Capítulo XXXV
"Amélia,
É meu segundo dia na cidade. Pela manhã visitei minha mãe e minha irmã, e minha sobrinha, Grazi. Foi bom poder fazer uma surpresa a elas, ver que minha mãe se recuperou bem depois de uma pneumonia grave. Perla ficou indignada que eu não tenha avisado. Ela ainda não aceitou bem que essa curta viagem tenha sido uma decisão de última hora. Minha mãe ficou feliz, embora um pouco preocupada sobre o que motivou a visita. Grazi apenas se indignou que eu não tenha lhe trazido seu pônei.
Eu não sabia se devia contar a elas o porquê de eu ter vindo. Queria poder fazer outra surpresa, trazendo você para conhecê-las, mas achei que seriam surpresas demais para uma próxima visita, então comecei explicando tudo. Perla quis saber tudo sobre você. Fiz o que pude, mas, com certeza, não cheguei nem perto de descrever perfeitamente quem você é, Amélia. Mas a boa notícia é que Perla está louca para te conhecer. Minha mãe demonstrou muito apoio. Sei que ela também está empolgada para nos reunirmos e, de uma vez por todas, fazer as devidas apresentações.
Tentei falar com Telma, mas ela estava fora, então espero encontrá-la amanhã. Não quero adiar isso mais um minuto sequer, Amélia. Tudo em que penso é em poder voltar a Montalcino.
Esperando que esteja bem,
Giuseppe."
"Querida Amélia,
Trago boas notícias, apesar do objetivo de minha viagem.
Não espero que você se lembre de uma entre muitas das cartas que escrevemos juntos, mas vou fazer o possível... Minha irmã respondeu uma das cartas, quando pedi que ela visitasse Telma, dizendo que vinha tentando, mas que Telma não a deixava entrar na casa, e somente conversava por ligações. Telma disse a ela que estava doente e não queria oferecer riscos à Grazi ou à minha mãe. Telma respondeu algo semelhante quando lhe enviei uma carta perguntando sobre o ocorrido, e como estava sua saúde.
Bem, eu considerei muito se deveria telefonar antes de aparecer para conversar, mas, por fim, decidi aparecer bem cedo, levando algumas coisas que a agradariam. Telma abriu apenas uma fresta da porta, colocando o rosto para ver quem era. Percebi que havia algo de errado quando a cor sumiu de seu rosto, e ela respondia a tudo com uma voz muito frágil. Pensei que ela corria algum perigo, mas Telma garantiu que apenas estava doente e não queria receber visitas para não contaminar ninguém...
Resumidamente, Telma está grávida. De outro homem.
Sim, imagino o que esteja pensando. Ela tentou se explicar, tentou pedir perdão. Mas jamais negou que estava apaixonada. Contei a ela sobre o motivo de minha visita. Por fim, tudo acabou bem.
Espero que não se incomode com isso, mas já temos três pessoas que gostariam de conhecê-la, então sua visita à Capital será bem agitada.
Amélia, torço para que ainda não tenha se cansado do que vou dizer, mas anseio pelo momento de voltar à Montalcino e reencontrá-la, e, então, colocar nossas vidas nos eixos, juntos.
Carinhosamente, seu
Giuseppe.
PS: Fui convocado a uma reunião com um superior. Não acho que será nada demais, mas te mandarei notícias assim que acabar."
A carta seguinte é onde Giuseppe me dá a notícia de que foi ordenado a ir para a linha de frente de combate, para substituir temporariamente um general que estava indisponível no momento. As próximas cartas são mais curtas. Ele não dá detalhes sobre como está sendo na linha de frente, mas me atualiza como pode:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Bella Ciao
RomanceAmélia tem uma paixão por cartas de amor, mesmo sem nunca ter recebido uma. Ela está acostumada ao trabalho e a vida pacata na pequena e tranquila villa italiana, que nem mesmo a guerra conseguiu agitar. Apesar da vida simples, ela é feliz no trabal...