São Paulo, 1932.
O cenário paulista se concentrava na industrialização, urbanização e incertezas que deflagraram movimentos sociais e uma revolução que ficou bastante conhecida na nossa história brasileira: a Revolução Constitucionalista de 1932.
No interior paulista a expansão da lavoura cafeeira continuavam a se embrenhar, que já não era mais a única a mover a economia do estado de São Paulo.
Ainda em relação sobre a revolução de 32, vale a pena mencionar que os próprios motivos da mesma tinham razões distintas: de um lado, a elite conservadora rural e escravagista, temerosa em perder privilégios com a Revolução de 1930, que colocou Getúlio Vargas na presidência do Brasil, e do outro, a vanguarda da burguesia paulista, progressista, respirando novos ares, emanando a Arte Moderna, abrindo novas ruas e exigindo de Getúlio as promessas que se encaixavam aos novos tempos: uma Assembléia Constituinte, por uma nova Constituição para o país.
Entre os protagonistas da trama estão a Eleonora Amaral — dona Lola —, que veio de uma cidade do interior do estado de São Paulo, chamada Itapetininga, para morar na capital. Ela se casou com Júlio Abílio de Lemos, um dos melhores vendedores da loja de tecidos de um turco chamado Jorge Assad e tiveram 4 filhos juntos, e eles eram: a meiga Isabel, a única menina; o ingênuo Júlio; o rebelde Alfredo e o primogênito Carlos, o estudioso e responsável dentre todos.
Havia também o núcleo do português Afonso dos Santos Oliveira, que mantinha relações de amizade com a família de Lola, ele vivia com Shirley Ferreira e Inês Ferreira dos Santos, sua "esposa" e sua filha de criação.Eleonora: Uma mulher com personalidade forte e de garra, tem 4 filhos, sendo 3 meninos e uma menina. Ela é casada com Julio. Vive a vida fazendo tricô para os amigos e parentes mais próximos, já que não trabalha e depende financeiramente do marido.
Júlio: Marido de Lola, rígido e exigente na educação dos filhos, trabalha na loja de tecidos do senhor Assad e sofre de úlceras, porém nunca deixou que a família soubesse de sua doença. Mesmo com a doença, nunca deixou de beber e ainda por cima ia no cabaré com certa frequência, onde por lá tem uma amante chamada Marion.
Shirley: Uma mulher amargurada e desgostosa com a vida, não aceita o fato de ter sido abandonada pelo pai de sua filha, João, e vive com Afonso.
Afonso: Nascido em Portugal, veio ao Brasil com a família ainda jovem. Vive com Shirley e cria Inês como se fosse sua própria filha, é um homem bondoso, romântico e tem uma grande amizade com Lola.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Eu Vi o Amor em Seus Olhos
FanficLola que era casada com Júlio , nunca imaginou se apaixonar por seu amigo Afonso que era também era casado, anos depois Lola agora viúva se daria uma chance ao amor de novo?