Nada contra os Elfos, Trolls, Anões e Orcs, ok?
Sim... já não é novidade que a maioria dos livros de fantasia, curiosamente, incluindo os nacionais, se utilizem da tão conhecida mitologia nórdica para compôr o enredo de seus livros.
A grande questão é: Por que a grama do vizinho é sempre mais verde do que a nossa?
Muito pouco, ou melhor, quase nada de nossa cultura e mitologia são explorados na literatura fantástica nacional.
Não... Claro que não! Não é por falta de boas opções nacionais.
Você sabia que a mitologia brasileira vai além do saci e dos tão aclamados personagens de Monteiro Lobato? Sim... não tenha dúvidas.
Nossa mitologia é riquíssima.
O problema é que não conhecemos nossas próprias lendas e folclore.
Se você chegou até aqui, sua trajetória por O Descendente de Anur passou por personagens incríveis de nossa mitologia.
Em Relatos do Tapeceiro - A Invasão, por exemplo, o Matinta Pereira, personagem clássico do nosso folclore passara completamente despercebido aos olhos de centenas de leitores.
Transformada em um pássaro agourento com um assovio estridente, uma bruxa velha atormenta os moradores dos vilarejos em busca de prendas como tabaco, café, cachaça ou peixe. Diz a lenda, que o assovio deste pássaro é tão irritante que enlouquece as pessoas.
Uma vez escolhida sua presa, o Matinta Pereira só cessará o seu tormento quando receber a promessa de que suas demandas serão atendidas.
No dia seguinte, porém, a bruxa retorna para cobrar a dívida. Se receber, como prometido, parte satisfeita. Se, entretanto, o morador quebrar a promessa, uma desgraça acontece com sua família.
O Matinta pereira é apenas uma das dezenas de personagens de nossa rica mitologia.
Temos ainda o Mapinguari, o Pé Grande Brasileiro, Boitatá, a Cobra de Fogo, a Pisadeira, o Boto Cor-de-Rosa, entre outros.
Curtiu?
Então, fique atento, pois em O Descendente de Anur, você sempre esbarrará em alguma novidade da nossa cultura e folclore tupiniquim.
Ahhh... E não deixe de comentar e votar, isso ajuda muito a divulgar o meu trabalho.
Até mais 👋
Eduardo Miranda
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Descendente de Anur - Usuário do Fogo
Fantasy#1 Lugar em Fantasia em Os Tops do Ano 2017 Balrók, o Caçador, montado em seu leão de fogo juntamente com mais sete cavaleiros negros invadem o pequeno vilarejo de Nanduque em busca de um grupo de rebeldes fugitivos. Um comerciante local, o tapeceir...