Prós e contras - 22/03/2015

0 0 0
                                    

Dizem por aí que não é saudável tomar decisões quando se está triste demais ou feliz demais, como estou na primeira opção, vamos aos textos, mais saudáveis e produtivos. Indecisão do momento, permanecer ou não no PIBIC. Como disse a Prof. Ana Flávia, na hora de tomar decisões, o melhor a se fazer é elencar os prós e contras para tentar achar uma saída.

No momento, tenho muita coisa para ler, umas 50 páginas para amanhã, de textos difíceis que não entendo direito, com palavras e conceitos difíceis e que exigem muito concentração e inteligência. Entrei nessa por indicação de um professor e me senti, e ainda me sinto, muito honrada por receber esse convite muito exclusivo e especial. Passei um tempo na indecisão de me juntar ou não ao projeto, mas logo aceitei mediante ao prestígio e mérito que esse acarretaria.

No entanto, duas semanas depois, e após confirmar minha entrada, me vejo novamente numa indecisão. Não tenho tempo, ou concentração, ou inteligência, ou paciência, ou vontade de ler os textos; as tarde na UCDB me tomam um tempo precioso e estou atrasada em diversas matérias por causa do PICIB; tentei também me dedicar a ajudar meu irmão com suas tarefas, mas horas de aula e ônibus lotados me deixam estressada e cansada.

Mas como chegar e dizer que desisto? Como deixar a professora na mão? Como olhar para ela novamente depois disso? Como ficará minha fama depois disso? E se precisar entrar em outro PIBIC? E se desistir for a escolha errada? E se essa pequena escolha de uma adolescente acarretar num desastre acadêmico e profissional? E se todo meu futuro estiver se decidindo agora e eu tomar a direção errada?

Me agarro nas perspectivas alheias, olhando para o futuro nos olhos das minhas colegas, que não tem um décimo do estresse que eu tenho, não estudam tanto, e também vão ver ótimas psicólogas. Não quero dinheiro, nem fama, nem se aposentar com quarenta anos, nem viver de pesquisa dentro de uma universidade.

Apesar de deixar de ganhar a bolsa de CNPq, acredito que largar o PIBIC será melhor para meu bem-estar, meu convívio com minha família, amigos e para minha saúde. Não quero ser espetacular, não quero ser o exemplo, a especialista, a melhor, quero só minha casinha, meu marido e uns filhos, ralando para conseguir dinheiro sim, porque foi assim que eu cresci e criei dignidade e aprendi a dar valor as coisas. Foi o texto sobre prós e contras mais imparcial que existe, mas foi um texto, mas palavras ditas aqui não ferem a ninguém, e me darão um tempo e espaço para pensar, então, obrigada mais uma fez as pacientes palavras que traduzem meu sofrimento e que me dão espaço para não sufocar.

22/03/15

Para não sufocarOnde histórias criam vida. Descubra agora