando Norris, da McLaren, na liderança. Calçando pneus macios, o piloto da Ferrari anotou 1m33s350, com Carlos Sainz garantindo uma dobradinha da escuderia a apenas 0s078 de sua volta. Max Verstappen foi o terceiro mais rápido.

Norris dominou boa parte do treino com a melhor volta nos pneus médios à frente de rivais da Ferrari, Mercedes e RBR, que optaram pelos compostos duros em praticamente dois terços da sessão. O britânico da McLaren chegou a ser momentaneamente superado por Carlos Sainz, Charles Leclerc e Lewis Hamilton, mas fez valer a diferença entre os tipos de borracha e voltou a ditar o ritmo da sessão

Os pneus macios, que mudaram o cenário do TL, só surgiram praticamente nos 20 minutos finais: Gasly foi o primeiro a adotá-los e foi elevado à vice-liderança. Depois foi a vez de Kevin Magnussen, que anotou o quarto tempo provisório, e Oscar Piastri.

A partir daí, Norris e Sainz seguiram a estratégia e saltaram para a ponta, sucedidos por Russell e Hamilton. Pérez surgiu em terceiro lugar, até Leclerc assumir a liderança definitiva do treino. Verstappen ficou a 0s1 dele, mas acabou desbancado por Sainz nos dez minutos finais da disputa.

Segundo treino livre

A tendência em todos os 14 GPs de F1 até aqui é de dominância da RBR de Max Verstappen. Mas ao menos nesta sexta-feira que abre o GP de Singapura, só deu Ferrari: o time fez uma dobradinha com Charles Leclerc na primeira sessão livre e, agora, com Carlos Sainz no segundo treino. O espanhol anotou 1m32s120 nos pneus macios, desbancando o companheiro por 0s018. George Russell foi terceiro.

Terceiro colocado no TL1, Verstappen apareceu pouco em Marina Bay: perto da metade do treino, tinha apenas o nono tempo. Seguindo o movimento do resto do grid ao trocar os compostos médios pelos macios na parte final da disputa, o bicampeão subiu para sétimo, mas recebeu a bandeirada em oitavo, depois que Sergio Pérez passou em sua frente também usando os compostos macios.

Fosse com pneus médios ou macios, a Ferrari não saiu do topo praticamente em momento algum. Sainz estabeleceu o marco da sessão após seis minutos com 1m34s150. Sucedido por Leclerc, o espanhol teve sua volta superada pelo compatriota Fernando Alonso. Porém, o ferrarista passou na frente mais uma vez.

Leclerc também desbancou o bicampeão da Aston Martin - separado do colega de equipe por 0s4 -, embora o veterano tenha ganhado sua posição provisoriamente com a nova tentativa. Depois de algum período nos boxes, Sainz foi o primeiro a puxar a fila dos pneus macios com 32 minutos restantes no relógio.

Apesar do novo giro do colega, Leclerc, o espanhol manteve-se na liderança com só 0s018 de vantagem. A disputa pelo posto de terceira melhor volta, entretanto, seguiu: Alonso foi superado pelo giro de Lewis Hamilton. E se nos minutos seguintes o bicampeão conseguiu passar na frente do rival, ele teve sua volta batida pelo segundo giro de George Russell com os compostos macios.

Alexander Albon, da Williams, passou praticamente todo o treino nos boxes. Com apenas cinco voltas registradas até a bandeirada, o anglo-tailandês teve uma suspeita de pane em sua unidade de potência .

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora