Capítulo Três

86 16 720
                                    

Duas batidas na porta foram o suficiente para que eu fosse arrancada de dentro dos meus devaneios. A manhã de segunda-feira havia chegado rapidamente, sorrateira feito um bicho rastejante. Com as passagens de avião sobre a mesa, breves anotações sobre o festival que eu teria de cobrir em Edimburgo dentro de alguns dias e um pouco de trabalho acumulado no computador, foi assim que iniciei a minha semana.

Cintia abriu a porta e me ofereceu um sorriso largo o suficiente para iluminar metade da sala.

一 Bom dia! Preparada para voar? 一 perguntou.

Até parece 一 eu disse, aborrecida. 一 Por acaso você já está sabendo quem é que foi escalado para ir comigo?

Ela negou, brincando com uma mecha de seus cabelos ruivos.

一 Nada ainda, mas você sabe que por aqui as fofocas correm rápido, então, até o final do dia pode ser que tenhamos novidades.

Por Deus, que não seja o Vitor! 一 Cruzei as mãos em súplica, olhando para o teto.

一 Eu pensei que vocês estavam caminhando para uma reconciliação, sabe, ele tem perguntado bastante sobre você nos últimos dias.

一 Quer tirar esse sorrisinho da cara? Isso não tem nada a ver! É natural que ainda queiramos saber um sobre o outro, afinal, estivemos juntos por bastante tempo 一 rebati.

一 Você tem razão, me desculpe 一 ela disse, tamborilando com os dedos sobre a mesa, antes de decidir que estava na sua hora de ir embora. 一 Vou trabalhar, te vejo depois.

Todos no escritório pareciam ansiosos para saber o motivo de Vitor ter terminado o namoro comigo, e para ser sincera, eu também. Eu não queria bancar a sonsa ao dizer que não sabia, porque eu pelo menos tinha uma vaga noção do que havia levado ao nosso rompimento, mas a verdade é que na minha cabeça tudo começou a desmoronar quando ele percebeu que eu tinha planos para além dos pequenos furtos que eu costumava praticar. Eu queria muito mais do que pegar relógios e carteiras, afinal, aquilo eu fazia apenas para me divertir.

Era impressionante como eu ainda conseguia lembrar da exata noite em que ele descobriu tudo. Os olhos dele, verdes como as pedras malaquitas com as quais tive contato anos antes, brilhavam de ódio e preocupação. Havíamos acabado de voltar de uma festa na casa de seus pais. Os convidados não eram lá essas coisas, mas alguns usavam boas joias e relógios, isso eu devo admitir. É uma pena que eu tenha que ter me contentado com as bolsas e casacos no closet da entrada.

Eu estava na sala, debruçada sobre as coisas quando ele levantou. Já havia separado metade do dinheiro e das coisas de valor que havia conseguido encontrar quando percebi que estava sendo observada. Eu ainda tento entender como consegui ser tão burra a ponto de achar que era seguro conferir as minhas coletas da noite enquanto Vitor dormia no quarto ao lado. Enfim. Ele descobriu.

No início eu me senti no direito de não responder aos questionamentos dele, mas Vitor foi bastante firme ao dizer que chamaria a polícia se eu não começasse a falar, e então eu o obedeci. Acho que ele nunca esteve tão decepcionado comigo quanto naquela noite. Depois de ouvir todo o meu relato sobre como eu havia sido ensinada a roubar e a enganar as pessoas quando ainda era uma criança, ele me encarou furioso e voltou para o quarto, sem dizer uma só palavra.

Ainda lembro da sensação de sufocamento que tive ao ser pega com aquelas coisas. Eu havia tentado de todas as maneiras manter Vitor longe de quem eu era de fato. Aquela era uma parte de mim que apenas Hilda tinha conhecimento da existência, não era para as coisas terem sido daquela maneira.

E o que ele fez após descobrir que eu tinha o costume de roubar coisas de estranhos em todos os eventos do qual participava? Nada.

Vitor ainda ficou comigo na manhã seguinte. Não me pediu para devolver as coisas, não tentou me forçar a fingir que me sentia culpada e sequer cogitou a possibilidade de pegar suas coisas e ir embora. Ele entendia aquilo como cleptomania, e eu permiti que ele pensasse isso por muito tempo, até que ele começou a me ver chegando em casa com coisas muito mais caras.

Imogen - Amor e VingançaOnde histórias criam vida. Descubra agora