Mais um filme e mais uma reflexão, o quanto seus pais realmente se importam com você? Com seus sonhos, medos, vontades, gostos, felicidade? Eu cheguei a uma resposta, e a resposta é não. Pense em um amigo seu, um que considere bastante, goste muito, mas seja verdadeiro, me responda com sinceridade. Um dia ele quer contar um sonho que ele teve, um longo e extenso sonho, sem lógica, que não vai acrescentar nada em sua vida ou na relação de vocês dois, você realmente quer ouvir o sonho dele? Você fica concentrado, absorto pela história? Não!
É exatamente como os pais veem os sonhos dos filhos, e qualquer um que diga que seus pais realmente apoiam seus sonhos e expectativas para o futuro, tente dizer a eles outro tipo de futuro que você quer seguir, um que não envolva o que a sociedade espera de você, que vá contra os princípios que seus pais te ensinaram e seja qual será o resultado. Eles apenas te apoiam porque é parte do trabalho deles, porque alguém, com certeza rico e influente, disse que seria melhor se eles dissessem aos filhos que eles devem seguir seus sonhos. Nada é real, sabe por quê? Porque o que realmente importa para eles.
Imagine você, por alguma merda do destino, se apaixona, e vocês querem se amar, transar, curtir a vida, o outro fazendo você se sentir bem, muitas reações químicas na sua cabeça, como um estado prolongado de usar drogas. E por alguma merda que acontece, loucura de algum dos dois provavelmente, vocês se casa, mas uma pequena parte de você diz, lá no fundo da sua mente, que isso está destinado a dar errado, que uma hora as reações químicas vão ceder e não vai mais ser como antes, você vai desejar estar sozinho, ou com outra pessoa. Antes ou depois que essa constatação se torne consciente, vocês tem um filho, um projeto de ser humano que chora, atrapalha, tem que ser trocado, amamentado e, com certeza irá acabar com o relacionamento de vocês, ela vai achar que o bebê a completa, ele vai ficar de fora dessa relação.
Depois dos primeiros anos, ela vai estar tão cansada que ele não lembrará mais por quem se apaixonou a anos atrás, ele vai estar tão fora da relação que ela se desencantará sobre ele. Se eles seguirem a recomendação do cara rico e influente, há mais chance de a criança crescer mais esperançosa (lê-se iludida), que se sinta apoiada, segura, até que entre na adolescência e crie senso crítico e absorva a verdade. Se não seguirem a recomendação, a criança não criará esses sonhos, não almejará coisas grande e será ordinária, até a adolescência, ainda ordinária, em que o motivo da falta de amor e atenção dos pais vai ser justificada.
Então, não se iluda, o que eles apoiam é que você é que você alcance a independência e que não envergonhe eles perante a sociedade, por exemplo, não importa como você está chegando as suas notas altas, só será punido (ou receberá qualquer tipo de atenção) se não alcançar essas notas. Por isso, não cobrem se eles não te deram nada, se não ligam pra sua felicidade ou bem-estar emocional, você é apenas um amigo com um sonho chato para contar, e muitas, essa amizade nem vale a pena, você é bem chata também, convenhamos.
25/10/2016
VOCÊ ESTÁ LENDO
Para não sufocar
Non-FictionHistórias do meu cotidiano, desabafos, coisas que sinto e que preciso por em palavras para não sufocar, escritas ao longo de 9 anos e contando.