(64) - Mares do Conflito

1 0 0
                                    


"Nyranuai, awjja pê'pev, byish pê'zen, mashe pê'osév

Nyranuai, tal'nuet-ma as wushe, mazarúen êh maza, enkewha-wom as mye mauë

Nyranuai, sev'ja-ma odi'surfowo, tame pêm dânam á endesh pê engá


Nhiy mäv mye yangá, enosév pê ul'neshojja

Osov pêm máym dê ýr, myem eyve'büem uzyam êhm mewem

Pêm ewhem nya wymensh êh awen dunáen


Nyranuai tal'kerena-ma pêm shajjam,

Wahasna-ma pêm ensuthm"



"Nyranuai, nascida da dor, fruto da guerra, dama do amor

Nyranuai, regenera-se em batalha, germina a semente, acolhe-nos em seu seio

Nyranuai, fez-se equilíbrio, caçadora dos bosques e portadora da vida


Nômade é seu espírito, consorte do desconhecido

Ama dos céus à terra, seus fios dourados tais os campos

Dos olhos que reluzem o nascente solar


Nyranuai renova-se dos mortos,

Levanta-se das cinzas."

- Trova da Renascida, a Segunda Discípula



DEZ NAUS capturadas não adiantarão muito contra a centena que se aproxima. — Ákera apoiou-se na mesa como fazia de costume ao entregar-se aos pensamentos.

Yuzhal, sempre acompanhando Yîarien como guarda-costas, sentia-se o mais alienado no cenário élfico. Os awbhem travavam combates épicos com poucos milhares de soldados, mas ele crescera ouvindo histórias da guerra k'ammuriana com dezenas e até centenas de milhares de soldados se defrontando. Yuzhal aprendeu ao longo dos meses que conviveu ao lado desse povo matriarcal que, para os awbhem, a morte tinha um peso ainda maior. Jamais "matar um semelhante" era banal. Gállen passara o último milênio se destruindo depois que já estava arruinada. Recursos se gastam, exércitos minguam, interesses se distanciam. Em Mídd e em Itänn, onde os ysokem são dominantes, as gerações se renovam em um período bem curto e povoados sem guerra se multiplicam com o mínimo que obtém da terra. Enquanto na Gállen uma nova geração demora consideravelmente para se renovar, séculos até, pois poucos são os que nascem, o que faz sentido na cultura e na natureza awbhem. Uma guerreira élfica que terá séculos para treinar facilmente é mais eficaz que um pequeno grupo de soldados humanos que vivem brevemente e que morrem assim que cometem seu primeiro erro fatal, enquanto um awbhem mais maduro poderia regenerar membros e restaurar praticamente qualquer ferimento. Em questão de poderio, os awbhem são impressionantes, por mais que uma centena de barcos soe como algo normal para um seuriano que já vira as armadas estacionadas em Itänn.

Yîarien demonstrava seu real pesar quanto aos mortos. Trajava-se em véu negro desde então, contrastando com Yuzhal com seu robe branco. Muitos foram os derrubados pela armadilha gar'roviana e tantos outros submergiram pelo peso da armadura, dos destroços lhes esmagando e os ferimentos recentes — um velório nada digno sem cerimônias, que tanto entristecia quanto desmotivava as forças akaneanas.

Quinta Lua (Ýku'ráv)Onde histórias criam vida. Descubra agora