102. Monza

48 6 0
                                    

Terceiro treino livre

Confirmando o favoritismo na briga pela pole position do GP da Itália, a Ferrari se sobressaiu em mais uma sessão no seu quintal, no Autódromo de Monza. A equipe liderou o terceiro treino livre deste sábado com Carlos Sainz, que fez 1m20s912 nos minutos finais para superar Max Verstappen - embora o espanhol tenha tido um pequeno incidente com Oscar Piastri. Lewis Hamilton é terceiro.

O treino foi dominado em grande parte pela RBR e marcado também pelo salto de desempenho da Mercedes que equiparou-se ao rendimento geral da Ferrari no fim de semana. A equipe alemã chegou a passar na frente da escuderia, provisoriamente, para rivalizar com a rival austríaca.

O time da casa, porém, saltou para a ponta com Sainz quando restavam seis minutos para a bandeirada. Depois, foi a vez de Leclerc fechar sua participação no treino com o quarto melhor tempo, a meio segundo do colega de equipe.

Apesar da evolução da Mercedes, Verstappen ainda conseguiu manter uma vantagem de 0s4 para Hamilton. A líder do Mundial, por outro lado, tem pouco tempo para resolver problemas no carro de Sergio Pérez, que se ausentou da pista na parte final do TL3 com vazamento de óleo.

Diferente das outras sessões, boa parte do grid optou por iniciar o TL3 com pneus macios. Mas se mudaram os compostos, a RBR conseguiu facilmente superar as voltas iniciais estabelecidas por Lando Norris, com Sergio Pérez e, depois, Verstappen - ainda nos primeiros 15 minutos.

Max ainda conseguiu descontar 0s2 de sua própria volta. Logo atrás, a Ferrari encontrou mais concorrência: a Mercedes evoluiu em comparação com os tempos das sessões anteriores, revezando-se com a italiana nas posições adjacentes até consolidar-se de vez no top 3 com Hamilton, a meio segundo do marco da disputa.

Com 14 minutos restantes até a bandeirada, a octacampeã de construtores anotou 1m21s453 com Hamilton para assumir a liderança do treino. Pouco antes, Russell pulou do 11º para o terceiro lugar com seu novo giro - ambos, ainda, nos compostos macios.

No entanto, Verstappen voltou para a ponta com 0s4 de vantagem sobre o heptacampeão, pouco antes da Ferrari fechar a sessão na frente. Primeiro, com Sainz, cuja diferença para o holandês foi de apenas 0s084. Por fim, Leclerc avançou para a quarta colocação em seu giro final.

Classificação

Maior detentora de pole positions no Autódromo de Monza, a Ferrari conquistou neste sábado a 24ª no quintal da própria casa, levando a melhor com Carlos Sainz na classificação do GP da Itália. Sob aplausos dos fervorosos tifosi, torcedores da escuderia, o espanhol anotou 1m20s294 em seu melhor tempo já sob a bandeirada para superar Max Verstappen por apenas 0s013. Também piloto da escuderia, Charles Leclerc foi terceiro.

Capitaneada por Sainz, a Ferrari confirmou o bom desempenho das sessões livres; o espanhol esteve no top 3 de todas, liderando a segunda e terceira. A equipe ganhou ainda mais força com os pneus médios no segmento intermediário, e os macios no Q3. O piloto do carro 55 não partia da posição de honra desde o GP dos Estados Unidos, em outubro de 2022.

A disputa foi regida por uma regra que reduziu o número de pneus para o fim de semana e determinou o tipo de composto para cada segmento: pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3. Diferente do teste anterior na Hungria, não houve tantas surpresas entre os dez primeiros colocados exceto por Alexander Albon, sexto colocado em sua sexta visita ao Q3 em 2023.

Apesar dos altos e baixos na atual temporada, a Ferrari já contava com uma súbita melhora em Monza devido às características da pista, de baixa carga aerodinâmica (downforce), que atenuou os problemas do SF-23.

Quem perdeu ritmo, por outro lado, foi a Mercedes: se a equipe não teve dificuldades em chegar à disputa pela pole com George Russell e Lewis Hamilton, o heptacampeão não conseguiu repetir o bom desempenho do colega - quarto colocado - e fez apenas o oitavo tempo do dia.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados

Com pneus duros obrigatórios, o segmento começou com Albon na ponta após a volta de Verstappen ser deletada. O piloto da Williams chegou a ser superado por Pérez, até o bicampeão da RBR retornar à liderança com oito minutos restantes no cronômetro. Até então, Sainz, Leclerc e Alonso completavam o top 5.

Norris, porém, se colocou entre a dupla da Ferrari; Piastri, por outro lado, teve seu giro deletado e entrou na zona de eliminação. Na bandeirada, Leclerc desbancou Pérez pelo segundo lugar e, dos últimos cinco colocados, Bottas, Piastri e Sargeant se salvaram. As Alpines de Esteban Ocon e Pierre Gasly não tiveram a mesma sorte, entretanto.

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados

Os pneus médios mandatórios ajudaram a impulsionar Sainz, que superou a marca estabelecida por Verstappen nas primeiras voltas rápidas do segmento - sob aplausos dos tifosi em Monza. Leclerc ficou atrás do bicampeão, com o terceiro melhor tempo. Destaque ainda para Albon, em quarto lugar.

A Mercedes, porém, só conseguiu por Russell no top 10; Hamilton fez apenas o 12º tempo, queixando-se da falta de aderência e ser atrapalhado por Pérez quando abria volta. Os 15 remanescentes voltaram para a pista juntos com dois minutos restantes

Equipes como Alfa Romeo e Ferrari instruíram seus pilotos a ultrapassarem rivais para completar as voltas finais; Hamilton escapou da eliminação, passando em quinto lugar; Piastri, foi oitavo. Leclerc superou a volta de Sainz por 0s014 até, por fim, Verstappen deixar a dupla para trás.

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole

Leclerc e Sainz passaram na frente das duas RBRs com seus giros iniciais do último segmento, munidos com os pneus macios. Verstappen chegou a ter sua primeira volta afetada por um deslize na curva 5, onde passou com as rodas esquerdas na brita. Ele, porém, conseguiu manejar e evitar piores desdobramentos.
A decisão veio no minuto final, com todos os dez pilotos na pista: Verstappen, Leclerc e Sainz abriram suas voltas finais juntos com desempenhos parecidos. O monegasco terminou na frente, tendo seu tempo desbancado pelo bicampeão da RBR. No entanto, Sainz se saiu melhor com os tempos no segundo e terceiro setores da pista e faturou a pole. Do carro, foi direto para a torcida italiana.

Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)Onde histórias criam vida. Descubra agora