Primeiro treino livre
A oitava etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 não começou do jeito esperado. O primeiro treino livre do GP do Canadá foi cancelado nesta sexta-feira por conta de problemas de transmissão, que fizeram com que os pilotos ficassem dentro dos boxes por quase 50 minutos.
A falha aconteceu logo no início do treino, quando o carro de Pierre Gasly apresentou defeitos e paralisou a prova. Mesmo depois do veículo ter sido retirado, a bandeira vermelha continuou erguida no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal
Faltando cerca de 10 minutos para o tempo acabar, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) informou que o treino estava sendo cancelado por conta de erros no sistema de segurança de câmeras. Por conta disso, o TL2 teria 30 minutos acrescidos para compensar a pausa.
Nas pistas, o finlandês Valteri Bottas foi quem fez a melhor volta, com 1m18s728, seguido por Lance Stroll e Fernando Alonso. O holandês Max Verstappen fez o quinto melhor tempo, enquanto o inglês Lewis Hamilton teve que voltar aos boxes logo depois da bandeira vermelha.
Segundo treino livre
Depois do cancelamento do primeiro treino livre do GP do Canadá por problemas nas câmeras de circuito interno do Circuito Gilles Villeneuve, os carros enfim tomaram a pista no segundo treino da etapa nesta sexta-feira. A sessão foi estendida em 30 minutos além de sua uma hora usual, e terminou com Lewis Hamilton anotando 1m13s718 pela liderança. George Russell e Carlos Sainz completaram o top 3, e o líder do campeonato Max Verstappen ficou apenas com o sétimo tempo.
Marcada por uma queda de braço entre a dupla da Ferrari (Sainz e Charles Leclerc) e Verstappen além do salto de desempenho da Mercedes no último terço, a disputa que fechou o primeiro dia de atividades em Montreal ainda foi paralisada por duas vezes: Nico Hulkenberg e Esteban Ocon tiveram problemas em seus carros. Porém, ao contrário do TL1, o treino pôde ser retomado
Valtteri Bottas, Carlos Sainz e Charles Leclerc se revezaram na liderança nos dez minutos iniciais, com pneus médios, até Verstappen e Sergio Pérez, registrarem as voltas a serem batidas nos compostos macios. Pierre Gasly ainda surgiu para disputar a posição; o bicampeão da RBR, entretanto, retomou a vantagem acompanhado por Sainz.
A dupla da Ferrari adotou os compostos macios após os 15 primeiros minutos e aí garantiu de vez a vantagem em ritmo sobre o rival holandês, revezando-se na liderança e abrindo até 0s6 sobre Max . Bottas voltaria a aparecer entre as primeiras colocações, fazendo o terceiro melhor tempo e mantendo-se entre os quatro primeiros até a última meia hora da disputa. Ele terminou o TL2 em sétimo.As Mercedes ficaram nas últimas colocações por boa parte da sessão, até Hamilton subir para quinto com 40 minutos restantes e Russell ir para nono. Quando o cronômetro alertava para os 28 minutos finais do treino, porém, a dupla saltou para a ponta; primeiro o britânico do carro 63 e, depois, o heptacampeão. Lewis superou o colega de equipe por apenas 0s027.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor por acaso / Temporada 2023 ( Concluída)
RomanceUm esbarrão no aeroporto irá mudar totalmente a vida de Lewis e Carol.