- Alê, o que é uma ditadura militar ? (Nós estávamos namorando lá na rua Carlos de Campos, uma paralela da rua Paissandu, próximo do Palácio das Laranjeiras). - Ela me pegou de surpresa, aquela danadinha. - Ditadura ? - É, ditadura. Papai estava dizendo pra mamãe que o país está entrando numa ditadura, disse ela... Velho & bom Mahatma Gandhi, eu não sabia que merda era essa...Eu era apenas um guri, querendo dar uns beijos na boca daquela menina. Tentei dar uma de inteligente... Enrolar... Mais eu não fazia ideia do que era uma ditadura... Respondi na bucha ! Eu não sei que merda é isso não. Alguns poucos anos depois, eu já saberia explicar à ela, o que era uma ditadura militar...Eu já saberia dizer, o que era um estado de sítio, um toque de recolher...Uma perseguição aos jovens cabeludos, que teimavam em curtir as noites do Rio de Janeiro. Eu já saberia dizer que era proibido estar em grupinhos, depois de certas horas. Tomar umas porradas da polícia & ir pra delegacia, ser escrachado lá...Eu já poderia explicar para aquela curiosa, que se você não trabalhasse, ou estudasse, os caras lhe jogavam um "artigo", chamado "vadiagem", e você passaria uns dias em cana...(Eu aprendi tão rapidamente o que era essa merda)...Até cunhei um nome pra nós, "os filhos da ditadura". Nós crescemos & nos fizemos homens, dentro desse regime. Quando eu ouvia falar em democracia, parecia uma coisa longínqua, um sonho impossível. As vezes, eu me perguntava: - Como seria viver numa democracia... Será que um dia eu conheceria a tal de democracia ? Hoje, depois de tantos anos, eu já saberia responder tudo, mas aquela curiosa sumiu...Nunca mais a vi...Hoje, eu conheço a tal democracia, & gosto dela. Adotei, como se adota uma criança, cheio de amor, & de expectativas. Talvez, não seja o regime perfeito, tenha os seus erros, as suas falhas... Mas pra quem viveu tantos anos sem liberdade, sem poder se expressar, a democracia é perfeita. A contracultura brasileira, sofreu, nas mãos da ditadura. Agora podemos berrar, urrar, & dizer nossos sentimentos. Contar nossas histórias, nossas verdades & nossas mentiras. É bom pra caralho, poder colocar pra fora, todo esse mar de sentimentos, que a nossa geração foi obrigada à calar. - Voltando no tempo : - Alê, o que é uma ditadura ? - É uma merda, meu bem, é uma merda...