Estava parada em frente a duas enormes portas de carvalho, esculpidas com desenhos de histórias antigas, lendas, ou até mesmo, heróis de outra era. Não conhecia a maioria deles. Estavam espalhados por toda a madeira, tentando contar alguma coisa, sussurrar segredos ou sonorizar contos.
As lendas antigas podiam dizer muitas coisas. Ouvi algumas nos cinco anos em que eu e Hale vivemos no museu. Havia muito mais do que me contaram, mas eu nunca tinha muito tempo para ouvir ou amigos para contar. E não tinha como saber qual delas era real. Qual lenda contava a verdade. Lendas sobre povos bárbaros, ou sobre aqueles que afundaram seu povo por causa da ignorância humana.
Empurrei as portas pesadas, encontrando uma sala repleta de prateleiras e livros, com, pelo menos, mais dois andares. A biblioteca.
Estava escuro, e não havia ninguém ali dentro. Tinha a esperança de encontrar os gêmeos, mas aparentemente estes estavam dormindo no quarto próximo ao meu.
Adentrei, coçando o nariz quando a poeira levantou. Parecia que ninguém ia ali há anos.
Todos os livros estavam organizados por gênero, cor e tamanho. As prateleiras iam de A a Z, onde as últimas letras ficavam no último andar. Era difícil enxergar lá dentro. Tinha que forçar um pouco a visão, mas ainda assim, não conseguia ver muita coisa.
Ativei a pulseira da Corte Privada, ligando a luz azul para que me ajudasse a enxergar. Todos os integrantes tinham uma e só poderia ser usada em casos de emergência, mas eu considerava a minha saúde mental uma emergência.
Observei as primeiras prateleiras, procurando algo de interessante para ler. Nenhum dos livros me interessou. Queria algo que me dissesse sobre o passado. Fosse de Tuorc ou de qualquer outro reino. Agora que tinha oportunidade, precisava estudar um pouco de história.
As escadas subiam em espiral para o segundo andar. Eram de madeira e estralavam alto quando pisadas, mesmo que eu fosse cuidadosa.
O medo queria fechar minha garganta. Nunca tive muita afinidade com o escuro. Nunca se sabe o que se pode encontrar nele. Era assim em Ayllier. O escuro era o maior pesadelo de qualquer pessoa que estivesse lá dentro. Quando não há luz do dia, coisas terríveis acontecem.
Mesmo assim, insisti mais um pouco e subi as escadas para o segundo andar.
Ainda com a poeira coçando meu nariz, caminhei por entre as prateleiras, procurando algum tipo de livro. Não tinha um objetivo. Só queria achar algo que me interessasse e que distraísse minha cabeça.
Passei os dedos pelos livros, olhando brevemente seus títulos enquanto ignorava o medo do breu ao meu redor. Os temas variavam entre política, histórias para dormir, contos, lendas e histórico dos reinos. Além de alguns livros geográficos.
Reprimi um grito quando duas palmas soaram no salão. Desliguei a luz da pulseira quando as luzes da biblioteca acenderam. Me encolhi atrás de uma prateleira, tentando acalmar meu coração do susto enquanto tentava entender quem havia entrado ali.
— Não vimos nada, senhor — disse uma voz, lá embaixo. Não conseguia saber de quem era.
— Merda. Já falei para guardarem essas portas com a vida de vocês. — A voz de Ayaz soou forte. Parecia irritado.
— Estávamos ocupados cuidando para que os outros visitantes não chegassem ao quarto andar. Aqueles soldados são bem curiosos.
— E por que não se dividem para guardar as portas também? Sabem como ninguém pode entrar aqui dentro.
— Estávamos organizando isso também, senhor.
Acho que Ayaz revirou os olhos. Pelo pouco que vi dele, era quase uma dedução segura.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Arthora | A Espada de Vanella
خيال (فانتازيا)[Obra concluída ✔] Quando o relógio marca meia-noite, uma perigosa linhagem de monstros é desencadeada, revelando um lado obscuro da humanidade que Gaëlle jamais imaginou existir. À medida que a garota se lança em uma busca desesperada pelos misteri...