INDIFERENÇA
"E respondendo Jesus disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo passou de largo..." Lucas 10.30-31A indiferença nada mais é que falta de interesse, de atenção, de cuidado, de consideração e descaso. Tem uma grande semelhança com a apatia, quando estamos apáticos a uma situação ou a alguém tratamos com a indiferença, não sente nada em relação a nada nem ninguém.
Conversando uma pessoa ela falou que era bom ser uma pessoa apática, pois já tinha sofrido bastante e agora nada mais lhe traria nenhum mal, em contrapartida ela também já não sentia amor, compaixão, dor, enfim, é uma pessoa com ausência de sentimentos.
Isso é realmente bom?
Não, isso não é bom. Indiferença e falta de prazer são sintomas mais comuns de depressão. Certa vez uma pessoa me falou: "Eu não consigo chorar", não consigo sentir mais nada. Nem comendo meu prato favorito, vendo um filme, estando entre amigos ou até mesmo com minha namorada. Simplesmente não é o suficiente para me cativar. A pessoa não tem brilho".
Jesus nos ensinou que devemos amar ao próximo como a nós mesmos; se apenas esta recomendação de Cristo fosse seguida à risca, praticamente todos os problemas da humanidade seriam anulados imediatamente, mas infelizmente encontramos grande dificuldade em amar nosso semelhante adequadamente. É muito comum ouvirmos repetidamente que o ódio é o contrário do amor, portanto, as pessoas pensam o seguinte: "Se eu não odiar ninguém, automaticamente estarei cumprindo o mandamento de Deus". Sinto ter de falar isso, mas quem pensa assim está terrivelmente enganado; e não são poucos que pensam desta forma; eu mesmo já pensei assim no passado, e talvez até você.
O ato de amar a seu próximo compreende uma série de comportamentos relatados em (1 Coríntios 13), dentre eles também está: Não ser indiferente aos outros. Então vamos esclarecer de uma vez por todas uma coisa muito importante: O contrário do Amor não é o ódio como nos foi ensinado desde que éramos crianças, mas sim a indiferença. Aquela passagem do evangelho de Lucas mostrada no início deste texto deixa isso muito claro.
É a indiferença que mata relacionamentos.
É a indiferença que destrói amizades.
É a indiferença que rouba os sentimentos das pessoas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Realidade De Um Sonho
AdventureAlgumas de minhas meditações feitas no momento de Devocional Instagram: @marletty.santos