Aproveite a vida - 30/09/2020

0 0 0
                                    

A quase um ano atrás, uma pessoa me perguntou, depois de eu traduzir uma música para ela, o que eu tinha tomado como lição dessa música. A música em questão é uma das minhas preferidas, Cleópatra dos The Lumineers, e fala sobre uma mulher que viveu a vida do jeito que dava, tomou decisões certas e outras erradas, e que sempre se dizia atrasada para a vida, no sentido de que as coisas boas não aconteciam para ela, e que apenas a morte chegaria na hora certa. Enfim, é uma música linda.

Quando fui responder à pergunta dessa pessoa, eu disse que a vida é maios ou menos uma sequência de acontecimentos e decepções, e depois você morre. A pessoa não gostou da minha resposta e disse: "Não, a música mostra como é importante aproveitar a vida". Então, primeiro, a música é minha e eu interpreto como quiser, segundo, que merda é essa de aproveitar a vida que todo mundo fala?! Do tipo, "a vida é curta, aproveite para segundo", ou a meda do "Carpe diem", que eu entendo de certa forma, mas isso não faz sentido para mim.

Eu entendo falar isso para certo tipo de pessoas, que têm prioridades invertidas, mas sinto que a maioria das pessoas, eu inclusa, não tem muita opção do que escolhe fazer todos os dias. Vamos dissecar esse "Aproveite a vida". Primeiro, o que é aproveitar? É se divertir? É participar de festas? É beber? É estar rodeado de pessoas? É rir com os amigos? É tomar as decisões mais loucas? Fazer as escolhas mais inesperadas? Bem, adolescentes e outro tipo de pessoas devem festejar, mas isso não é para mim. Festar e beber e estar junto com a galera não é aproveitar para mim, essa situação, na verdade, pode ser bem estressante para mim, mesmo eu querendo me divertir com tudo isso, quando estou lá (nas, sei lá, duas vezes que isso aconteceu) eu não me sinto confortável, mas sim o oposto disso.

Acho que o mundo tem essa visão que se divertir e aproveitar é também namorar, ter alguém para estar junto, e acho que pode até ser verdade, mas não é como se isso fosse uma opção. Muitas vezes já disseram para mim que estou perdendo tempo não tendo um namorado, e que vou ficar velha e chata se não achar alguém. Agora adivinha Sherlock, não tem uma fila de caras querendo namorar comigo, e eu estou colocando um esforço quase ridículo nisso, acredite. E todo esse lance também não é fácil, como experiencias passadas provaram, começar um relacionamento é estressante e desgastante, e quase a ponto de não valer a pena, para mim. Só para descobrir se o cara não é um babaca, já leva um tempo, e todos os outros passos na cartinha do "arrumar um namorado" que seguem também são chatas.

"Aproveite a vida" não é uma opção diária. Pode até ser pra pessoas ainda mais privilegiadas que eu, mas não para mim. A grande parte do dia, e aparentemente da vida, é monótona e linear. Você acorda, trabalho, faz algo na casa, se diverte um poncho com o YouTube ou Netflix, reflete sobre a vida e dorme, e repete. Se em algum momento eu escolhi não aproveitar, não estou ciente disso. Não é como se eu pudesse viver em um clipe musical de casal apaixonado na praia, eu vivo numa cidade qualquer, num país abaixo da média e não tenho expectativa de melhorar de vida tão rápido.

É agora, nesse ponto da minha vida, que eu tenho um carro e uma casa, um diploma de faculdade e um emprego, que eu não tenho que pagar boletos ou preparar comida, até minha roupa é lavada e eu posso comprar muito do que eu quero. E por que esse parece ser o momento que eu mais me sinto apática, adormecida, sem reação? Se eu não consigo aproveitar a vida com todos esses privilégios e regalias, quando e como é que vou? Não é questão de não ver o lado bom da vida, mas sim de que essa é a vida, não tem muito mais que melhorar para aproveitar.

Numa vez ou outra seus amigos se reúnem e o dia é legal, ou você vai num show e se sente feliz, ou até você encontre um namorado. Mas aí tudo passa, o sentimento de felicidade, que também não era pleno, passa, e a vida volta ao normal. Acho que é por isso que pessoas usam drogas. Mas talvez eu esteja apenas atrasada para a parte da vida que eu devia aproveitar, atrasada para o amor, atrasada para vida, mas um dia eu chegarei na hora, como Cleopatra.

30/09/2020

Para não sufocarOnde histórias criam vida. Descubra agora