E está chegando mais um fim de ano e dizem por aí que é tempo de refletir sobre o ano que passou então, nessa madrugada de sábado para domingo, dia 16, às 4:08, começo minha reflexão, não só do ano, mas de parte da vida. Conta a lenda que essa que vos fala, era uma menininha egoísta e antissocial (por incrível que pareça) e sua mãe colocou-a na escola com apenas 3 anos. Era notório a mudança que aconteceu com aquela garotinha, mesmo em outra escola, era amiga de todos e muito comunicativa (até demais), ainda um pouco metida e egoísta, mas com uma melhora significativa. Não consigo me lembrar de um dia sequer em que me senti excluída, abandonada ou rejeitada, sempre tive um melhor amigo (na maioria das vezes, amigas) para, quando criança, apenas brincar, correr.
Nessa reflexão percebo agora o quanto os mais velhos me intimidavam, tirando o pessoal da minha sala, não me esforça para fazer amigos maiores, me sentia inferior, infantil. Mas nos 7 anos de escola Nazaré fiz realmente grandes amigos, podendo contar no dedo, mas sabendo que com todos a amizade foi de todo coração. Algumas amizades duraram pouco, não por questão de término, mas de tempo e distância, como os eternos gêmeos Victor e Vinicius, Eliéser, Victória; outros por mais tempo como Ludymilla e Natalia.
Quero falar sobre uma especialmente, essa que teve grande importância na formação do meu caráter, Fernanda. Ah minha querida! Como vivemos uma boa infância?! Meus passos se juntando aos seus, dos 5 anos até, com a mesma frequência, os 13. Dá uma boa história. Nossa amizade era, em uma palavra, infantil. E no melhor sentido da palavra, ingênuo, verdadeiro, sincero e puro, pois realmente, ele nasceu na nossa fase pura, infantil. E tudo que aconteceu nessa relação apenas nós vamos ter o privilégio de saber. Então chegou o Colégio Nova Geração, mas, mesmo praticamente pela primeira vez em uma nova escola, após te encontrar no corredor não tive mais medo, não precisava saber se você conhecia o lugar ou sabia para onde ir, só me importava que você estava comigo, e assim seguiu 2 anos com outros amigos no meio, mas sempre com você.
Então crescemos, a cabeça de ambas amadureceram e brigas eram inevitáveis, mas não encare isso como algo ruim porque cada experiência é um aprendizado. Me lembro que depois de algum tempo sem se falar, o último dia que passamos juntas como colegas, meio que fizemos as pazes voltando a era criança naquela piscina na chácara e meu coração ficou feliz de terminar todo o ensino fundamental do seu lado, desse jeitinho.
Agora então a mais vivida comigo e mais penetra na minha vida: Thainara. Ah minha nega, sabia que agora, do meu lado, colado na minha janela, tem um coração que você fez pra mim?! Lembro que no dia que você fez, escreveu "de: Tata" e eu disse que era melhor escrever Thaty pra não confundir com minha tia Tata, mas como confundir você com qualquer pessoa?! Não tem! Também temos uma boa história: uma menininha de cabelos cacheados e que atraía pessoas com sua risada... Juro que não lembro quando começamos a ser amigas, parece que sempre fomos, parece que somos irmãs que vieram de duas mães ou almas gêmeas ligadas como imãs. Tantas, tantas histórias, como um certo passeio em uma fazenda com uma cachoeira e fotos ridículas, férias com noite em casas revezadas e muita brincadeira de Barbie e boneca, até na casa da minha vó ou no quintal da minha casa, e muitas outras histórias. Já parou para ver que é por nossa causa que nossos pais são tão amigos também?! O bem gera a bem.
Ah como eu te amo minha flor, como eu amo cada defeito seu, cada risada sua, cada cara e careta sua, cada vez que você quer dar uma de séria ou conversa sobre algo importante. Já brigamos algumas vezes, mas superamos, e nos separamos por um ano e estamos até hoje juntas, colegas. O futuro só a Deus pertence e como tudo tem seu tempo só cabe a nós duas seguir a sigla escrita naquele coração na minha janela: BFF Melhores Amigas SEMPRE!
E vou falar agora do homem da minha vida, o único que eu digo com toda certeza de amo e não sou sua namorada ou nada do tipo: hee Thalysson. Maníaco, chato, antipático, infantil, irresponsável, egoísta etc. etc. e tal... Por que te amo então? Porque você me faz sorrir, porque é inteligente, porque gosta de Glee, porque tem manias e tiques que adoro. Você entrou na minha vida quando eu era nova na escola, como uma criança me achava inferior aos outro quarenta e poucos alunos da sala, e me identifiquei em você, quieto, mas risonho, inteligente (é, já disse isso), mas não metido. E a amizade surgiu e passei a precisar de você perto de mim, a amizade cresceu, as brigas e desentendimentos também, mas algo e alguém me diz que tenho instinto de mãe, e querendo te consertar e me consertar também, as brigas eram resolvidas e contornadas.
