Agora vamos começar a dar formato a toda história e a partir daqui os novos acontecimentos serão intensos e importantes para Sam e Mon. Votem e comentem amigos! Preciso saber o que estão achando e caso tenham dúvidas, só perguntar. Boa leitura!
*************************************************
Sam, Heng e até o doutor Thahan permaneceram parados enquanto o casal se afastava, sem acreditar que aquilo realmente estava acontecendo.
- Doutor Thahan, eles podem fazer isso se baseando na religião? O menino precisa de transfusão urgente ou irá a óbito! - diz Sam tentando manter o controle.
- Sim doutora Sam, podem. A Lei permite que eles recusem a transfusão de sangue caso a religião da família se mostre contra.
- Doutor Thahan, deve ter algo que possamos fazer. Eu não posso permitir que uma criança morra porque os os idiotas dos pais...
- Doutor Heng! Contenha-se! - disse com firmeza Doutor Thahan.
- Mas doutor... pai! Isso é errado! - dizia Heng cada vez mais desesperado pelo estado delicado em que o menino estava.
- Doutor Heng, minha sala agora! Doutora Sam, mantenha-se longe desse caso.
Chegando na sala de seu pai, Heng estava com o rosto vermelho e suas mãos suadas. Antes que ele iniciasse um debate, o doutor Thahan apontou a cadeira para Heng e pediu:
- Heng, quero que você me escute com atenção e não me interrompa! Você se descontrolou na frente de todos no hospital e acha que agindo assim, ajuda de alguma forma? Pelo amor de Deus...
- Mas pai...
- Heng! Pare e escute, só... me ouça. Por mais duro que seja, sim, eles podem fazer isso. Existe uma Lei que garante que eles escolham não receber transfusões e também componentes primários do sangue, como concentrados de hemácias e hemoglobina. Isso inclui a transfusão autóloga, pois o sangue não pode "sair do corpo" do paciente. Nós somos médicos Heng, temos o dever de cuidar do paciente, mas temos o dever também de seguir a Lei, mesmo não concordando com ela.
O Doutor Thahan andava pela sala passando as mãos pelos poucos cabelos que ainda tinha. Parou na frente de Heng e continuou:
- Filho, você lembra do juramento na sua formatura? Partes como:
* NÃO PERMITIREI que considerações sobre idade, doença ou deficiência, crença religiosa, origem étnica, sexo, nacionalidade, filiação política, raça, orientação sexual, estatuto social ou qualquer outro fator se interponham entre o meu dever e meu paciente;
* NÃO USAREI os meus conhecimentos médicos para violar direitos humanos e liberdades civis, mesmo sob ameaça.
* A SAÚDE E O BEM-ESTAR DE MEU PACIENTE serão as minhas primeiras preocupações;
- Você lembra doutor Heng? Lembra de ter dito tudo isso?
- Sim, lembro - diz Heng de cabeça baixa.
- Heng, nós temos como compromisso fazer o que for possível pela vida do paciente e nesse caso específico temos algumas alternativas. Eu sei que o estado do paciente é muito grave e sendo ele tão pequeno só piora o quadro, mas vamos tentar tudo que pudermos. Busque o que puder sobre componentes secundários, como crioprecipitado, albumina, trombina e fatores de coagulação. Isso é permitido usar nesses casos. Veja também sobre auto-hemotransfusão intraoperatória.
- Pode deixar pai, a Sam e Yuki me ajudam nisso.
- Ah, veja sobre hemostasia meticulosa (técnicas cirúrgicas apuradas para parar sangramentos) e a anestesia hipotensiva. Podemos com sorte baixar a pressão do corpo, no menor nível tolerável, irá resultar em menos perda de sangue.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O vôo das borboletas
FanfictionKhun Sam Anuntrakul, 27, anos fez toda sua residência em neurologia no Hospital Phyathai 2 e dedica seu tempo à profissão e mais nada. Apenas raras saídas com amigos, alguns flertes e relações relâmpagos para aliviar a tensão do dia a dia, mas nada...