Pode perceber que assim como eu, todo amigo meu é um pouco criança e completamente louco (que tipo de pessoa sã faria amizade comigo?!). É inconsciente lembrar que o colégio está próximo do fim e assim aproveitamos cada dia como o último.
Essa é nova na brincadeira, mas já é bem vivida nessa minha loucura, mais uma na minha vida: Marcella. Pitis, chiliques, ataques e raiva te definem. Brincadeira, mas isso faz parte. Comprometimento, responsabilidade, ajuda e companheirismo, essa topa as parada dura, e não deixa a peteca cair. Admito que posso te excluir às vezes, deixar de lado ou ignorar sua opinião, mas não faço de propósito, eu juro, então nessa reflexão te dedico minhas desculpas. Que todos saibam que você é responsável e comprometida, uma líder de algum modo, o que é certo é certo é aprendi isso com você, obrigada.
Agora já é 7 da noite e há pouco tempo vi algo me realmente me emocionou, no quarto da minha primeira amiga, Camila, que cuida de mim desde quando usava fraudas, encontrei no fundo do guarda-roupa uma pintura que fiz para ela 11 anos atrás. Isso é estar impregnado, fazer parte da vida de outra pessoa, pois mesmo depois de anos sem exercer a amizade, nos lembramos uma da outra com carinho (isso acontece à cada música do É o Tchan). E que só continue para sempre.
Agora aquela que só não mora comigo porque não, apesar de já ter morado uns dias: Maria Luiza. Comecei sendo só sua colega, depois não gostando de você, as histórias você conhece, mas algo maior, o destino, Deus, nos vez amigas e agradeço muito por isso. Nossa amizade é única, brigamos às vezes várias vezes por dia e nunca fico realmente brava, aprendi a amar também suas manias e defeitos, pois é isso que te torna única. Como estamos caminhando para a vida adulta é muito importante conhecer as companhias.
Uma prova (por mesmo que seja desnecessária) foi a bendita gincana e a prova dos leites que refletiu o "sempre" do "melhores amigas". Rios de lágrimas choramos, às vezes juntas, às vezes para a outra, a vida pessoal faz parte de nós e não existem secretos ou acontecimentos que nego em compartilhar contigo, não temo seu julgamento ou conselho assim como seu que vou falar e refletir sobre as coisas que me diz. Já me declarei muitas vezes pra você e aqui vai mais uma, pois a felicidade que você me proporciona é incalculável (desde discussão sobre séries até comentários sobre a aula). Como desejo para o resto de vida, quero que o "pra sempre" do "melhores amigas" seja verdadeiro.
Ah a escola, como dizem por aí: chata não é a escola, chato é estudar. Mas a escola pode ser sim chata sem meus amigos: Thainara, Thalysson, Marcella e Maria. Mais uma vez refletindo, vejo que sou carente (e egoísta, metida e muitas outras coisas ruins) por isso ao chegar na escola, ver o rosto de algum de vocês é essencial porque a escola seja o lugar que eu queira estar, mas só com vocês.
Como parte da amizade, aprendi o jeito de cada um, por exemplo, Thainara tem sim problemas com o nervosismo, principalmente antes de provas então é preciso acalmá-la e se possível, revisar o conteúdo. Já o Thalysson adora se exibir por sua inteligência, mesmo não querendo ferir ninguém e por isso deve-se pedir para ele abaixar a bola. Maria, tem brincadeiras que não a agradam e realmente machucam então pensar antes de agir. Marcella, como eu já disse, tem seus tiques então é melhor esclarecer ou tentar melhorar a situação rápido, e pedir para ela se acalmar. Aprendi com vocês mais coisas sobre mim mesma, que tenho a mania de mãe, que sou controladora e carente e que também sou uma boa líder e boa com as palavras. Sou assim graças ao meio em que vivo, ao meu mundo, e sendo vocês boa parte do meu mundo, sou criada por vocês.
Acho que esse é o fim dessa reflexão, eu, à 12:56 da noite de um domingo para segunda, sozinha no meu quarto. Estou sozinha, mas sei que não importa o quão sozinha eu esteja, tem sempre alguém que me ama e que eu amo também e que eu posso contar pra tudo e para sempre, que me fará sentir melhor, que vai me animar e alegrar, escutar meus problemas e conseguir uma solução, mudar minha vida para melhor. Afinal, não é disso que se trata a amizade? Ah mais uma coisa! Todos sabem que o fim do ensino médio está próximo e é inevitável para os amigos da escola, se afastarem uns dos outros, não quero entristecer ninguém, mas independente do futuro, basta para mim saber a importância de cada um na minha vida e quanto eu os amo. Então é isso, que Deus abençoe cada um de vocês, Feliz Natal e um Ano Novo apenas feliz, com amigos e família, porque o resto é consequência.
20/12/12
VOCÊ ESTÁ LENDO
Para não sufocar
NonfiksiHistórias do meu cotidiano, desabafos, coisas que sinto e que preciso por em palavras para não sufocar, escritas ao longo de 9 anos e contando.